UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE GÓTICA O gótico não é só a combinação perfeita de elementos.
Advertisements

Arte Gótica.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
ARTE ROMÂNICA.
Desenvolvimento histórico
Barroco.
Arte gótica Renascimento Barroco
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Flamengo.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Capítulo 5: O Neoclassismo
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
BARROCO s.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A ARTE MEDIEVAL História 3ºCiclo.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
Humanismo e individualismo
BARROCO.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Aspectos do Renascimento cultural
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Arte Medieval.
Arte na Idade Média Séc. V ao séc. XV.
Declínio da Idade Média
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
Uma arte que expressa riqueza e poder
A arte e a mentalidade barrocas
Barroco no Brasil ( ).
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
UNIDADE II: 2 - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
Prof. Elane Albuquerque
Arte Gótica.
Comunicação, Arte e Cultura
Arte Medieval 1ª Parte: Gótico
Arte Bizantina.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
Neoclassicismo e Romantismo
ARTE GÓTICA.
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
O BARROCO.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010

UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII A arte na pré-história. Arte no Egito antigo. Arte mesopotâmica. Arte das civilizações pré-helênicas (cicládica, minoana e micênica). Arte grega. Arte romana. Arte paleocristã e bizantina. Arte medieval: o Românico e o Gótico. O Renascimento e o Maneirismo. O Barroco e o Rococó. Neoclássico.

IDADE MÉDIA Bizantino Período: séc. V ao XV:Roma a França, Alemanha e Ilhas Britânicas; Características: Triunfo do Cristianismo e Interesse pelo transcendental. Limitação das artes visuais: 1 - Iconoclastia (séc VIII) - proibição da imagem de santos, qualquer imagem, exceto de cristo, era um desrespeito a Deus. 2 - Inquisição (séc.XIV) a figura humana tem um aspecto desumanizado afetada pela censura ou restrições à liberdade de criar. A sacralização da arte e a cultura: confinadas em mosteiros e dirigidas pra interesses religiosos. Estilos sucessivos: bizantino(séc. VI a VIII), românico ( séc. IX) e gótico( séc. XII)

IDADE MÉDIA Bizantino: Igreja de Santa Sofia A Arquitetura desenvolveu-se com a construção de grandiosas catedrais, abadias e templos. Os artistas produziram ainda tapeçarias, jóias para os tesouros das igrejas, pequenos desenhos ( as iluminuras) para decorar as escrituras sagradas, entalhes em marfim e em madeira, mosaicos e vitrais. Nos locais onde não eram permitidas as figuras, desenvolveu-se a decoração oriental por meio de arabescos.

BIZANTINO: ÍCONES

ROMÂNICO: MANUSCRITOS COM ILUMINURAS

Românico: Período: Foi a expressão artística dos tempos dos cruzados, das lutas dos mouros contra os cristãos, da proliferação das Ordens Religiosas, das constantes refregas travadas entre o imperador e o papa, e entre os reis e os barões feudais que tanto empobreceram a Europa. Um tempo belicoso e inseguro, pobre em atividades comerciais e mercantis. Características gerais do estilo românico: 1 – substituição do teto de madeira por abóbadas. 2 – grande espessura das paredes, poucas janelas. 3 – consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao prédio. 4 – consolidação dos arcos por meio de arquivoltas Igreja de Andorra Características: Os edifícios toscos, assemelham-se à fortalezas. Era uma estética da pedra bruta, de paredes expostas quase sem reboco, com poucas janelas e interiores geralmente sombrios.

ROMÂNICO: COLUNAS COM ARCOS ROMANOS OU PLENOS

GÓTICO: VITRAIS E ARCOS GÓTICOS NAS CATEDRAIS (BÍBLIAS DE LUZ)

GÓTICO Período: O estilo gótico estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500). Características gerais: 1 Verticalismo; 2 Arco quebrado ou ogival; 3 Abóbada de arcos cruzados e 4 O vitral. Catedral de Notre Dame – Paris, França Catedral de Notre Dame, interior

GÓTICO Catedral de Lincoln – Lincolnshire, Inglaterra Catedral de Burgos , construída entre os século XIII e XV

renascimento Período: a partir do séc.XIII ao XVII, com início na Itália, França, Holanda e Inglaterra; Características: volta aos ideais greco-romanos, a figura humana retoma suas dimensões ideais com contornos mais suas Na Holanda: Jan Van Eyck inventa a tinta a óleo, essa nova tecnologia permitiu o acabamento das obras, imitando as texturas reais com perfeição. Pierre Bruegel trás temas populares da cultura holandesa. Outros representantes: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, El Greco, etc.

Maneirismo CARACTERÍSTICAS Estilização exagerada e um capricho nos detalhes , extrapolando as rígidas linhas dos cânones clássicos. Os artistas passam a criar uma arte caracterizada pela deformação das figuras e pela criação de figuras abstratas, onde não havia relação direta entre o tamanho da figura e sua importância na obra. Representa a oposição ao classicismo e ao mesmo tempo, manteve-se como tendência artística até o desenvolvimento do Barroco, que marcaria a nova visão artística da Igreja Católica, após o movimento de contra reforma. Período: São as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Um série de mudanças acontece na Europa relacionado aos movimentos religiosos reformistas , a consolidação do absolutismo em diversos países. As guerras a inquisição na Itália resulta no êxodo de artistas e intelectuais em direção à outros países; "Os grandes impérios começam a se formar, e o homem já não é a principal e única medida do universo“. Alguns historiadores o consideram uma transição entre o renascimento e o barroco, enquanto outros preferem vê- lo como um estilo propriamente dito. Possui características variadas; O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. "O Teatro Olímpico - Palladio - Vicenza, Itália"

"A Primavera" - Giuseppe Arcimbaldo - Museu do Louvre Maneirismo "Wollaton Hall - Robert Smythson - Nottingham - Grã Bretanha" Cristo abraçado à cruz - El Greco - Museu do Prado

A Arte Barroca O Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pérola irregular quanto mau gosto) pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. Catedral de Santiago de Compostela Período: séc. XVII e XVIII. Características: Se contrapunha ao maneirismo e as características remanescentes do Renascimento. O simples e o austero - O equilíbrio clássico é desprezado, predominando trabalhos minuciosamente estruturados, rebuscados, o exagero ornamental, mas ousados, figuras com idéias de movimento e teatralidade, colorido intenso, iluminação por meio do tratamento da luz e sombra. Arquitetura: catedrais desenhadas, retorcidas, ornamentada e colorida. Os artistas: uns mais suaves e outros mais intensos.

A Arte Barroca No Brasil: a arte no Brasil Colonial começa a arte barroca, mas o barro se estende mais do que na Europa. Somente a partir do séc. XVII com o desenvolvimento da colônia é que surge uma produção propriamente nacional, com destaque na Arte Sacra. Artistas anônimos: Ex- votos. Representantes: Manuel da Costa Ataíde (anjinhos mulatos) Mestre Valentim (ourives, escultor, entalhador e arquiteto. Aleijadinho)

Igreja de São Franscisco de Assis, em Ouro Preto, pintado por Manoel da Costa Ataíde (1762-1830)

O Neoclássico Período: séc. XVIII a XIX Características: Esgotamento do exagero ornamental e retorno ao princípio do equilíbrio, razão, às normas e a elegância discreta. grego- romano. Neo: novo, Clássico A descoberta das ruínas de Pompéia ( Itália) e a suavidade de seus afrescos e mosaicos influência os novos clássicos. Na Espanha, Goya foge a simplicidade clássica e adota o grotesco, o fantástico e o protesto social, antecipando a arte que virá depois.

NEOCLÁSSICO NA ARQUITETURA ATUAL

Teatro da Paz

Napoleão Bonaparte

Pintura neoclássica

Pintura neoclássica

Móvel atual com referência no Neoclássico

Móveis atuais com referência no Neoclássico

http://historiadamoda2. blogspot. com/2009/07/neoclassico-1789-1815 http://historiadamoda2.blogspot.com/2009/07/neoclassico-1789-1815.html

http://historiadamoda2.blogspot.com http://www.tv-sims.net/programas-deletar/extreme-decor/programa01/ http://br.olhares.com/estilo_gotico_foto1433199.html http://terraefogo.blogspot.com/2008_08_01_archive.html http://luxepur.wordpress.com/2009/05/11/por-tras-do-quadro-juliette-recamier/ http://mystilongotico.blogspot.com/2008/08/arte-gtica.html http://www.adorojoias.com.br/tendencia-vestido-com-estilo-grego/