FONOAUDIOLOGIA ONCOLÓGICA: CABEÇA E PESCOÇO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

DIREITO PENAL II Estudo das penas
QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
FESP – Faculdade de Estudos Superiores do PR
MÚSCULOS DO PESCOÇO M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
FACE.
Atuação do Psicólogo em Hospitais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
APRESENTAÇÃO Esta publicação evidencia o esforço conjunto das equipes técnicas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), da Sociedade Brasileira de Oncologia.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
COMERCIALIZAÇÃO DE PROJETOS E SERVIÇOS DE TI
FONOAUDIOLOGIA CAP JULIANA MERCANTE TEN GERLAINE
APSI III Aline Vasconcelos
FONOAUDIOLOGIA / FONOAUDIÓLOGO
DOENÇAS NEUROMUSCULARES Esclerose Lateral Amiotrófica Síndrome de Guillain-Barré Miastenia Gravis Distrofias Musculares Prof.ª.
FONOAUDIOLOGIA ONCOLÓGICA: CABEÇA E PESCOÇO
Neonatologia Aleitamento Materno
EMENTA DO CURSO Desenvolvimento do termo de abertura do projeto;
Crânio e Face Milena kurzava Edmara Marques Prof: Claudia Paredes
Administração Financeira & Orçamentária
Anatomia dos ossos da cabeça e do pescoço
A Nutrição no Câncer de Cabeça e Pescoço
A Psicologia na Equipe Multidisciplinar: a visão do psicólogo
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Tecido Epitelial M.Sc. Prof.ª Viviane Marques
NUTRIÇÃO E CÂNCER Seminário Integrador II Profª: Paula Rosane Vieira Guimarães 1.
SILVIA FRIEDMAN Fonoaudióloga PUCSP – 1974
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
Farmacologia Aula inaugural
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Introdução a Ciência do Solo
ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
FATORES PROGNÓSTICOS PARA A METÁSTASE NO MELANOMA CUTÂNEO
MARIA LAURA WEY MÄRTZ Fonoaudióloga desde 1979, com experiência em terapia, docência e assessoria. Atua principalmente nas seguintes áreas: voz, linguagem.
PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
AVALIAÇÃO CLINICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
Ms. Cleber Ricardo Cavalheiro Fisioterapeuta
I Fórum de articulação dos cursos de graduação em Odontologia da UNES P FOLHA TAREFA 1 Grupo: PATOLOGIA GERAL E PATOLOGIA BUCAL Participantes do grupo:
LESLIE PICCOLOTTO FERREIRA – TURMA FORMAÇÃO MESTRADO – LINGUISTICA APLICADA AO ENSINO DE LINGUAS – PUC-SP (1981)MESTRADO – LINGUISTICA APLICADA.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Saúde do Adulto e Idoso I
PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO I Profª Claudia M. G. Lopes Molina
TRICOLOGISTAS FUTURO. Valcinir Bedin Médico pela Universidade de São Paulo - USP Mestre e Doutor em Medicina pela Unicamp Especialista em Dermatologia.
Câncer de Cabeça e Pescoço
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
DISFONIA Aluno: Carlos Eduardo Bobroff da Rocha Medicina- 6º ano
O QUE É IMPRESCINDÍVEL SABER?
Profª Nutti MSc Maria de Lourdes Marques Camargo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA APLICADA A GERIATRIA
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Professor Douglas Pereira da Silva
ORIENTAÇÃO A PAIS DE PACIENTES COM FISSURA LÁBIO-PALATINA
ASPECTOS GERAIS DA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA
ASPECTOS GERAIS DA SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA
Disciplina: Farmacologia
ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA POR ELETROACUPUNTURA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE: Enfermeiras.
Envelhecimento no Processo da Deglutição Fga Marcia Freitas dos Santos CREFONO 7505/RS
DERMATOFUNCIONAL Precep: Patrícia Andrade. DERMATOFUNCIONAL Carga horária semanal: 24H Horário: Segunda, Terça, Quarta e Sexta: 07:00 às 13:00H.
Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho
ESTÁGIO CURRICULAR I FISIOTERAPIA EM ANGIOLOGIA
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
Orientação: Ms. Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves Alunas: Rudmila Carvalho e Michele Haduo BAURU 2015.
DISCIPLINA DE PROPEDÊUTICA ESTOMATOLÓGICA.  Ana Sueli Rodrigues Cavalcante  Estela Kaminagakura Tango  Janete Dias Almeida.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Transcrição da apresentação:

FONOAUDIOLOGIA ONCOLÓGICA: CABEÇA E PESCOÇO fono20071@gmail.com Me. Profª Viviane Marques Fonoaudióloga, Neurofisiologista e Mestre em Fonoaudiologia Chefe da Equipe de Fonoaudiologia do Hospital Gafreé Guinle Chefe da Empresa de Fonoaudiologia Viviane Marques Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar da UVA Presidente do Projeto Terceira Idade Saudável http://www.vivianemarques.com.br

EMENTA: Transtornos fonoaudiológicos decorrentes de tumores e outras alterações traumáticas de cavidade oral, faringe e laringe. Avaliação e tratamento da fala, da voz e da deglutição para restabelecimento da comunicação após tratamento cirúrgico e/ou clínico dessas enfermidades. Implicações afetivas, sociais e culturais desses distúrbios. Atuação do fonoaudiólogo em equipe multidisciplinar

OBJETIVOS GERAL: Capacitar o aluno a avaliar, diagnosticar e tratar o paciente com distúrbios fonoaudiológicos decorrentes das alterações de cabeça e pescoço. Prover o aluno de conhecimentos teóricos sobre as alterações de cabeça e pescoço que afetem a comunicação oral. ESPECÍFICO: Prover o aluno de conhecimentos teóricos sobre as alterações de cabeça e pescoço que afetem a comunicação oral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Noções básicas de tumores de cabeça e pescoço; Intervenção fonoaudiológica em cirurgias de cabeça e pescoço; Avaliação fonoaudiológica clínica da fala e deglutição em oncologia;

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: NORONHA, M. J. R. & DIAS, F. L. Câncer da Laringe: uma abordagem multidisciplinar. RJ: Revinter, 1ª ed. 1997. ANGELIS, Elisabete Carrara et al. A atuação da fonoaudiologia no câncer de cabeça e pescoço. São Paulo: Lovise, 2000. BEHLAU, M. (Org.). Voz: o livro do especialista. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. 2.v. COLOMBINI, N.E.P.; SANSEVERINO, C. Cirurgia da Face: Interpretação Funcional e Estética. São Paulo: Revinter; 2001. 1.v. FERREIRA, L. P.; LIMONGI, S. C. O. (org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2005. PARISE, O ; KOWALSKI, L.C & LEHN, C. Câncer de cabeça e pescoço - diagnóstico e tratamento 2008. BARBOSA, M ; SÁ, M. & LIMA, R. A. Diagnóstico e Tratamento dos Tumores de Cabeça e Pescoço. SP: Atheneu, 1ª ed. 2001. CARVALHO, M. B. Tratado de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia. SP: Atheneu, 2001.

Profª Viviane Marques QUE COM O INÍCIO DESTA DISCIPLINA NOVOS HORIZONTES POSSAM SE ABRIR...APROVEITEM! PERGUNTEM! PESQUISEM! SE APRIMOREM! BOM ESTUDO! OBRIGADA!