Programa Nacional de Requalificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Advertisements

Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo 19 de março de 2009.
Audiência Pública sobre a MP 413
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
A Radiação Não Ionizante e a atuação da Anatel
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Projeto SAG – Sistema de Análise de Grupos/Cotas de Consórcio
O Programa 5’s na DBD/FMUSP
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
ABERTURA DO MERCADO DE GLP Levy & Salomão Advogados
Normatização Legislação para Áreas de Armazenamento de Recipientes Transportáveis para GLP, destinados ou não à comercialização. São Paulo – 20/ 10/
Seminário disponibilidade e Alternativas de Gás Natural
Sindigás Setor GLP – Uma visão atualizada 10 de junho de 2005 SINDIGAS - SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO.
Contrato de Compra e Venda de GLP entre Petrobras e Distribuidoras Cláusulas Divergentes – Nota Técnica 009/CDC/ de abril de 2007 Coordenadoria.
MAURÍCIO MORAES DE SOUZA
O PAPEL DO GLP NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Distribuidoras Associadas
Petrobras Distribuidora no Setor de GLP
NBR 15514/07 e a Resolução 05/08 da ANP, entenda o que mudou.
Seminário pirataria no mercado de GLP
Registro Gustavo Kuster.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Superintendência de Abastecimento
Evolução do Cadastramento dos PRGLP
Sergio Bandeira de Mello
Programa Gás Legal. Programa Gás Legal Focos do Programa em 2011 Conscientização da Sociedade sobre o problema. Estímulo à regularização de novos revendedores.
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
EMPRESAS DISTRIBUIDORAS
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
IX Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras
Ministério de Minas e Energia
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Apresentador: Felipe Muniz. Missão Tornar-se referência em inovação e eficácia na automação de processos e atividades empresariais.
Receita Estadual. IPVA 2005 Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Tributo sem vinculação específica Divisão da arrecadação entre o Estado.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
Seminário CBR Agência Nacional de Telecomunicações Regulação x Regulamentação Marcos Oliveira Rio, 27/07/2006.
DECON SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Superintendência de Abastecimento 15 de fevereiro de 2011.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Ecostrat - all rights reserved – 2010 O Processo de Liberalização de Preços de GLP no Brasil José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 09 de abril.
Termo de Compromisso de Gestão TCG
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Reunião Plenária – 1º. Ciclo 2013 Fabiano Leitão – Dinst Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Inspeção e Perícia em Bombas Medidoras de Combustíveis.
AIGLP Asociación Iberoamericana de Gas Licuado del Petróleo
8º Encontro da Qualidade da RBMLQ-I Registro de Objeto Gustavo Kuster Inmetro/Dqual/Dipac Petrópolis, 14 de abril de 2010.
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
II ENCONTRO IBEROAMERICANO DE AUTORIDADES REGULADORAS
Relatório de Comercialização
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
O processo de desregulamentação do Mercado Brasileiro de GLP Apresentado por: Luis Antonio Malheiros Meloni Ultragaz/Brasilgás, Brasil.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Montagem de Processo e Petição
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Superintendência de Abastecimento 15 de fevereiro de 2011.
Transcrição da apresentação:

Programa Nacional de Requalificação 1º - ENAGÁS Programa Nacional de Requalificação CAMPINAS - SP 19 de agosto de 2010

Agenda da Apresentação Histórico do Programa de Requalificação Resumo das Etapas do Processo de Requalificação \ Inutilização de vasilhames Números do Programa de Requalificação Conclusões

Programa de Requalificação - Histórico Criação de Grupo de Trabalho para elaborar o “Programa de Requalificação” - Em maio de 1991, o DNC editou a Portaria nº 15 instituindo Grupo de Trabalho com a atribuição de elaborar o “Programa de Requalificação” de recipientes transportáveis de GLP. - Medida urgente para reduzir o número de acidentes causados pela má conservação dos botijões P-13 comercializados à época. - As distribuidoras não se viam estimuladas a zelar pela qualidade dos recipientes de suas respectivas marcas, uma vez que outras distribuidoras acabavam por envasilhá-los e comercializá-los. Assinatura do “Código de Auto-Regulamentação Relativo Ao Envasilhamento, À Comercialização e À Distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP” - Ao término dos trabalhos realizados pelo Grupo, houve um consenso entre as empresas de que qualquer “Programa de Requalificação” somente lograria êxito se as distribuidoras não mais envasilhassem e comercializassem o GLP em botijões de Outras Marcas (“OM”). Foi firmado, então, em agosto de 1996, o Código de Auto-Regulamentação.

Programa de Requalificação - Histórico Portaria INMETRO nº 167 - Em outubro de 1996, foi editada a Portaria INMETRO nº 167, que determinou quais normas da ABNT deveriam ser aplicadas para a requalificação e fixou que o ritmo das requalificações deveria atender aos ajustes acordados entre o governo e o setor com base no “Programa Nacional de Requalificação”. Portaria MME nº 334 - Em novembro de 1996, foi editada a Portaria MME nº 334, que fixou os seguintes prazos para a requalificação de botijões de envasilhamento de gás liquefeito de petróleo – GLP: Art. 1º - III – “até 1º de novembro de 2006, para conclusão do processo de requalificação do estoque de 68.826.641 botijões existentes no mercado, fabricados até o ano de 1991, inclusive”; (1º ciclo) Art. 1º - IV – “até 1º de novembro de 2011, para conclusão do processo de requalificação do estoque de 12.801.160 botijões existentes no mercado, fabricados entre os anos de 1992 e 1996”. (2º ciclo)

Programa de Requalificação - Histórico Inicia-se, então, o “Programa de Requalificação” com metas a serem seguidas pelas distribuidoras, as quais deveriam, além do critério da data de fabricação, submeterem ao mesmo processo de requalificação todo e qualquer botijão de sua respectiva marca que não estivesse dentro das normas e padrões para serem comercializados, segundo os critérios estabelecidos na NBR 8865 e na NBR 8866, ambas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. O “Programa de Requalificação” foi integralmente recepcionado pela Resolução ANP nº 15/05, tendo apenas sido admitida a dilação do prazo para a conclusão da requalificação do estoque de 68,8 milhões de botijões P-13, que passou de 01/11/06 para 31/12/06.

Resumo das Etapas do Processo de Requalificação \ Inutilização de vasilhames (Ilustração do Processo de Requalificação) O botijão reprovado na inspeção visual ou no processo de requalificação, bem como o desprovido de marca ou com marca não pertencente a distribuidor de GLP registrado na ANP deverá ser inutilizado. Decapagem Troca de Alça e Base Teste Hidrostático Pintura Colocação da Tara e Placa de Identificação da Requalificação Placa de Identificação da Requalificação Expedição

Resumo das Etapas do Processo de Requalificação \ Inutilização de vasilhames (Ilustração do Procedimento de Inutilização) Portaria ANP 242/00 Botijões Inutilizados Tratamento de Efluentes Líquidos Prensa

Números do Programa Nacional de Requalificação (Modelo de Certificado de Requalificação \ Inutilização) Os Certificados de Requalificação ou Inutilização de vasilhames são os documentos que as empresas do setor encaminham à ANP com as informações acerca dos serviços realizados. Do agrupamento desses dados, são gerados os relatórios mensais, com as quantidades totais de requalificação e inutilização realizadas pelas empresas, os quais dão origem aos números mostrados a seguir.

Números do Programa de Requalificação (Total por Ano – P13) Dados em mil unidades Fim do 1º ciclo

Números do Programa de Requalificação (Média Mensal – P13) Dados em mil unidades Fim do 1º ciclo

Conclusões Incentivo à melhoria nas instalações das requalificadoras e aumento da capacidade produtiva Aumento gradativo do volume de requalificações desde 2006 A ANP constata no campo a melhoria na qualidade dos recipientes Programa Nacional de Requalificação como referência internacional - World LPG 2009

ANP – Superintendência de Abastecimento Brunno Atalla ANP – Superintendência de Abastecimento e-mail: batalla@anp.gov.br