Eduardo A. Vasconcellos Metrópoles sustentáveis e câmbio climático - o papel do transporte público São Paulo, 22 de Julho de 2010 Eduardo A. Vasconcellos
Dados sócio-econômicos das RM analisadas
Consumos e externalidades nas RMs, 2005 Fatais: 7.550
Energia total: 8,7 milhões TP/dia Energia gasta por modo, RMs, 2005 Energia total: 8,7 milhões TP/dia
Poluição atmosférica por modo, RMs, 2005 Emissão g/viag TP 627 TI 1.227 (K – 1: 2)
Parcela do Sistema Viário (%) Infra-Estrutura de Vias - prioridades Extensão total de vias: 156.000 km Tratamento Especial Extensão (km) Parcela do Sistema Viário (%) Ônibus 410 0,3 Pedestre 71 0,05 Ciclistas 426 0, 3
Custos das externalidades principais, dois métodos, RM, 2005 % PIB 0,4/1,3 0,3/0,9 1,3/1,3 2,0/3,5
Distribuição de custos por modo de transporte, 2005 Nota: Acidentes e poluição (contribuição de cada modo); Congestionamento (experimentado em cada modo)
Subsídios totais ao Transporte Urbano nas RM1 Modo R$ bilhões/ano Parcela (%) Autos/Motos/Taxi 10,7 a 24,3 86 T. Público 2,0 a 3,9 14 Total 12,7 a 28,2 100 1 – Compra e licenciamento de veículos, operação direta, estacionamento e externalidades não cobradas (poluição, acidentes, congestionamento)
Tendências, ameaças e oportunidades
Perda de demanda em municípios com mais de 200 mil hab Total ideal: com a mesma taxa de viag/bus/dia de 1992 Perdas de 1992 a 2005: 20 bilhões pass (R$ 29 bilhões)
Aumento de vendas de autos e motocicletas, 1990-2006 Vendas 2006: autos - 1,8 milhão motos – 1,2 milhão
Evolução da divisão modal RMSP, 1977-2007 (A crônica da insustentabilidade anunciada)
Para onde vamos? ?
Índices por viagem (ônibus = 1) Consequências do aumento do transporte individual Modo Índices por viagem (ônibus = 1) Energia Poluição (local) Custo oper+pub Área de via ônibus 1 moto 1,8 12,8 0,7 5 auto 3,9 5,7 3,5 7,2
Análise de propostas Pressupostos TP é serviço essencial: subsídio ou investimento? Vias públicas para o uso equitativo das pessoas Conflito subjacente Eficiência x Eqüidade
É possível obter sustentabilidade ? Econômica/Financeira Ambiental Social Qual balanço de sustentabilidades? Sustentabilidade para quem?
Estimativa do mercado futuro do TP em 2025 1. Mobilidade individual constante
2. Mobilidade individual crescente
Mercado futuro do Transporte Público em 2025 Participação atual: 31%
Conclusões sobre o transporte público Estruturais 1. As políticas públicas têm privilegiado o transporte individual 2. Não temos conseguido convencer a sociedade 3. O interesse estritamente econômico da operação é uma barreira grave 4. A fragilidade da democracia e da cidadania são obstáculos
Demanda 4. A demanda do TP caiu e pode cair mais 5. A demanda de autos e motos cresceu e pode crescer mais 6. Sem aumento de qualidade, acessibilidade e confiabilidade, não há como esperar maior atratividade do TP 7. Novas altas demandas concentradas de TP são pouco prováveis
Propostas
Questão legal/institucional da mobilidade 1. Regulação da mobilidade – CTB 1997 municipalização do trânsito educação e segurança 2. Regulação do transporte público coletivo formas de prestação de serviços serviços alternativos 3. Coordenação de políticas urbanas
Tipos de cidade e características da mobilidade
Mobilidade e câmbio climático –ações gerais Objetivo principal Reduzir consumo de energia fóssil Meios Diretos Reduzir uso do automóvel Aumentar uso do TP/TNM Indiretos Trocar forma de energia Melhorar operação Re-construir espaço
Impacto – custo – viabilidade Reduzir uso auto Restrições hora/local A B M Aumento de custo estacionar A B M ter ou usar A M B “Leves” – carona B B B Aumentar uso TP Oferta maior e melhor Integração M M B Corredores A M B Trilhos A A M Serv. especiais M M A
Impacto – custo – viabilidade Trocar energia Álcool autos e motos A B M? Álcool ônibus M A B? Eletricidade ônibus M A B? Híbrido ônibus B M M Melhor operação Inspeção veicular M M A Gestão tráfego M M A Prog. manutenção B B A Mudar espaço Alta densidade + TP B A B
1. Gestão da mobilidade Órgãos municipais bem treinados e equipados Operação cotidiana e eficaz do trânsito (tecnologia) Fiscalização municipal eficaz Ações de restrição ao uso indevido/indesejado do transporte individual
2. Programas de qualidade ambiental Conscientização permanente Inspeção veicular Fiscalização de emissões
3. Operação e gestão do transporte público Infra-estrutura adequada de calçadas e paradas Oferta de serviços diferenciados tipos de veículos tipos de serviços Prioridade efetiva nas vias Gestão on-line pelo órgão público sistema de TP Sinalização e comunicação de alta qualidade Informação on-line em casa/escritório
4. Sistemas de prioridade para o transporte público Extensão proposta
Custos da construção de uma rede de sistemas de TP Nota – BRT (corredor de ônibus); VLT (metrô leve); MP (metrô)