Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Articulação da Pan-Amazônia Mesa A crise e os planos do capital para a Amazônia Belém (Pa), de julho de 2009.
Advertisements

8º ano - Unidade III capítulo 8 – A população americana
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado.
A língua portuguesa – origens e geografia
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Sociedade Moderna - Política e Econômica
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
Desigualdade social e minorias
A ocupação da América e do Brasil
DEFINIÇÕES.
África do Sul.
As motivações do Imperialismo
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
POPULAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL DO BRASIL CAPÍTULO 22 Prof
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Índios, Meio Ambiente e Convenção 169-OIT
Literatura Informativa
BEM-VINDO À DISCIPLINA
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Língua Indígena Embora o Português seja a língua oficial no Brasil, deve haver por volta de outras 200 línguas faladas regularmente pela população.
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
ESPAÇO GEOGRÁFICO Objeto do estudo da Geografia. Categorias espaciais:
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
As cores missionárias.
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
TUTELA JURÍDICA DAS TERRAS INDÍGENAS
Vivem hoje no Brasil cerca de 345 mil índios
A Questão Indígena.
População em movimento
ÁFRICA.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
bandeira da África do sul
Professora Carol/Geografia
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Curso Técnico em Mineração
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
África: Aspectos Naturais.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
BREVE HISTÓRIA DA POBREZA
Desenvolvimento sustentavel
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
28/05/2015LINO JOÃO DE OLIVEIRA NEVES. Lino João de Oliveira Neves Departamento de Antropologia Universidade Federal do Amazonas CASO BRASIL DE SUEÑOS,
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Terras Indígenas.
2º EM: Gilberto Freyre e Casa-grande e Senzala
Colonização Africana Colonização Africana.
O termo quilombola vem do tupi-guarani cañybó e significa aquele que foge muito.
Educação Indígena na Escola Anderson, Daniel, Isaias e Marcos
ETNIA BRASILEIRA: “MOINHOS DE GASTAR GENTE”
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
ANTROPOLOGIA.
Música...
Comunidades Tradicionais
Índios Atuais. História Quando Cabral chegou ao Brasil, seus únicos – mas muitos- habitantes eram os índios. Cada tribo com seu modo se vestir, de plantar,
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
1.Nação : reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando,assim, um povo, cujos.
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
Património Mundial Trabalho realizado por: Miguel Samagaio; Manuel Monteiro, Adilson Mendes.
Aulas 50 e 51: A formação da população brasileira Os traços étnicos e a cultura do povo brasileiro resultam da complexa mistura entre os índios, negros,
Transcrição da apresentação:

Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012 QUESTÃO INDIGENA Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012

O QUE É É a preservação das culturas indígenas e o desenvolvimento de atividades educacionais e sanitárias.

Desde o século XVI no Brasil existem instrumentos legais para definir uma política para os índios em relação à legitimidade dos seus direitos ao domínio das terras. A questão indígena na atualidade deve necessariamente partir de uma analise crítica do processo de violência na época da colonização.

HISTORIA A historia da população indígena é conexa ao processo de imposição dos colonizadores diante destas populações. Para os colonizadores o significado era o que podiam retirar de lucrativo para o mercado europeu. De outro lado houveram as resistências dessas populações recusando-se ao trabalho forçado e até sacrificando as próprias vidas.

Em 1988 a constituição reconheceu aos índios a sua organização social, costumes, línguas, tradições e os direitos originários sobre as terras que ocupam.

APLICAÇÃO Os índios são mais numerosos na Amazônia pela razão de que grande parte da região ficou à margem dos crescimentos econômicos. Hoje os índios vivem em áreas demarcadas mas frequentemente estas terras são invadidas pelas grandes empresas compremetendo o meio ambiente e constituem uma ameaça à subsistência dos índios.

O universo indígena brasileiro é diferenciado: alguns povos índios mantêm a própria identidade e tradições, outros tem contatos com a sociedade. Existem também alguns grupos que são isolados em áreas próximas às fronteiras sem alguns contatos com outras comunidades.

Em geral, as desigualdades existentes entres os diferentes grupos étnicos existem em tudo o mundo. Por exemplo, para combater essas desigualdade criou-se a política de ações afirmativas, como na África do Sul (após a apartheid) e nos Estados Unidos para combater discriminações raciais e para melhorar as condições de vida da população negra. Um exemplo no Brasil é constituído pelo direito de recorrer aos tribunais brasileiros para os índios que satisfaçam a quatro exigências expressas no artigo 9 do Estatuto: 1) ter pelo menos 21 anos; 2) conhecer a língua portuguesa; 3) qualificar-se para uma atividade útil na comunidade nacional; 4) compreender os hábitos e costumes da comunidade nacional

VANTAGENS E DESVANTAGENS O futuro dos índios no Brasil dependerá de várias estratégicas seja no Brasil seja na comunidade internacional. O objetivo é a preservação de uma riqueza de recursos naturais e da biodiversidade (evitando a exploração indiscriminada da Amazônia), de forma de convergir os direitos dos índios com os interesses da sociedade brasileira como um todo.