Projeto Piloto do LabPS Teste do Flip

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Transcrição da apresentação:

Projeto Piloto do LabPS Teste do Flip Caliane Figuerêdo cof@cin.ufpe.br Paulo Borba phmb@cin.ufpe.br

Primeiro projeto Cliente CIn/UFPE Serviço Teste da ferramenta FLiP

FLiP

Módulo de aprendizagem do projeto piloto Projeto FLiP Módulo de aprendizagem Testes de Software: Tipo:Funcional Estágio:Sistema/Aceitação Abordagem:Caixa preta Execução: Manual

Módulos de aprendizagem Módulo de aprendizagem Testes de Software: Tipo: Funcional Estágio:Sistema/Aceitação Abordagem:Caixa preta Execução: Manual Processo Treinamentos Ferramentas Técnicas Práticas

Acompanhamento e Controle Capacitação e Treinamento Processo de Teste Planejar Testes Projetar Testes Executar Testes Analisar Resultados Gerenciar Incidentes Acompanhamento e Controle Capacitação e Treinamento

Gerenciamento de defeitos Processo de Teste Planejar a estratégia de testes, cobertura, ambiente, definir a equipe, critério de saída dos testes, identificar riscos Planejamento Analisar requisitos, escrever casos de uso, revisar os casos de uso, gerar casos de teste baseado em modelo (MBT) Projeto execução Executar os testes e registrar os resultados Gerenciamento de defeitos Registrar e acompanhar os defeitos Avaliação Avaliar os resultados dos testes, cobertura, estratégia e critério de aceitação.

Pápeis LabPS P r o j F l i p Cliente Gerente do LabPS Aluno Especialista P r o j F l i p Cliente Gerente de Testes Analista De Testes Testador Revisor de Testes Especialista

Ferramentas

Especialistas Leopoldo Teixeira – Flip/Twiki Romulo Lima – Mantis Gustavo Alves – Processo de Testes Milton Campos – Testlink Michelle Silva – Target Laís Neves – Target Helder Martins – SVN e Mantis

Treinamentos Ministrados pelos especialistas Disponibilizados na Twiki do LabPS Realizados de acordo com a necessidade do projeto

Abordagem PBL Contexto Problema Solução Avaliação

Exemplo PBL Contexto Problema Registro de incidentes ad-hoc Mudanças relacionadas aos incidentes (atualizações) Coleta de dados dos incidentes, medições e avaliações Problema Dificuldade de gerenciamento dos incidentes Baixa produtividade Comunicação entre a equipe Retrabalho

Exemplo PBL Solução Avaliação Mantis Maior produtividade Controle sobre os incidentes (criação, evolução e conclusão) Redução de problemas de comunicação entre membros da equipe Geração de dados para o acompanhamento (tracking) do projeto

Seleção dos alunos Alunos de graduação em Ciência da Computação ou áreas afim A partir do 4° período Alguns alunos receberão bolsas de IC Mínimo de 1 ano de permanência 20h semanais

Execução do projeto piloto 10 alunos 2 equipes: Equipe 1 (turno da manhã) Equipe 2 ( turno da tarde) Divisão de papéis 1° ciclo de testes >> Sem divisão de papéis 2° ciclo de testes >> Com divisão de papéis

Aplicação dos treinamentos Modelo PBL Atividade 1 : executar planilha de testes Dificuldades: Identificar as dificuldades encontradas na atividade 1 Treinamento: Execução de testes com TestLink Atividade 2 : executar testes no Testlink Avaliar o resultado: verificar se o treinamento dado resolveu um ou alguns dos problemas ( dificuldades) identificados na atividade 1 e identificar os problemas da atividade 2

Id Situação Dificuldades Treinamento Avaliação 1 Entregar a documentação do Flip e pedir aos alunos para executar teste ad- hoc no flip (Atividade individual - 2h) Trocar as anotações de casos de teste entre eles e pedir para que eles façam uma análise de como cada um fez a sua tarefa (30min) Falta de procedimento para executar os testes Execução de um mesmo caso de testes por pessoas diferentes (20min) Processo de Teste (1h) Para realizar testes de forma organizada e estruturada, e obter melhores resultados, é preciso seguir um processo. (10 min) 2 Pedir aos alunos para planejar um ciclo de testes funcionais para o Flip (Atividade em equipe - 3h30) Identificação dos testes Definição da estratégia de testes (20min) Planejamento de testes (2H) O planejamento de testes consiste na elaboração do plano de testes visando identificar os riscos e diminuir o esforço na execução dos testes (20min) 3 Pedir os alunos para elaborar o plano de testes para o Flip, (Atividade em equipe - 6H) Insegurança em relação ao conteúdo, a corretude, clareza e completude do documento de plano de testes (20min) Revisão de testes (1h) A revisão do plano de testes é o ultimo passo para a conclusão do plano de testes e garante que a qualidade do artefato produzido (20min) 4 Revisar e concluir as atividade de planejamento, e importar o plano de testes para o TestLink (Atividade individual e em equipe - 4h) Importação do plano de testes Entendimento da atividade de planejamento dos testes no testlink (20min) Planejamento de testes no TestLink (1h) Testlink facilita o planejamento e gerenciamento dos testes (20min)

Artefatos Documento Criado Revisado Autor Notas Sim Não Plano de Testes Equipe Documento que detalha toda a fundação teórica e atividades de teste em detalhe Documento de especificação de Casos de Uso da Target Especifica todos os casos de usos levantados para a geração dos testes Planilha de Teste Contem a suíte de testes Relatório de execução dos testes Documento que detalha todos os dados referentes ao resultados dos testes Relatório de incidentes Documento que contem os dados de registro de incidentes

Cronograma Atividade Ano 2009 Agosto (Semana) Setembro (Semana) 01 02 03 04 Refinar a elaboração do cronograma de treinamentos Preparar ambiente de testes Preparar material para a execução do projeto Selecionar os alunos Iniciar as atividades do projeto piloto

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Projeto Piloto do LabPS Teste do Flip Caliane Figuerêdo cof@cin.ufpe.br Paulo Borba phmb@cin.ufpe.br