CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

As conseqüências do avanço da cana
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA – AVES E SUÍNOS
Situação Atual da Pecuária Bovina de Corte Brasileira
SITUAÇÃO DA PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA E O MODELO ADOTADO PELAS
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Audiência Pública Câmara dos Deputados,
Área de Operações Indiretas
Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Uberaba – SAGRI
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
AGRONEGÓCIO.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA Setor Agropecuário
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
Banco do Brasil e o Agronegócio
Ano IV – JUN/JUL 2010 Brasil: Crédito Rural – Programação e aplicação de recursos nas safras 2008/2009 e 2009/2010. Comentários A aplicação do crédito.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Organização política o segmento agropecuário
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Agência Goianésia (GO)
Paulo Bernardo Dezembro
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Programa BB-Florestal
Tecnologia e Produção de Sementes
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Problemas e atualidades da agropecuária brasileira:
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
CARACTERIZAÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA NO PERÍODO RECENTE
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento 1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Célio Porto Secretário de Relações Internacionais.
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões t). Balanço Mundial.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Almanaque Aprosoja Análise e Proposta para o Endividamento dos Produtores de Mato Grosso Junho 2009.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
15/03/2006. Radiografia da crise que afeta a agropecuária brasileira Fonte: CONAB e Cooperativas  Estimativa de perdas na produção de grãos das safras.
Brasília – 5 de dezembro de 2006
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
MERCADO.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia.
Fazer sucesso no mundo empresarial não é uma questão de sorte
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Confidential Portos do Paraná. Confidential 22 Situação do Porto de Paranaguá Capacidade Instalada x Demanda.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
Política agrícola, pesquisa científica e produção de soja no Brasil
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 Antonio Andrade Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília – DF, 26 de setembro de 2013.
Desafios na implantação do Programa da Agricultura de Baixo Carbono (ABC)
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
Transcrição da apresentação:

CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO REUNIÃO CEPA DEZEMBRO/2007 CRÉDITO RURAL CRÉDITO RURAL CRÉDITO RURAL CRÉDITO RURAL SAFRAS 02/03 - 03/04 - 04/05 - 05/06 Banco do Brasil S/A CRÉDITO RURAL CRÉDITO RURAL CRÉDITO RURAL CRÉDITO RURAL

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Situação do agronegócio até 2005 Crescimento da produção Estabilização dos Preços Agrícolas Renda estável ou deficitária de alguns produtos Situação do agronegócio em 2006 Dificuldades Gerais para todos segmentos da Cadeia Produtiva de Grãos

AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Situação do agronegócio em 2007 Mudança geral no Cenário Agrícola Houve uma boa recuperação dos preços dos produtos Agrícolas de um modo Geral O país colhe a maior safra de grãos da sua história Há um aumento significativo de exportação de milho O Agricultor começa a recuperação de seus prejuizos e começa a capitalizar

Importância da produção de Grãos para o suprimento das MINAS GERAIS Participação ativa no crescimento do agronegócio até 2007. Preços dos produtos agrícolas em um patamar bem acima dos praticados em anos anteriores. Importância da produção de Grãos para o suprimento das empresas de produção de carnes, ovos e leite que também tiveram crescimento.

TENDENCIAS E OPORTUNIDADES -Ampliação de áreas de produção de cana para podução de allcool. -Oportunidade de cultivos de agricultores familiares por outras culturas destinadas a bioenergia. > -Oportunidades para o Estado investir em cultivos de produtos destinados ao biodiesel -Acompanhando o cenário mundial, há boas perspectivas de de aumento da área plantada, produção e produtividade

TENDENCIAS E OPORTUNIDADES Potencialização do Uso da Tecnologia de Integração lavoura Pecuária Aproveitamento de áreas de pastagens degradadas, para produção de grãos e recuperação das pastagens. Isto implica em maior preservação e manejo do solo e ambiente, com imcremento de renda para o agricultor

PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NAS REUNIÕES Plano de safra. Uso de sementes piratas. Preocupação com a continuidade dos preços dos produtos agrícolas no início do ano. Disponibilidade de recursos para os financiamentos agrícolas renegociação de dívidas e taxas de juros. Seguro Rural Modelos apropriados de adequação ambiental. O Biocombustível e a Agricultura Melhoria da infraestrutura rodoviária, ferroviária e de armazenagem.

PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NAS REUNIÕES - Projto de Lei sobre Inovação Tecnológica, que destina recursos para pesquisas, visando direciona-los para pesquisa aplicada - Vazio Sanitário da Soja - Centros de Inteligência de Feijão, Milho e Soja - Cenários da agricultura.

RESULTADOS ALCANÇADOS - Criação do Centro de Inteligência da Soja e do Feijão visando disponibilizar informações para a toda cadeia produtiva e melhoria da competitividade. - Fortalecimento do Programa Minas Milho em suas várias áreas de ação visando a integração das cadeias de carnes, leite e ovos. - Difusão e implementação do Programa de integração Agricultura e Pecuária. - Aprovada e sancionada a Lei que autoriza o Governo do Estado a participar com parte do Prêmio do Seguro Rural - Instituido o Vazio Sanitário da Soja

RESULTADOS ALCANÇADOS - Difusão para diversas regiões do Estado, o modelo de parceria para integração entre empresas consumidoras e produtores de milho. - Plano Safra com redução nas taxas de juros - Gestão para uma maior disponibilidade de Crédito para o Estado especialmente o PRONAF. - Gestão junto as instâncias governamentais para o equacionamento dos gargalos do transporte de cargas, notadamente o ferroviário - Campanha de aumento da produção e prdutividade de Milho

OBRIGADO ! COORDENADOR DA CÂMARA - Ma Tien Min RELATOR – Wilson José Rosa