O cristão não só crê, senão que vive.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sacramento do Matrimônio
Advertisements

SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
Leitura cristã da Criação
Estrutura moral especial
A VOCAÇÃO.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Deus criou o homem para a felicidade,
FUNDAMENTO DA MORALIDADE, 1
Definição clássica: “Lei é a ordenação da razão ao bem comum,
A Ética Religiosa.
No Baptismo comunica-se uma nova vida:
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Texto áureo “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:14) VERDADE PRÁTICA A maior aspiração do.
06: Os deveres para com o próximo (IV)
Por Moisés Sampaio de Paula
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Se tu me faltares Ligue o Som.
"Ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática".
Fim último Deus criou o homem para a felicidade,
Lei moral Definição clássica: “Lei é a ordenação da razão ao bem comum, promulgada por quem tem o cuidado da comunidade”. Desta definição derivam as qualidades.
NA VONTADE DO CRISTO Texto – Vários Música - Chopin Imagens – Google Formatação - Graziela.
A nossa oração é pública e universal
“Ide, pois, aprender o que significa:
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Três pequenas mariposas perdidas na noite escura!
Santíssima Trindade.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA RESSURREIÇÃO I
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Brasília – 409 sul
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
A Teologia de João Wesley: Oferta da Salvação para Todos
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
UM MUNDO NOVO AO SEU ALCANCE!
Crescendo em Comunidade
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
O CRISTO CONSOLADOR.
Aula 9 As Missões Divinas
TEOLOGIA E CULTURA, 1 CCE 1267 CCE 1267: “Das fontes baptismais nasce o único povo de Deus da nova Aliança que transcende todos os limites naturais ou.
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
Princípios de Vida 2. “Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de.
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
LIÇÃO 1 - FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LIÇÃO 1 - A NECESSIDADE DOS GENTIOS
A NECESSIDADE UNIVERSAL DE SALVAÇÃO
A vocação do cristão 37 CARAVAGGIO A vocação de São Mateus Capela Contarelli São Luís de França, Roma.
Importância, a fonte, o objetivo e como ele ocorre. João O Novo Nascimento.
01.Moral 01 – Introdução (8 slides) 10. Moral 10 – Conversão (8 slides) 02.Moral 02 – Fundamento da Moralidade (8 slides) 03. Moral 03 – Fim último (9.
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
Ressurreição 1Co “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” Autor: Célio Augusto Machado.
“Onde quer que uma igreja seja estabelecida devem os seus membros fazer fiel trabalho pelos crentes necessitados. Mas não devem parar aqui. Devem ajudar.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

O cristão não só crê, senão que vive. MF 1 de 97 NOÇÃO, 1 O cristão não só crê, senão que vive. Teologia Dogmática Teologia Moral Mas Dogmática e Moral formam uma só ciência: a vida do crente está em conformidade com o que crê, e as suas crenças encarnam-se na vida. Dado que o homem é social por natureza, a vida moral não afecta só a vida pessoal do individuo, mas também a sua atitude na convivência humana.

Fontes: Sagrada Escritura e Tradição. MF 2 de 97 NOÇÃO, 2 Fontes: Sagrada Escritura e Tradição. A moral cristã é una moral revelada. Deus criou o homem e a mulher: sabe o que é bom e mau para eles. As acções são boas ou más não porque Deus o determina, mas porque Deus as impõe ou proíbe por serem boas ou más para a pessoa. As leis morais da Bíblia brotam da própria natureza humana: o mal deteriora o ser humano, e por isso Deus o proíbe; o bem aperfeiçoa-o, e por isso Deus o impõe. Jesus inaugurou um modo novo de viver, de forma que a imitação de Jesus é a essência da vida moral cristã.

O Magistério da Igreja garante que os ensinamentos revelados MF 3 de 97 NOÇÃO, 3 O Magistério da Igreja garante que os ensinamentos revelados não se adulterem com o tempo. Dei Verbum, 10: “A Tradição, a Escritura e o Magistério da Igreja, segundo o plano prudente de Deus, estão unidos e ligados, de modo que nenhum pode subsistir sem os outros, e cada um segundo o seu carácter, e sob a acção do único Espirito Santo, contribui eficazmente para a salvação das almas”. Não há dúvida que a teologia moral necessita de outras ciências (direito, psicologia, medicina, etc.). Sobressai a antropologia: importância da concepção que se tenha do homem.

Diferenças entre Ética filosófica e Moral cristã: NOÇÃO, 4 MF 4 de 97 Diferenças entre Ética filosófica e Moral cristã: Método: a filosofia argumenta só a partir da razão, enquanto que a teologia moral, utilizando também a razão, argumenta a partir dos dados que lhe oferece la Revelação, especialmente a vida e o ensino de Jesus. 1 Fim: a primeira propõe que o homem se aperfeiçoe como pessoa e que seja feliz na sua existência terrena, enquanto que a segunda persegue a perfeição sobrenatural (de um filho de Deus pela graça) e busca a felicidade terrena e da vida eterna. 2 Para a Teologia, a “racionalidade” e a “sociabilidade” em que se fundamenta a Ética filosófica têm a sua origem em que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e o NT ensina que o baptizado é filho de Deus (vida nova). 3

O cristão recebeu uma nova vida: é filho de Deus, Cristo vive NOÇÃO, 5 MF 5 de 97 O cristão recebeu uma nova vida: é filho de Deus, Cristo vive nele Jn 15, 4: “o que me ama está em mim e eu nele”. Esta nova riqueza de vida implica um novo modo de se comportar. Veritatis splendor 19: “Seguir a Cristo é o fundamento essencial e original da moral cristã... Não se trata somente de escutar um ensinamento, de cumprir um mandamento, mas de algo muito mais radical: aderir à própria pessoa de Jesus, compartilhar a sua vida e o seu destino”.

As acções do cristão levam-no a identificar-se com Cristo. O cris- NOÇÃO, 6 MF 6 de 97 As acções do cristão levam-no a identificar-se com Cristo. O cris- tão deve esforçar-se, com a ajuda da graça e a recepção dos sacramentos, por alcançar a santidade, identificar-se com Cristo. Decreto de introdução da causa de ca- nonização de S. Josemaría: “Por ter proclamado a vocação à santidade, desde que fundou o Opus Dei em 1928, foi unanimamente reconhecido como pre- cursor do Concílio precisamente no que constitui o núcleo fundamental do seu magistério, tão fecundo para a vida da Igreja” (10-II-1981, 2).

As Bem-aventuranças são um verdadeiro programa moral, que inclui MF 7 de 97 NOÇÃO, 7 As Bem-aventuranças são um verdadeiro programa moral, que inclui e sublima os Mandamentos. São retrato da vida de Jesus e constituem um verdadeiro modelo de conduta. Melhoram o quinto mandamento (não só “não matar”, mas também “não se irritar nem “insultar” o próximo); o sexto (inclui os pecados internos); o segundo (condena não só o perjúrio, mas também o juramento sem neces- sidade); a lei do talião (manda-se devolver bem por mal). Suprime tam- bém qualquer fronteira no amor ao próximo. “Sede perfeptos como perfeito é o vosso Pai celestial” (Mt 5, 48).