MANUTENÇÃO EM SISTEMAS DE ARREFECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Viscosidade dos Líquidos
Advertisements

Arte Bonsai o transplante… Curso de formação em: Tema: Duração: 15m
Equipamento De Proteção Individual - EPI
SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
COMPONENTES DO SISTEMA DE EXAUSTÃO
Orientações Básicas de Segurança
Monstrinhos Irresistíveis
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
Cicloturismo.
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
…a partir de óleo de fritura usado.
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
Indicador de queda de pressão e válvulas auxiliares
SISTEMAS DE ARREFECIMENTO
FORMAÇÃO DE BORRA EM MOTORES MODERNOS
INFORLUB Evolução dos Motores Mudanças Específicas INFORLUB.
INFORLUB Evolução dos Motores Mudança de Conceitos INFORLUB.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
Procedimentos de Segurança
BEM VINDO A APRESENTAÇÃO
Projetores: Data-show
Tecnologia de origem Canadense, com fábrica instalada em Portugal.
Aula 8 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
Conservação de Energia
Roseli Oliveira da Silva
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Pneus, Freios e Luzes Pneus, freios e luzes são três dos elementos mais importantes do seu veículo. O uso e a manutenção adequados desses itens são sinônimo.
Segurança com serra clipper
INFORMATIVO TÉCNICO Saiba como obter bom funcionamento e
A recarga é um procedimento que deve ser feito com muito cuidado e atenção, depende diretamente das condições de uso de seu cartucho original. Nesta apostila.
Informação Tecnológica
Aula 11 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
CSM TAP.
USO RACIONAL DA ÁGUA 1) Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e use um copo para enxaguar a boca. Consumo 0,2 litro com torneira aberta.
CUIDADO E IMPORTÂNCIA DO UNIFORME DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – NR 32
HIGIENIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO INSTRUTOR: SCOPINO.
Colhedora de Cana John Deere 3520
PECUÁRIA DE LEITE UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Assistência Técnica e vendas Rua Carolina Soares,675-Bairro do Limão, CEP: São Paulo-SP Te: (011) / Site:
Assistência Técnica e vendas Rua Carolina Soares,675-Bairro do Limão, CEP: São Paulo-SP Te: (011) / Site:
Conhecimentos Básicos de Cuidados com a Pele Parte II: Base
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 04 – COMO MEDIR.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Assistência Técnica e vendas Rua Carolina Soares,675-Bairro do Limão, CEP: São Paulo-SP Te: (011) / Site:
SEJA BEM VINDO!.
PINTURA.
Abertura do Caixa Supermercados.
MANUTENÇÃO.
Segurança com gás comprimido
PROTEÇÃO DAS MÃOS Coisas simples e importantes da vida não poderão ser feitas em sua plenitude se nos faltar as mãos...
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
Limpeza de Caixa d’água
Sopradora de Plásticos
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
Corrosão e Proteção Anticorrosiva Departamento de Tecnologias Especiais Departamento de Laboratórios do Fundão Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Importância da segurança no laboratório Regras de higiene
Como usar o Motor Hiper Flush Corretivo?
Transcrição da apresentação:

MANUTENÇÃO EM SISTEMAS DE ARREFECIMENTO INFORLUB MANUTENÇÃO EM SISTEMAS DE ARREFECIMENTO INFORLUB

AUMENTAR TEMP NA CAMARA AUMENTO DA TEMPERATURA DE COMBUSTÃO DÉCADA DE 80 2.000 >>>> TAXAS de 6:1 até 9:1 TAXAS de 10:1 até 15:1 400 º C 650 º C 350 º C 600 º C 550 º C 250 º C 300 º C 100 º C 150 º C AUMENTAR TEMP NA CAMARA

TEMPERATURA MÉDIA DA ÁGUA / FLUIDO 70 A 100 ºC DÉCADA DE 80 Acima de 110 ºC 2.000 >>>>

CORROSÃO ELETROLÍTICA “GALVÂNICA”

CONVÊNCIONAL ASTM D5117 AG-TL774D SAE 1034 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS : DÉCADA DE 80 2.000 >>>> ABAIXO de 400oC ACIMA de 600oC CONVÊNCIONAL ASTM D5117 AG-TL774D SAE 1034 ORGÂNICO ASTM D5117 ASTM D4340 AG-TL774D SAE 1941 COMO DEVE SER O ÓLEO

COMO DEVE SER O FLUÍDO DE ARREFECIMENTO DO MOTOR MODERNO ? CONTER TERMO-CAPACITÔRES COMO : MONOETILENOGLICÓIS OU POLÍMEROS USAR APENAS COMO DILUENTE : ÁGUA DESMINERALIZADA E DEIÔNIZADA OS SAIS PROTETIVOS DEVEM SER : DE NATUREZA ORGÂNICA NÃO CONTER SAIS DOS TIPOS : BORATOS, FOSFATOS, SILICATOS, NITRITOS E AMINAS CÁUSTICAS COMO

O SEU CLIENTE NÃO DÁ MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO ? CUIDADO PODE TER CORROSÃO ! O QUE É BORRA

UMA ESPÉCIE DE PÓ BRANCO OU LEVEMENTE PIGMENTADO VERIFIQUE SE HÁ UMA ESPÉCIE DE PÓ BRANCO OU LEVEMENTE PIGMENTADO EM TORNO DO BOCAL DO VAZO EXPANSÔR ! SE HOUVER, ENTÃO EXISTE CORROSÃO NO SISTEMA ! O QUE É BORRA

QUANDO HOUVER CORROSÃO RECOMENDE QUE SEJA FEITA UMA LIMPEZA DO SISTEMA COM TROCA DO FLUIDO ! O QUE É BORRA

ATENÇÃO ! CUIDADOS ESPECIAIS DEVEM SER TOMADOS ? Esta é uma operação de altíssimo risco ! Antes de iniciar uma Limpeza do Sistema informe claramente ao cliente dos riscos que existem nesta operação. Acompanhe a Limpeza de perto e interrompa-a se perceber riscos para o motor. O QUE É BORRA

ATENÇÃO ! Antes de iniciar uma Limpeza do Sistema CUIDADOS ESPECIAIS DEVEM SER TOMADOS ? Antes de iniciar uma Limpeza do Sistema informe claramente ao cliente dos riscos que existem nesta operação pois, SE HOUVER UMA PANE GRAVE DO MOTOR Você estará mais protegido ! PEÇA A SEU CLIENTE PARA ASSINAR UM TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO SERVIÇO ! O QUE É BORRA

NÃO SE ESQUEÇA ! 1- A limpeza química é uma solução paliativa que pode evitar uma pane mais grave se feita a tempo. 2- Em casos graves a limpeza química não isenta da substituição dos componentes danificados. 3- Nenhuma solução corretiva é melhor que uma manutenção preventiva realizada segundo as especificações do fabricante do veículo. O QUE É BORRA

1ª ETAPA: PREPARANDO A DESCONTAMINAÇÃO 1- Dê preferência a operações mecanizadas. 2- Use somente solubilizantes e solventes de boa procedência. 3- Não descarte o produto da limpeza na rede de esgoto. 4- Use apenas aditivos que atendam as especificações. 5- Oriente o cliente sobre a manutenção periódica. 6- Não use água ou aditivos fora da especificação. 7- Proteja as partes pintadas contra respingos dos produtos. O QUE É BORRA

2ª ETAPA: INICIANDO A DESCONTAMINAÇÃO 1- Na falta de uma máquina apropriada, siga as seguintes recomendações. 2- Abra o dreno inferior do sistema e esgote o fluido velho. 3- Deixe escorrer por quinze minutos. 4- Após a drenagem encha o sistema com água limpa. 5- Adicione um Solvente na proporção indicada no frasco do produto. 6- Use Solvente com garantia de procedência por medida de segurança. 7- Se não souber a proporção deve ser (1 lt para cada 6 lts de água). 8- Deixe o Solvente agir por 48 horas. 9- Remova a solução descartando-a em local apropriado. 10- Encha e esvazie por três vezes o sistema com água limpa para enxaguar. O QUE É BORRA

3ª ETAPA: CONCLUÍNDO A DESCONTAMINAÇÃO 1- Feche o dreno e coloque a água desmineralizada e deiônizada, 2- Ligue o motor e deixe funcionar na marcha lenta sem mover o carro, 3- Acrescente o Aditivo na proporção recomendada, 4- Eleve a rotação até +/- 3.000 RPM, durante 10 segundos, 5- Observe se a temperatura está além do limite de operação, 6- Desligue o motor e faça sangria no Sistema para drenar bolhas de “AR”, 7- Observe os ruídos característicos de funcionamento do motor, O QUE É BORRA

4ª ETAPA: CONCLUÍNDO A DESCONTAMINAÇÃO 1- Peça ao cliente para retornar após andar 3.000 km, 2- Meça a concentração da mistura água + aditivo, e corrija se necessário, 3- Indague ao cliente sobre o comportamento da temperatura do motor. 4- Repita a checagem da concentração do fluido a cada 5.000 km ou seis meses, 3- Adote a recomendação do fabricante do carro para escolha do Fluido certo e para programar as próximas trocas. O QUE É BORRA

CUIDADO !! SIGA RIGOROSAMENTE ESPECIFICAÇÕES NÃO SE ARRISQUE !! O CLIENTE ESCOLHE ERRADO MAS SE QUEBRAR É VOCÊ QUEM PAGA !!!!!! SIGA RIGOROSAMENTE AS ESPECIFICAÇÕES E PLANOS DE MANUTENÇÃO DA MONTADORA!

RESPONSÁVEL TÉCNICO PERANTE A LEI “RESPONSÁVEL TÉCNICO” ESPECIFICAÇÕES PERANTE A LEI “RESPONSÁVEL TÉCNICO” É AQUELE QUE ESPECIFICA QUAL PRODUTO DEVE SER USADO. NO CASO DOS ÓLEOS E FLUIDOS “RT” É QUEM FABRICOU O CARRO. QUEM MUDAR ESTA DETERMINAÇÃO ASSUME TOTAL RESPONSABILIDADE SOBRE OS EFEITOS QUE ESTA ALTERAÇÃO PRODUZIR

ESPECIFICAÇÕES ENTÃO ! PARA A SUA PROTEÇÃO SIGA RIGOROSAMENTE AS ESPECIFICAÇÕES E PLANOS DE MANUTENÇÃO DA MONTADORA ! INFORLUB

INFORLUB INFORLUB www.inforlub.com.br