Desenvolvimento sustentável no Brasil A contribuição de RSE Oded Grajew Paulo Itacarambi Helio Mattar Ricardo Young Plenária Instituto Ethos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Serviço Social da Indústria - SESI
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
APRESENTAÇÃO apresentação.
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Reprojeto da Estrutura Organizacional
A Responsabilidade Corporativa Natura
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Planejamento Estratégico
Estratégias de atuação da FNQ
Planejamento Estratégico do PGQP
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Modelo de Excelência da Gestão
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Abracom Missão e valores
“Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” Instituto Ethos Apoio: Siemens Integrity Initiative Curitiba, maio de 2011 Oficina de.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura Política de desenvolvimento territorial da pesca e aquicultura Missão Superação das desigualdades regionais e sociais,
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Oded Grajew Fundador do Movimento Nossa São Paulo.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
4º Período Ciências Contábeis
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
2005 Criação do Comitê de Responsabilidade Social do Grupo (CRS) Objetivo: unificação e coordenação das ações de Responsabilidade Social do Grupo 2006.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Rede ACV e sinergia com os compromissos do Pacto Global Janeiro de 2013.
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 23 e 24 de abril de 2015.
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento sustentável no Brasil A contribuição de RSE Oded Grajew Paulo Itacarambi Helio Mattar Ricardo Young Plenária Instituto Ethos

Evolução da RSE no Brasil E Desafios do Instituto Ethos Paulo Itacarambi Plenária Instituto Ethos

RSE Estratégia empresarial e de transformação social Missão do Ethos: Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Negócios e Sociedade Sustentáveis

Expansão RSE Períodos e Macro-Processos Construir ambiente favorável Disseminar e aprofundar práticas Articular o movimento

Incorporar na visão de líderes e organizaçõ es mobilizado ras Promover práticas Articular o movimento Desafios Mobilização e sensibilização Apoio para aprofundamento Parcerias para transformação * Desenvolver e disseminar orientações sobre conceito e práticas Negócios e Sociedade Sustentáveis * Disseminar a visão e o conceito * Demonstração que é factivel * Envolvimento de um grupo de lideranças * Disseminação da visão e construção do conceito Ethos – Eixos da Missão 1oP1oP Expansão RSE Períodos e Macro-Processos

Desafios Mobilização e sensibilização Apoio para aprofundamento Parcerias para transformação * Aprofundar conhecimento sobre processos de gestão e impactos da RSE * Desenvolver e disseminar conhecimentos: métodos e ferramentas* Regionalizar e Integrar * Engajar agentes indutores de mercado * Desenvolver ambiente favorável Negócios e Sociedade Sustentáveis Incorporar na visão de líderes e organizaçõ es mobilizado ras Incorporar nas práticas gerenciais e de comercio Influir sobre ambiente do mercado Ethos – Eixos da Missão Disseminar e aprofundar práticas ampliar o movimento 1oP1oP2oP2oP

Construir ambiente favorável Negócios e Sociedade Sustentáveis Desafios Incorporar nas práticas gerenciais e de comercio Incorporar nos sistemas institucion ais e de mercado Articular e ampliar o moviment o Mobilização e sensibilização Apoio para aprofundamento Parcerias para transformação * Fortalecer visão e consolidar conceito * Fortalecer líderes, organizações e redes * Internalizar RSE nos processos gerenciais * Internalizar RSE na cadeia de valor * Transformar RSE em atributo de competitividade* Valorização da RSE pelo mercado, sociedade e Estado * Cooperação na base da pirâmide * Incorporar RSE nas Políticas Públicas * Incorporar RSE nas decisões de investidores e consumidores Ethos – Eixos da Missão 3oP3oP Disseminar e aprofundar práticas ampliar o movimento 1oP1oP2oP2oP Expansão RSE Períodos e Macro-Processos Visibilizar Resultados e impactos

Mobilização e sensibilização Apoio para aprofundamento Parcerias para transformação Ethos – Eixos da Missão Desafios Projetos -Atributo competitividade -RSE nos processos -RSE na cadeia -Valorização da RSE -Base da pirâmide -RSE nas Pol.Públicas -RSE invest.e consumo -Fortalecer conceito -Fortalecer redes Internethos REJPEJ Promoção da Diversidade e Equidade Matriz de Critérios Essenciais de RSE Articulação internacional Futuros gestores Vínculos Neg. Sustentáveis Pacto pela Integridade e combate à corrupção Pacto trabalho escravo Leis: do aprendiz; do fracionamento de remédios; da mata atlântica GT-RSE e combate à pobreza Semana Nac. Cidadania Akatu Vínculos- Cadeia ResíduosAliança Capoava Negócios e Sociedade Sustentáveis Expansão RSE Períodos e Macro-Processos Incorporar nas práticas gerenciais e de comercio Incorporar nos sistemas institucion ais de de mercado Articular e ampliar o moviment o Construir ambiente favorável 3oP3oP Disseminar e aprofundar práticas ampliar o movimento 1oP1oP2oP2oP Foco em redução de desigualdades e promoção do equilibrio ecológico GRI-3 Ferramentas de Gestão Gestão estratégica TEAR GT-ISO ISE Orientação p/ diagnóstico e Estratégia

Estrutura Organizacional– Ethos e UniEthos CONSELHO FISCAL CONSELHO DELIBERATIVO PRESIDENTE CONSELHO CONSULTIVO DIREÇÃO GERENTE PLANEJAMENTO ASSISTENTE COORD. NUCLEO PLAN. E PROJETOS COORD. NUCLEO INFOR E PESQUISA COORD. TI PRESIDÊNCIA COORDENADORA ASSESSORA GERENTE ADM FINANCEIRA COORD. PATROCINIOS E CONVÊNIOS COORD. FINANCEIRO COORD. CAPTAÇÃO E RELACIONAMENTO PARCERIA PARA TRANSFORMAÇÃO APOIAR E APROFUNDAR MOBILIZAÇÃO Projeto Relações Internacionais Comunicação Gestão do Conhecimen to (Uniethos) Ricardo Paulo Adriana Sérgio HaniaSérgio LídiaZuleica Amadeu Cláudio Cristina João PAULO RICARDO Emílio Tarcila Caio Mariana Leno ESTRUTURA FUNCIONAL ESTRUTURA MATRICIAL ESTRUTURA POR PROJETO ESTRUTURA ESTRATÉGICA