Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
A elaboração de tutoriais em formato de vídeo
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Reunião de Pais 2012.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Repositório Acción E/LE Passado, Presente, Futuro
Contexto de Educação a Distância
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
MOOC – Massive Open Online Course
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Linguagem, alfabetização e letramento
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Universidade Federal de Santa Catarina
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
O Uso Pedagógico do Blog
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
JANETTE MARIA FRANÇA DE ABREU
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras (CAL) Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) Programa Especial de Incentivo à.
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Rethinking Literacy Education in New Times:
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Metodologia do ensino de línguas Claudete Araujo Renata Silveira
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Criações visuais/ história da arte e HQ's
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Camapuã- MS Escola Estadual Camilo Bonfim Janaina Silvéria Vieira França.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Professor(es) Apresentador(es):
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Repositório Acción E/LE Passado, Presente, Futuro
Transcrição da apresentação:

na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho

Projeto: Mapeando os recursos didáticos da Internet para o ensino de E/LE Construindo um repositório

Redes Sociais na Internet

Objetivos Apresentar o site Last.fm e compreender, na perspectiva da usabilidade (Nielsen, 1993; Vetromille-Castro, 2003), de que maneira o mesmo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de E/LE.

Plataforma que funciona como rede social e web-rádio, na qual os usuários podem compartilhar música (Ribeiro, 2010). Foi fundado em 2002, na Inglaterra, e possui 21 milhões de usuários mensais, ainda que não seja amplamente difundido no Brasil. Atualmente ele está disponível em 12 idiomas (Amaral, 2009, p.152).

Metodologia Consiste na descrição e avaliação dos potenciais educativos do site Last.fm mediado pela perspectiva da usabilidade (Nielsen, 1993; Vetromille-Castro, 2003). Avaliação de aspectos positivos e negativos do site na perspectiva da usabilidade de design e da usabilidade pedagógica (Vetromille-Castro, 2003).

Metodologia Usabilidade de design: a) estrutura, a distribuição dos recursos em uma mesma página, b) presença de hiperlinks e recursos facilitadores de navegação, c) presença ou falta de termos muito técnicos não compreensíveis... Usabilidade pedagógica: a) sugestões e propostas de atividades voltadas ao ensino de E/LE, b) comentários a respeito da potencialidade de recursos do site, c) centralidade no aluno...

Metodologia Análise de duas páginas: 1)Perfil = atores 2)Página do artista = conexões Período de utilização do site por parte de um dos autores: 12 meses.

Resultados

Síntese dos resultados Pontos positivos: a)aquisição de vocabulário, b) desenvolvimento de técnicas de leitura, c) rede social musical (possivelmente atrativa aos estudantes), d) prática de habilidades como a compreensão oral, e) rico em compartilhamento de informação (cultural, muitas vezes), f) caráter multimodal (músicas, vídeos, textos escritos, “wikis”...), h) avaliação do uso... Pontos negativos: a) presença exagerada de propagandas “inúteis”, b) site parcialmente gratuito, c) design impessoal e sem grande recursos de interatividade...

Considerações finais Por não se tratar de uma rede social desenvolvida para fins didáticos de E/LE, apresenta pontos positivos e negativos para o processo de ensino e de aprendizagem. Os pontos negativos não invalidam as propostas de utilização do Last.fm como ferramenta didática. Apenas precisam ser registradas. O professor precisa apropriar-se da ferramenta, para que seu uso no processo de ensino e de aprendizagem de E/LE seja significativo.

Referências AMARAL, A. Plataforma de música online – Práticas de comunicação e consumo através dos perfis. Revista Contracampo, Niterói, nº 20, agosto de COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. Aprendendo línguas estrangeiras na web – O Orkut para alunos e professores. Revista Idéias, vol. 27, Santa Maria No prelo. ______. Diferentes formas de ensinar e aprender línguas estrangeiras - Destacando os potenciais educativos das Redes Sociais. In: X Seminário internacional In Letras. Linguagem: interfaces e deslocamentos. Santa Maria - RS (Apresentação de Trabalho/Comunicação). COSTA, R. Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.17, p , mar/ago NIELSEN, J. Usability Engineering. Boston, MA: Academic Press, RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Sulina, Disponível em Acesso em 10 de março de RIBEIRO, L. P. Consumo cultural e identidade juvenil: compartilhamento musical no site Last.FM. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalho de Conclusão de Graduação, do curso Bacharelado em Comunicação social. Porto Alegre, VETROMILLE-CASTRO, R. A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 3, n. 2, Disponível em Acesso em 26 de dezembro de VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zapiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, WERTSCH, J. V. Propiedades de la acción mediada. In La mente en acción. Buenos Aires: Aique, 1999.

Conheça o site E veja de que modo ele pode ser usado... Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho