Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
Advertisements

SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Secretário Nacional de Juventude
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
O que são ODMs???.
Observatórios Sociais
ALIMENTAR PARCERIAS CONTRA A FOME
8, 15 e 22 de Outubro de 2011.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Avanços dos ODM no Paraná
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
“Podem as empresas sustentáveis
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Psicologia e Segurança Pública
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Secretaria-Geral da Presidência da República Participação social é método de governar PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO METODO DE GOVERNO 28/11/2013.
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Foi criado em 2004, em parceria com o PNUD e com o Movimento, para estimular e reconhecer projetos da sociedade civil e das prefeituras municipais para.
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, durante e Cúpula do Milênio, com a finalidade de resolver os grandes problemas mundiais até 2015. Líderes de 191 nações assinaram um pacto, a Declaração do Milênio, que define as oito iniciativas, que ficaram conhecidas como ODM.

Cúpulas que originaram os ODM: Projeto ODM Brasil 2015 Cúpulas que originaram os ODM: Cúpula Mundial sobre a Criança (Nova York – 1990); Conferência sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio de Janeiro – 1992); Conferência sobre Direitos Humanos (Viena – 1993); Conferência Internacional sobre a População e o Desenvolvimento (Cairo – 1994); Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento Social (Copenhague – 1995); IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Pequim – 1995); Conferência sobre os Assentamentos Humanos: Habitat II (Istambul – 1996).

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Acabar com a fome e com a miséria; Educação Básica de qualidade para todos; Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

Projeto ODM Brasil 2015 Mérito dos ODM Integrar os compromissos assumidos pelos governos numa agenda mundial de desenvolvimento; Mensurar indicadores do progresso alcançado por cada região, país e comunidade; Apresentar um bom roteiro para conhecer, discutir e agir sobre a realidade social dos municípios; Dar um sentido de finalidade e direção comuns; Permitir melhor articulação dos diferentes atores do desenvolvimento.

Projeto ODM Brasil 2015 Desde o início, os ODM pressupõem a Democracia Participativa: “Os homens e as mulheres têm o direito de viver a sua vida e de criar os seus filhos com dignidade, sem fome e sem medo da violência, da opressão e da injustiça. A melhor forma de garantir esses direitos é através de governos de democracia participativa baseados na vontade popular”. - (Declaração do Milênio -pg 02)

DESAFIO ATUAL DO BRASIL Projeto ODM 2015 DESAFIO ATUAL DO BRASIL Municipalização para disseminar políticas sociais, adequar políticas já implantadas, criar novas iniciativas, articular atores que trabalham localmente, realizar planejamentos de políticas públicas tendo como base a plataforma ODM.

Projeto ODM 2015

Projeto ODM Brasil 2015

Projeto ODM Brasil 2015

Projeto ODM Brasil 2015 DESAFIOS DO PROJETO Contribuir para o fortalecimento da redução da pobreza e erradicação da miséria. Esta estratégia consiste em fortalecer as ações: Dos governos locais, para fortalecer políticas públicas; Da sociedade civil, para ampliar a participação social; Do setor privado, para promover o crescimento inclusivo.

Projeto ODM Brasil 2015 EIXOS DE ATUAÇÃO: 1.Produção de Conhecimentos sobre os ODM e Monitoramento das ações; 2. Mobilização e sensibilização permanentes para a municipalização/desenvolvimento capacidades; 3. Articulação das ações do projeto com políticas públicas federais.

Projeto ODM Brasil 2015 Prêmio ODM Brasil; Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade; Relatórios Nacionais de Acompanhamento; Núcleos Estaduais, Regionais e Municipais de disseminação dos ODM; Agenda de Compromissos – Governo Federal/Municípios 2013/2016; Construção de indicadores para todos os 5.564 municípios.

PROPOSTA DE ATUAÇÃO COM O SEBRAE Projeto ODM Brasil 2015 PROPOSTA DE ATUAÇÃO COM O SEBRAE 1. Nos programas de capacitação, estímulo ao associativismo, desenvolvimento territorial e acesso a mercados, por meio de parcerias com os setores público e privado; 2. Nos esforços para realização de ações do Plano Brasil Sem Miséria no âmbito do empreendedorismo e do desenvolvimento territorial; 3. Atuação prioritária em ações aderentes aos Objetivos 01: Combate à Fome e a Miséria e 08: Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

Secretaria-Geral da Presidência da República Projeto ODM Brasil 2015 OBRIGADO, Secretaria-Geral da Presidência da República wagner.caetano@presidencia.gov.br (61) 3411 1998 www.odmbrasil.gov.br - informações sobre os ODM no Brasil www.portalodm.com.br – indicadores de todos os municípios www.nospodemos.org.br - informações sobre o Movimento Nacional www.pnud.org.br