PESQUISA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
ENTREVISTA COM O PROFESSOR
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Auditoria de Segurança da Informação
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
dos serviços/processos
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Inscrição GDAE Equipe de Atribuição de Aulas - CELP/DRHU/SE 2011.
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Monitoria GDI Aula Prática
Cenário Público com dificuldade de acesso a cursos de aperfeiçoamento profissionalizante Pouca disponibilidade de tempo Baixa escolaridade Não estão organizados.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
NOVA REPÚBLICA 1.
Sobre a Questão do Aborto no Brasil
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
D.E NORTE 1 VIDA ESCOLAR
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Rio Mulher.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Análise Bidimensional
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
PESQUISA DE OPINIÃO. 1. Avaliação de desempenho da SBACV-SP: Reuniões científicas 64%
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
O que falta ao trabalhador brasileiro
Rio Verde - Goiás - Brasil
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Medidas de tendência central e de dispersão
PERFIL DO CICLISTA RECIFE RECIFE PESQ. Nº 029/2013.
Solicitações de Serviços
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

PESQUISA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS Agosto de 2003

INTRODUÇÃO 2

OBJETIVOS Este estudo teve como objetivo principal conhecer os tipos de violência mais sofridos pelas escolas públicas do Estado de São Paulo. O estudo pretendeu, ainda, verificar como os responsáveis pela direção e coordenação das escolas estudadas lidam com a indisciplina e comportamento dos alunos.

METODOLOGIA Estudo quantitativo; Junto à escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo; Informações coletadas através de questionário estruturado, desenvolvido pela UDEMO (questionário de auto-preenchimento) Universo aproximado de 3.000 escolas para as quais a UDEMO enviou o questionário. Amostra final de 300 questionários (retornados) O IBOPE Solution foi responsável pelo processamento e elaboração do relatório de apresentação. A pesquisa foi realizada no 1º Semestre de 2003

CIDADES ONDE AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS Guarujá São Vicente Itanhaém Praia Grande Iguape São Paulo Capital Santo André Guarulhos São Bernardo Do Campo Ferraz de Vasconcelos Osasco Ribeirão Preto, Mirante do Paranapanema, São Carlos, Penapólis, Presidente Prudente, Jundiaí, Campinas Teodoro Sampaio, Carapicuiba, Euclides da Cunha Paulista, Bebedouro, Embú, São José do Rio Preto, Rosana, Salto, São João da Boa Vista, Americana, Itapecerica da Serra, Bauru, Presidente Epitácio, Arujá, Sorocaba, Piraporinha, Artur Nogueira, Limeira, Votorantim, Embú Guaçú, Catanduva, Dracena, Guaratinguetá, Adamantina, Piracicaba, Primavera, Hortolândia, Indaiatuba, Meridiano, Tietê, Araraquara, Campo Limpo Paulista, Cosmopólis, Ourinhos, Bragança Paulista, Estrela do Norte, Marilia, Assis, Pirangi, Guariba Base (amostra = 300)

RESULTADOS 6

VIOLÊNCIAS SOFRIDAS PELAS ESCOLAS NO ANO DE 2002 E AS MAIS PREOCUPANTES (em relação aos bens materiais) % VIOLÊNCIAS SOFRIDAS NO ANO DE 2002 VIOLÊNCIAS MAIS PREOCUPANTES Base (amostra = 300) Fonte: Q. 1 - No ano de 2002 que tipo de violência, se alguma, esta escola sofreu em relação aos bens materiais? Q. 2 - Dessas que você assinalou, indique as 3 que mais preocupam a escola.

VIOLÊNCIAS SOFRIDAS PELAS ESCOLAS NO ANO DE 2002 E AS MAIS PREOCUPANTES (em relação às pessoas) VIOLÊNCIAS SOFRIDAS EM 2002 % VIOLÊNCIAS + PREOCUPANTES % Base (amostra = 300) Fonte: Q. 1 - No ano de 2002 que tipo de violência, se alguma, esta escola sofreu em relação às pessoas? Q. 2 - Dessas que você assinalou, indique as 3 que mais preocupam a escola.

GRAU DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO DA U.E. E TURNO EM QUE A VIOLÊNCIA OCORRE COM MAIOR FREQUÊNCIA GRAU DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO DA ESCOLA - Base amostra (300) 86% TURNOS EM QUE A VIOLÊNCIA OCORRE COM MAIOR FREQUÊNCIA Fonte: Q. 3 - Essa região onde está a escola é: Q. 4 - Em que turnos a violência ocorre com maior frequência nessa escola?

PROVIDENCIOU BOLETIM DE OCORRÊNCIA? NÃO RESPONDEU 2% NÚMERO MÉDIO DE BOLETINS DE OCORRÊNCIAS REALIZADOS Base (181) - Média: 3,04 - NÃO 37% SIM 61% Número médio de boletins de ocorrências relacionados ao patrimônio da escola - 1,86 - Número médio de boletins de ocorrências relacionados às pessoas - 2,56 - Fonte: Q. - 5 - Sua escola providenciou algum boletim de ocorrência junto ã polícia em 2002? (SE SIM) Quantos? / Dos boletins de ocorrências registrados, aponte as quantidades em relação ao patrimônio e em relação às pessoas?

EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR, A VIOLÊNCIA... % Base (amostra = 300) Fonte: Q. 6 - Em relação ao ano anterior, a violência: diminuiu, aumentou ou se manteve?

REFLEXO DOS ATOS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS Base (amostra = 300) Fonte: Q. 7 - Em quais aspectos você acha que atos violentos interferem na sua escola?

REFLEXO DOS ATOS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS Base (amostra = 300) Fonte: Q. 7 - Em quais aspectos você acha que atos violentos interferem na sua escola?

INDISCIPLINA DO ALUNO COMO A ESCOLA SENTE ESTÁ IGUAL DIMINUIU AUMENTOU NÃO RESPONDEU EM COMPARAÇÃO AO ANO ANTERIOR % % ESTÁ SUPORTÁVEL NÃO TEM ESSE PROBLEMA ESTÁ INCONTROLÁVEL NÃO RESPONDEU A FAMÍLIA O MUNDO O SISTEMA DE ENSINO A COMUNIDADE A ESCOLA NÃO RESPONDEU RESPONSÁVEL PELA INDISCIPLINA DO ALUNO % Base (amostra = 300) Fonte: Q. 8 - Em relação à disciplina dos alunos, como sua escola a sente? Q. 9 - Ainda, com relação à disciplina dos alunos, e em comparação com o ano passado, você diria que a indisciplina: está igual, diminuiu ou aumentou? Q.10- Você acha que o maior responsável pela indisciplina é:

PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM O ALUNO À INDISCIPLINA “em relação à família” Base (amostra = 300) Fonte: Q. 11 - Na opinião da direção e do conselho de escola, quais são as principais causas que levam o aluno à indiciplina: (leia todas as opções e assinale até 5 alternativas em cada quadro)

PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM “em relação aos próprios alunos” O ALUNO À INDISCIPLINA “em relação aos próprios alunos” Base (amostra = 300) Fonte: Q. 11 - Na opinião da direção e do conselho de escola, quais são as principais causas que levam o aluno à indiciplina: (leia todas as opções e assinale até 5 alternativas em cada quadro)

PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM O ALUNO À INDISCIPLINA “com relação aos professores, direção, funcionários e escola” Base (amostra = 300) Fonte: Q. 11 - Na opinião da direção e do conselho de escola, quais são as principais causas que levam o aluno à indiciplina: (leia todas as opções e assinale até 5 alternativas em cada quadro)

PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM “com relação ao sistema” O ALUNO À INDISCIPLINA “com relação ao sistema” Base (amostra = 300) Fonte: Q. 11 - Na opinião da direção e do conselho de escola, quais são as principais causas que levam o aluno à indiciplina: (leia todas as opções e assinale até 5 alternativas em cada quadro)

REALIZAÇÃO DE PROJETOS PARA MELHORAR INDISCIPLINA Conscientização de valores morais (palestras/oficinas) Atividades e eventos Integração dos pais Específicos sobre violência Suporte de ensino Campanhas para prevenção do patrimônio escolar Ações para comunidade em geral Aulas motivadoras / temáticas Professores/ funcionários (treinamentos) Normas disciplinares Conscientização sobre meio ambiente Citou apenas o nome do projeto % O que foi realizado: Base (226) - (Total) Base (amostra = 300) Fonte: Q. 12 - Na sua escola já foi feito algum projeto / ação para melhorar o problema da indiciplina? (se sim) O que? (descreva)

PROJETOS REALIZADOS PARA MELHORAR INDISCIPLINA Base (escola fez algum projeto / ação para melhorar o problema de indisciplina = 226) Fonte: Q. 12 - O que foi feito?

POLICIAMENTO Total - Base (300) Tipo de Policiamento - Base (151) MASCULINO FEMININO NÃO RESPONDEU % ESTADUAL MUNICIPAL Escola gostaria de ter: - Base (145) POLICIAMENTO PREVENTIVO POLICIAMENTO ESTADUAL FEMININO PREVENTIVO POLICIAMENTO PREVENTIVO E REPRESSIVO NENHUM (NÃO GOSTARIA DE TER) NÃO RESPONDEU % Fonte: Q. 13 - A sua escola conta com algum tipo de policiamento preventico e ostensivo? (se possui policiamento ) O policiamento é … (tipo de policiamento) (se não possui policiamento) Que tipo de policiamento a escola gostaria de ter?

ZELADORIA ESCOLA POSSUI ZELADORIA ESCOLA NÃO POSSUI ZELADORIA % Base (amostra = 300) Fonte: Q. 14 - A sua escola possui zeladoria?

AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, ALUNOS E COMUNIDADE NA VIDA DA ESCOLA ÓTIMA NÃO RESPONDEU BOA RAZOÁVEL FRACA AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE PAIS E ALUNOS NA VIDA DA ESCOLA (%) MÉDIA: 2,12 ÓTIMA NÃO RESPONDEU BOA RAZOÁVEL FRACA AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA VIDA DA ESCOLA (%) MÉDIA: 2,04 Base (amostra = 300) Fonte: Q. 15 - Como você avalia a participação dos pais e alunos na vida da sua escola? Q. 16 - Como você avalia a participação da comunidade local na vida da sua escola?

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA ESTIMULAR A APROXIMAÇÃO COMUNIDADE-ESCOLA Escola: Atividades e eventos Integração dos pais Citou apenas o nome do projeto Ações para comunidade em geral Conscientização dos valores morais Saúde Conscientização do meio ambiente Parceria com entidades em eventos para suprir necessidade Apoio / suporte de ensino % Escola Desenvolve: Base (215) - (Total) Base (amostra = 300) Fonte: Q. 17 - A sua escola desenvolve algum projeto para estimular a comunidade a se aproximar da escola? (se sim) Qual é o projeto?

PROJETOS DESENVOLVIDOS PARA APROXIMAR A COMUNIDADE DA ESCOLA Base (escolas que desenvolvem algum tipo de projeto) Fonte: Q. 17 - Qual o tipo de projeto??

SUGESTÕES PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA Projeto de conscientização e valorização da escola envolvendo pais, alunos e comunidade em geral % Instalação de centros de lazer, desportos e eventos culturais na própria unidade escolar, no bairro e/ou na comunidade Uso de uniforme como elemento de identificação do aluno Redução do número de alunos, tornando as classes menores Concentração de vigias, porteiro e inspetores de alunos Contratação de vigias, porteiro e inspetores de alunos Contratação de psicológos para a escola Maior participação e presença dos pais na escola Instituir projetos extracurriculares (com remuneração dos profissionais) para manter os alunos ocupados Policiamento permanente com mais intensidade, seriedade e compromisso Proibição da permanencia de pessoas ou grupos na entrada /saída de alunos Cursos profissionalizantes Instalação da biblioteca, com a respectiva contratação de uma bibliotecária Criação de centros de apoio ao menor de rua com atividades dirigidas Base (amostra = 300) Fonte: Q. 19 - Quais destas opções você sugeria para solucionar o problema da violência na sua escola, tanto em relação ao patrimônio como para as pessoas?

SUGESTÕES PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA % Necessidade do trabalho dos assistentes sociais Construção de zeladoria, onde não houver Alterações no estatuto da criança e do adolescente Iluminação adequada nos arredores do prêdio escolar Punições severas a alunos infratores, inclusive com a comunicação ao juizo da infância e juventude Crianças iniciando aprendizado profissional mais cedo Redução do número de salas de aula (tornando as escolas menores) Colocação de postos policiais próximos às escolas de periferia Introdução urgente do projeto renda mínima para famílias carentes Reforço do prêdio escolar com colocação de grades de ferro, cadeados, alambrados, alarmes, etc.. Aulas de religião Adoção de teste anti-drogas nos alunos Instituir a revista pessoal na entrada e saída dos alunos Não respondeu Base (amostra = 300) Fonte: Q. 19 - Quais destas opções você sugeria para solucionar o problema da violência na sua escola, tanto em relação ao patrimônio como para as pessoas?

UDEMO ESTÁ AUTORIZADA A INDICAR A SUA ESCOLA PARA UMA REPORTAGEM ? SIM, A UDEMO ESTÁ AUTORIZADA NÃO, A UDEMO NÃO ESTÁ NÃO RESPONDEU Base (amostra = 300) Fonte: Q. 20 - Caso a imprensa se interesse em fazer uma reportagem na sua escola a UDEMO está autorizada a indica-la?

SUGESTÕES / OBSERVAÇÕES GERAIS Base (amostra = 300) Fonte: Q. 21 - Sugestões e observações

SUMÁRIO

O panorama traçado pelos resultados desta pesquisa indica que as regiões onde as unidades escolares estão situadas são de “violência moderada” e que, em relação ao ano anterior, positivamente, a violência nas regiões destas escolas tendeu a diminuir (32%) ou se manter (40%). Os que acreditam que a região onde a escola está situada é violenta e/ou que a violência aumentou no período pesquisado, apontam como reflexo deste cenário, principalmente, os seguintes aspectos: “diminuição do rendimento escolar dos alunos”, “evasão dos alunos”, “deterioração das instalações da escola”, e “desvalorização da imagem da escola”.

As principais violências causadas ao patrimônio são associadas à “depredações das instalações/prédio” e “pichações” - tanto internas como externas. Quanto aos atos violentos direcionados às pessoas, os mais citados são: “brigas entre os próprios alunos” e “agressões dos alunos para com os professores e funcionários em geral”. Relacionado à indisciplina dos alunos, a grande maioria dos “entrevistados” sentem que o comportamento indisciplinado dos alunos está suportável e que este comportamento, comparado ao ano anterior, se manteve ou diminuiu. A grande maioria dos respondentes desta pesquisa acreditam que a família é a principal responsável pela indisciplina dos alunos, seguida, abaixo, pelo estado em que se encontra o mundo e pelo sistema escolar.

A maior parte das escolas pesquisadas realizam projetos voltados para melhoria da indisciplina dos alunos, desenvolvendo temas artísticos, de aperfeiçoamento técnico, com interesse educacional, profissional, esportivo e principalmente de valores morais e éticos. O envolvimento de alunos, pais e comunidade junto a escola é percebido pela maior parte dos entrevistados como “razoável”. Entretanto, um terço da amostra percebe esse envolvimento de pais, alunos e comunidade, como “ótimo” Como forma de aproximar pais, alunos e comunidade, as escolas desenvolvem várias atividades e eventos. Os projetos desenvolvidos têm a finalidade de diminuir a distância entre os moradores da comunidade e conseqüentemente aproximá-los como parceiros da escola.

A fim de solucionar os problemas da violência nas escolas, várias sugestões são consideradas pelos entrevistados desta amostra. As sugestões são em função da “sustentação” da segurança e valorização do estabelecimento onde se ministra o ensino - “a escola” e seus usuários. Essas sugestões estão direcionadas ao cumprimento de algumas regras básicas, tais como: instalação de centros de lazer e desportos, uso obrigatório de uniforme pelos alunos, redução do número de alunos por unidade, concentração de vigias, porteiros, inspetores, psicológos, etc. As sugestões apontadas são para combater a violência, mas tendo o propósito de que a escola consiga manter o aluno estudando e se desenvolvendo nas disciplinas e com disciplina até a sua conclusão educacional.

FIM