INTRODUÇÃO AO MERCADO DE DERIVATIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras.
Advertisements

Mercado Futuro e Hedge.
Resolução dos Exercícios
Opções e Estratégias de hedge
Aula 4 Operações de Swap.
Introdução aos Derivativos na BMF
OPERAÇÕES DE BOLSA A B o l s a d o B r a s i l Ricardo Pinto Nogueira
Introdução aos Derivativos Sérgio Cardoso. Definições Derivativo é todo e qualquer ativo cujo valor depende do comportamento de uma outra variável subjacente.
Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
Participações Societárias
Administração amintas paiva afonso.
Câmbio.
Exemplos 1- Uma pessoa pede um empréstimo de $15 mil a ser pago em 5 meses. A taxa de juros (simples) deste empréstimo é 4% a.m. Quanto vai ser pago no.
Mercado de Derivativos
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO II
Renegociação de dívidas rurais MP 432 de 27/05/2008
5ª AULA – Taxa Nominal de Juros e Taxa Efetiva de Juros Prof. Rogério
Modelo Black&Scholes e Árvores Binomiais
ESTRATÉGIA DE PREÇOS COM A UTILIZAÇÃO DE DERIVATIVOS FINANCEIROS
MODELO DE SIMULAÇÃO PARA DECISÃO DE HEDGE Masakazu Hoji.
CÁLCULOS FINANCEIROS 3ª aula
Prof. Ms. Cristiane Attili Castela
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 5ª aula
“Investimentos - Parte 1”

1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Tributação São isentos do IR os ganhos líquidos auferidos por
DESCONTOS SIMPLES Não é o que acontece na vida que importa... O que importa é o significado que a gente dá ao que acontece.
Cálculos Financeiros AULA 4 Profª Karine R. de Souza .
Fundamentos da Proteção Financeira
Termo de moeda (NDF) E outros derivativos.
Juros.
Bolsa de Mercadorias & Futuros Carlos Alberto Widonsck
1 Comércio Exterior. Objetivos Alertar para o risco de mercado associado às operações de comércio exterior Apresentar os principais instrumentos utilizados.
SEGURO RECEITA AGRÍCOLA
Fundamentos da Proteção Financeira
Mercado de Capitais Brasileiro
Operações com derivativos (item 7 do edital)
Mercado a Termo.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
QUESTÃO Considere uma função com domínio real dada por Obtenha o
Investimentos Financeiros para RPPS Maio / Renda Fixa.
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
6. AVALIAÇÃO DE AÇÕES INTRODUÇÃO AO MERCADO ACIONÁRIO: Análise fundamentalista e Análise gráfica, BM&FBOVESPA, CVM, Glossário. AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: Valor.
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
GESTÃO DE RISCOS FINANCEIROS
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
Mercado de Derivativos
Mercado Financeiro UNIP – Campinas
SWAP.
Mercado de Capitais II 8º Semestre COMEX Prof. Lourival Segundo Semestre de 2009.
TEORIA DA CONTABILIDADE PROF. ALVARO
Mercado Futuro.
Natiara Penalva Muniz Novembro de 2010
Mecanismos das Instituições Financeiras Cezar A.P Santos
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Administração de Riscos Hoji, Masakazu Administração Financeira, Uma Abordagem Prática. São Paulo:
TEMA 2.2.c ESQUEMA CONTABILIZAÇÃO-
Conhecendo um Fundo Cota:Representa a fatia de cada investidor no fundo; Rentabilidade: Em %= ((A/B-1)x100) A=Último valor da cota; B= Valor que você pagou.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/21 Derivativos II Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro: LTC,
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Tópicos Especiais de Administração – ênfase Finanças 1/25 Exercícios sobre Hedge Mishkin, Frederic S. Moedas, Bancos e Mercados Financeiros. Rio de Janeiro:
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AO MERCADO DE DERIVATIVOS DERIVATIVOS: ATIVOS FINANCEIROS CUJOS VALORES (COM VENCIMENTOS EM DATAS FUTURAS) E CARACTERÍSTICAS DE NEGOCIAÇÃO ESTÃO AMARRADOS AOS ATIVOS QUE LHES SERVEM DE REFERÊNCIA (ATIVO-OBJETO). A PALAVRA DERIVATIVO VEM DO FATO QUE O PREÇO DO ATIVO É DERIVADO DE UM OUTRO. EX.: OPÇÃO DE TELEBRÁS, O PREÇO DESTA OPÇÃO É DERIVADO DO ATIVO "AÇÃO DA TELEBRÁS". SÃO NEGOCIADOS NA BOVESPA/BM&F MERCADO À VISTA – MERCADO ONDE A LIQUIDAÇÃO FÍSICA - ENTREGA DOS TÍTULOS PELO VENDEDOR - SE PROCESSA NO SEGUNDO DIA APÓS A REALIZAÇÃO DO NEGÓCIO EM PREGÃO E A LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA - PAGAMENTO DOS TÍTULOS PELO COMPRADOR - SE DÁ NO TERCEIRO DIA ÚTIL, POSTERIOR À NEGOCIAÇÃO, SOMENTE MEDIANTE À EFETIVA LIQUIDAÇÃO FÍSICA. MERCADO À TERMO – MERCADO ONDE SE PROCESSAM AS OPERAÇÕES PARA LIQUIDAÇÃO DIFERIDA, EM GERAL APÓS 30, 60 OU 90 DIAS DA DATA DE REALIZAÇÃO DO NEGÓCIO. MERCADO FUTURO – MERCADO ONDE SÃO REALIZADAS OPERAÇÕES ENVOLVENDO LOTES PADRONIZADOS DE COMMODITIES OU ATIVOS FINANCEIROS, PARA LIQUIDAÇÃO EM DATAS PREFIXADAS. REPRESENTA UM APERFEIÇOAMENTO DO MERCADO A TERMO. MERCADO DE OPÇÕES – É UMA MODALIDADE OPERACIONAL EM QUE NÃO NEGOCIAM ATIVOS-OBJETO, MAS DIREITOS SOBRE ELES. SWAPS – TROCAR UM TÍTULO POR OUTRO (EXEMPLO: TROCAR O PAGAMENTO DE UMA DÍVIDA HOJE POR NOVOS PAPÉIS INDEXADOS AO DÓLAR COM PAGAMENTO FUTURO.)

ATIVOS BASE DERIVATIVOS OBJETIVO: BUSCA-SE, PRIMORDIALMENTE, POSIÇÕES DE "HEDGE", OU SEJA, PROPORCIONAR PROTEÇÃO A UMA DETERMINADA CARTEIRA DE INVESTIMENTO. OS DERIVATIVOS TAMBÉM SÃO UTILIZADOS POR INVESTIDORES QUE BUSCAM GANHOS ACIMA DOS PRATICADOS PELO MERCADO A VISTA. EXEMPLOS DE DERIVATIVOS E SEU ATIVO BASE CORRESPONDENTE: ATIVOS BASE DERIVATIVOS RECIBO DE TELEBRÁS OPÇÃO DE TELEBRÁS TAXA DE JUROS À VISTA TAXA DE JUROS FUTURA TAXA DE CÂMBIO À VISTA TAXA DE CÂMBIO FUTURA ÍNDICE BOVESPA ÍNDICE FUTURO DE BOVESPA Mercado Futuro – Juros (%) (07/06/04) Vencimento Último Efetiva Anual D.U. 01/Jul/04 02/Ago/04 01/Out/04 03/Jan/05 15,81 15,85 16,37 17,08 1,231 1,234 1,271 1,323 12,071 12,419 17,776 28,686 23 55 115 209 Mercado Futuro - Câmbio (07/06/04) Variação Vencimento Último Fut. x Ptax Jul/04 Ago/04 Set/04 Out/04 3,143 3,202 3,223 3,262 0,30% 2,19% 2,86% 4,10%

FUNDOS DERIVATIVOS: FUNDOS DO TIPO FIF, APLICAM SEUS RECURSOS EM PAPÉIS DE RENDA FIXA E EFETUAM OPERAÇÕES COM DERIVATIVOS (CONTRATOS FUTUROS, OPÇÕES, “SWAPS”) COM A FINALIDADE DE AUMENTAR SEUS RESULTADOS Imagem do telão com a cotação do juro futuro cotado em 09/06/04 para 09/07/04

Imagem do telão da BM&F com a cotação do dólar futuro cotado em 09/06/04 para 09/07/04