PESQUISAS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DO TRÂNSITO

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Transcrição da apresentação:

PESQUISAS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DO TRÂNSITO Joneia Mayumi Tawamoto CRP08/06460

Na avaliação psicológica no contexto do trânsito, as investigações dos fenômenos psicológicos, ou seja, das capacidades gerais, bem como das específicas do indivíduo, são de suma importância, pois proporcionam indicadores para a tomada de decisões em relação às condições de esse indivíduo estar apto ou inapto para dirigir. Essa constatação nos remete à necessidade de uma preocupação, por parte dos profissionais de psicologia, em atuar de forma preventiva e preditiva, buscando inferir de uma forma que os motoristas não se exponham a situação de perigo a si e aos outros (LAMOUNIER; RUEDA, 2005).

Contexto: Exames psicotécnico para redução de acidentes: Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1951 - Tenente Coronel Geraldo de Menezes Cortês Primeiras avaliações no Rio de Janeiro, como método para redução de acidentes. 1951 -Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP) da Fundação Getúlio Vargas – Primeiras avaliações . Levantamento Profissiográfico (normas para a população brasileira).

Testes da França e Espanha. França, o sistema de Lahy; “Tempo de reação”, “Exame da sugestibilidade motriz”, “Exame da atenção difusa”, “Irritabilidade”, “Avaliação da velocidade e distância”, “Resistência à fadiga motriz”, “Rapidez de compreensão de imagem” e o “Teste da plataforma” Espanha, “Avaliação de distância, com o perceptotaquímetro de Mira”, “Inteligência mecânica: o ‘puzzle’ mecânico de Heider”, “Inteligência mecânica, com as polias de Moede”, “Coordenação óculo-manual, com o ambidextrógrafo de Moede”, “Memória articular, aparelho de Zimmermann”, “Prova de direção, de Klemm” e a “Prova de direção global, de Rupp”

Em 8 de junho de 1953, o CONTRAN torna obrigatório o exame psicotécnico para todo aspirante à profissão de motorista. Ascensão da indústria automobilística. No ano de 1962 aprovada pelo CONTRAN a extensão do exame a todos os candidatos à CNH . 1964 -1985: Ditadura Militar

Década de 80 : questões sobre o resultado do psicotécnico Década de 80 : questões sobre o resultado do psicotécnico. Reprovações e acidentes de trânsito. Estudos sobre testes psicológicos : O CFP, em 1988, criou a Comissão Especial do Exame Psicológico para Condutores sob a presidência do psicólogo Reinier Rozestraten acompanhado de Efrain Rojas-Boccalandro e J. A. Della Coleta. Após 30 da implantação do psicotécnico 6 artigos são sobre validade do exame psicológico publicados (Spagnhol, 1985).

Autor / Ano Tema de investigação Instrumento Delineamento Andrade (1983) Estudo sobre o nível de inteligência e a relação com o conhecimento para dirigir. Teste de Matrizes Progressivas (Raven) Descritivo-exploratório. Miranda et al. (1984) Estudo sobre validade e padronização. Aptitude Tester for Automobile Drivers (Simulador TKK) Andrade (1985) Análise e elaboração de modelo para análise de teste psicológico. Teste de Inteligência Não –Verbal – Forma C (INV-C) Pesquisa fatorial (classificação de itens em agrupamentos verificando o poder explicativo). Rozestraten (1990)3.ppt Estudos de validade e padronização. Teste de Atenção Difusa, Teste de Atenção Concentrada (AC), Aptidão para Motorista Militar, Tempo de Reação, Reprodução de Figuras, Disco de Walter, Group Embedded Figures Test, Testes dos 3 Labirintos, Teste de Interesse (Kuder), Teste de Inteligência Não –Verbal – Forma C (INV-C). Pesquisa comparativa (divisão de participantes em dois grupos) Chiança & Chiança (1999a). 4.pptx Construção de normas de padronização (tabelas normativas). Teste Não Verba de Inteligência (R-1) Verificação de resultado em um grupo Chiança & Chiança (1999b) Construção de normas de padronização . Teste de Atenção Concentrada (AC) Fonte: Silva e Alchieri (2008)

Métodos Delineamentos Autor / Ano Temas de Investigação Instrumento Métodos Delineamentos Hashimoto e Ribeiro (1991). Estudos de Validade e Padronização. Bender Projetivo Um grupo de sujeitos e verificação do resultado no(s) instrumento(s). Grisci (1991). Relação entre acidentes, infrações e variáveis de personalidade. Divisão dos participantes em dois ou mais grupos comparando-os. Alves e cols (1998) . Relação de traços de personalidade e gênero, idade e/ou nível educacional. PMK

No novo Código de Trânsito Brasileiro, a partir da Resolução nº No novo Código de Trânsito Brasileiro, a partir da Resolução nº. 80/98 a avaliação psicológica passa a ter quesitos específicos a serem avaliados. Título de Perito Examinador do Trânsito : curso de capacitação 120 horas. Avaliação Psicológica – Entrevista Anexo II .”5.6. O psicólogo credenciado deve reciclar-se periodicamente, elevando o nível de conhecimento e a contribuição a oferecer aos sistemas de Trânsito a critério dos setores de Psicologia de cada Unidade da Federação”. Veto Presidencial

Métodos Delineamentos Autor / Ano Temas de Investigação Instrumento Métodos Delineamentos Bardella e cols (2001). Construção de tabelas padronizadas. Relação entre traços de personalidade e gênero, idade e/ou nível educacional. PMK Divisão dos participantes em dois ou mais grupos comparando-os. Costa (2001). Frasson e Souza (2002). Relação entre acidente, infrações e variáveis de personalidade. Rorschach Um grupo de sujeitos e verificação do resultado no(s) instrumento(s). Pressa (2002). STAXI

Em 2003, o CFP publicou a Resolução n°002/2003, definindo a regulamentação pela qual o instrumento deve ser construído de acordo com os princípios reconhecidos pela comunidade científica, especialmente os desenvolvidos pela Psicometria. Ênfase as pesquisas.

Métodos Delineamentos Autor / Ano Temas de Investigação Instrumento Métodos Delineamentos Sisto et al. (2005).TCR.pptx Estudo sobre validade e padronização. Nível de inteligência e a relação com conhecimento para dirigir Teste Conciso de Raciocínio (TCR). Estudo correlacional (um grupo de participantes, observando em relação as variáveis). Ávila & Benezik (2005). Relação entre acidentes, infrações e variáveis de habilidade, inteligência e personalidade Teste de Atenção Concentrada (AC) e Teste Não Verbal de Inteligência (R1) Estudo de caso Montiel et al. (2006).1.ppt Estudo sobre validade e padronização Teste de Atenção Concentrada Toulosse-Piéron e Teste de Atenção Concentrada para Motorista – forma A (Tacom A) Noronha et al. (2006).2.ppt Teste de Atenção Concentrada (AC) e Teste de Atenção Sustentada (AS) Estudo correlacional. Sisto el al. (2006). Teste Não Verbal de Inteligência (R1) e Teste Conciso de Raciocínio (TCR) Rueda (2006). Estudo sobre validade e padronização. Teste Conciso de Raciocínio (TCR) e Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M).

Métodos Delineamentos Autor / Ano Temas de Investigação Instrumento Métodos Delineamentos Esteves e cols. (2004). Comparação de tabelas padronizadas em diferentes estados. PMK Comparação entre amostras de diferentes contextos brasileiros. Alves e Esteves (2004) Estudos sobre validade e padronização. Teste Palográfico. Divisão dos participantes dois ou mais grupos comparando-os. Lamounier e Rueda (2005a) Ávila e Benczik (2005) Relação entre acidentes, infrações e variáveis de personalidade. Estudo de Caso Ral e cols (2005) Construção de tabelas padronizadas. Estudos sobre validade e padronização. PMK-RD Estudo transcultural Ral e cols (2006) Lamounier e Rueda (2006) Relação entre traços de personalidade e gênero, idade e/ou nível educacional

Métodos Delineamentos Autor / Ano Temas de Investigação Instrumento Métodos Delineamentos Lamounier e Villemor-Amaral (2006) Estudos sobre validade e padronização. Rorschach Divisão dos participantes dois ou mais grupos comparando-os. Tawamoto (2008) Pfister

CRÍTICAS EM RELAÇÃO AS PESQUISAS Amostra não representa motoristas e sim candidatos a CNH. Pouco estudos relacionado a amostra que apresentam comportamento de risco no trânsito. Tabelas normativas de candidatos a CNH com grupos que não motoristas. Estudos indicam fraca evidencia de validade. Maioria dos Estudos descritivos e não correlacional.

RESULTADOS PARA APROVAÇÃO E INAPTIDÃO Critérios para a aprovação: Preocupação no resultado do teste e não no que o teste avalia. Foco no teste. Desconhecimento do construto avaliado. Será que tem um critério?

Pesquisas Primi e Nunes, 2010 - Pesquisas com grupos: Acidentados ou infrator contumaz? Hoffman, 2005 – Conhecer fenômenos psicológicos envolvidos na atividade de conduzir o veículos. Silva e Alchieri (2008)- Estudos de delineamento logintudinal. Resolução CFP nº 009/2011 “ os estudos considerados mais importantes no que se refere à base científica do instrumento são os de validade de critério que procuram demonstrar que determinado construto (atenção, por exemplo) está associado a algum evento importante do contexto social que se pretenda prevenir (acidentes causados por imprudência) e/ou reforçar (direção segura e respeito às leis)”.

joneia.tawamoto@gmail.com Fim!