Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Assistência Farmacêutica no SUS.
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
Metodologia de Pesquisa
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Medicina Indígena Manoela e Jocasta.
HOMEOPATIA NO SUS.
Escola Nacional de Saúde Pública
Boletim Informativo do
ÉTICA, SUS E JUDICIALIZAÇÃO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
O PAPEL DO FARMACÊUTICO NO USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS
FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR
Panorama da Saúde no Brasil
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Marcus Tolentino DECIT/SCTIE/MS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Atribuições do Farmacêutico
Práticas Integrativas e Complementares no SUS
ESF Integralidade da assistência
Estudo epidemiológico das mortes violentas auto-infligidas nos municípios catarinenses, visando possibilidades de prevenção e atendimento no âmbito do.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Coordenador(a): Drª Valéria S. Faganello Madureira Equipe: Drª Mariestela Stamm Drª Vilma Beltrame MSc Ivete T.R. Dal Bello MSc Ana Maria Cisotto Weihermann.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Realidade, Desenvolvimento e Desafio na Enfermagem Sul-Mato-grossense: Uma Visão ao Futuro.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Assistência Farmacêutica
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
SAÚDE E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ: ESPECIALISTAS, ATUAÇÃO TERAPÊUTICA E CONTEXTO ÉTNICO CULTURAL Autores: Jairla Moita Pedroza;
INTRODUÇÃO À FITOTERAPIA:
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Polo Base Araquari – Santa Catarina
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
Itinerários terapêuticos
Transcrição da apresentação:

Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC) Coordenadora: Profa. Eliana E. Diehl Equipe: Profa. Esther Jean Langdon Francielly Grassi

Observação participante Metodologia Aplicada A pesquisa de campo, de caráter etnográfico, envolveu: Entrevistas Abertas Semi- estruturadas Estruturadas Observação participante

Resultados e Comentários Figura 1: Percentual dos grupos farmacológicos encontrados nas casas, Terra Indígena Morro dos Cavalos. n = 38 especialidades farmacêuticas (2006) n = 45 especialidades farmacêuticas (2007-2008)

Figura 2: Freqüência e percentual de medicamentos genéricos encontrados nas casas, Terra Indígena Morro dos Cavalos. n total = 38 (2006). n total = 45 (2007-2008).

Tabela 1: Quem receitou os medicamentos encontrados nas casas, Terra Indígena Morro dos Cavalos. n total = 38 (2006) n total = 45 (2007-2008)

Tabela 2: Locais de aquisição dos medicamentos encontrados nas casas, Terra Indígena Morro dos Cavalos. n total = 38 (2006) n total = 45 (2007-2008)

Medicina Guarani + Biomedicina Contexto local As práticas de auto-atenção Pajé / Casa de reza / “Remédio do mato” Medicina Guarani Práticas do Djuruá “Remédio da farmácia” Biomedicina Medicina Guarani + Biomedicina “Busca de saídas”, alívio, cura de seus sofrimentos.

Usos dos serviços de saúde Contexto local Usos dos serviços de saúde Contracepção Vacinação Necessidade atendimento especializado Praticidade Tratamento para “doença de Djuruá” Eficácia do medicamento Busca pela atenção Curiosidade

Conhecimento tradicional Contexto local Conhecimento tradicional Avaliação pelo Pajé da melhor alternativa de cuidado a ser buscada, incluindo a indicação pelo serviço de saúde Uso das plantas Massagens Restrições na dieta Conduta com o outro e a natureza

Considerando a disponibilidade de vários recursos terapêuticos, os Guarani fazem escolhas Em relação aos medicamentos, reconhecem a sua eficácia, aprendem, modificam e re-significam seus usos. de forma autônoma relativamente autônoma quando um problema de saúde é identificado.

Impactos do projeto – Científico O conhecimento da realidade da atenção à saúde indígena em um contexto no sul do Brasil poderá ser útil para: Planejamento e implementação de ações efetivas de saúde. Formação e capacitação de profissionais de saúde que atuam em Terras Indígenas.

Tem potencial contribuição para os estudos interdisciplinares. Impactos do projeto – Científico A utilização de diferentes abordagens antropologia, saúde pública e ciências farmacêuticas teóricas metodológicas Com ênfase Tem potencial contribuição para os estudos interdisciplinares.

Impactos do projeto – Econômico/Social Os resultados dessa pesquisa, ao possibilitarem melhorias: gestão organização prestação de serviços de saúde têm impacto positivo sobre a qualidade de vida das populações atendidas. Pesquisas que auxiliam na melhoria nas condições vida Podem contribuir para diminuir desigualdades saúde

Impactos do projeto – Ambiental Considerando que atualmente os medicamentos se constituem fontes significantes de resíduos lançados ao ambiente os dados gerados por essa pesquisa poderão auxiliar na proposição de medidas que visem reduzir o impacto desse problema.

os resultados desse projeto se constituirão em importantes fontes para Aplicabilidade para o SUS Considerando a necessidade de se avaliar o modelo diferenciado de atenção à saúde dos povos indígenas * Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. os resultados desse projeto se constituirão em importantes fontes para concretizar a PNASPI* especialmente no que se refere à formação e capacitação de profissionais de saúde e à assistência farmacêutica.

Poderá ser útil à melhoria da gestão e qualidade dos mesmos. Aplicabilidade para o SUS A compreensão Dinâmica de organização Funcionamento dos serviços de saúde Contemplando a visão do usuário Poderá ser útil à melhoria da gestão e qualidade dos mesmos.

sua dinâmica de consumo Aplicabilidade para o SUS Sendo os medicamentos importantes insumos para a prestação de serviços de saúde auxiliará na racionalização do acesso e do seu uso, reduzindo, conseqüentemente, os custos. a compreensão de como é sua dinâmica de consumo

Produção Científica Diretamente relacionada com o projeto Trabalhos apresentados DIEHL, E.E.; GRASSI, F. Medicamentos entre os Guarani na Terra Indígena Morro dos Cavalos, Santa Catarina. 6ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, 16 a 19 de maio de 2007, Florianópolis. GRASSI, F.; DIEHL, E.E. Práticas de auto-atenção e percepções sobre medicamentos entre os Guarani (Terra Indígena Morro dos Cavalos, Santa Catarina). II Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos 15 a 18 de outubro de 2007, Florianópolis. Trabalhos aceitos GRASSI, F.; DIEHL, E.E. Perfil farmacoepidemiológico e contexto de uso de medicamentos em uma aldeia Guarani (Terra Indígena Morro dos Cavalos, SC). EPI 2008 (XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia), 20 a 24 de setembro de 2008, Porto Alegre. Em andamento Dissertação de mestrado: GRASSI, F. Usos e entendimentos sobre medicamentos entre índios Guarani de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Farmácia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Produção Científica

Produção Científica Relacionada ao grupo de pesquisa “Medicamentos em Contextos Locais Indígenas” LANGDON, E.J.; DIEHL, E.E. Participação e Autonomia nos Espaços Interculturais de Saúde Indígena: reflexões a partir do sul do Brasil. Saúde e Sociedade, v. 16, p. 19-36, 2007. LANGDON, E.J.; DIEHL, E.E.; WIIK, F.B.; DIAS-SCOPEL, R.P. A participação dos agentes indígenas de saúde nos serviços de atenção à saúde: a experiência em Santa Catarina, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), v. 22, p. 2637-2646, 2006. DIEHL, E. E. Participação e autonomia indígena nos espaços interculturais de representação: o Conselho Distrital de Saúde Indígena. 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 11 a 14 de junho de 2006, Goiânia.