Avaliação em Tempos de Crise FACES DA MUDANÇA Avaliação em Tempos de Crise Por: Homero Reis, M.Sc.
Pilares Relacionais Segundo o Relatório DELORS/UNESCO Aprender a CONHECER; Aprender a FAZER; Aprender a CONVIVER; Aprender a SER.
Questões Básicas Como aprender a fazer, aprendendo a conhecer? Como aprender a ser aprendendo a conviver? Duas DIRETRIZES: Serenidade nas relações; e Cuidado com o outro
1ª FACE Processo de Construção do Conhecimento
Sobre a Obra Autor: Pablo Picasso - Data: 1937. Título: Guernica (8mX3,50m – óleo sobre tela). Contexto: bombardeamento, durante a Guerra Civil Espanhola, das cidade de Guernica & Luno, cidade santa do pais basco espanhol. Emocionalidade: Indignação pela barbaridade humana. Expressa seu mais trágico protesto contra a guerra, a violência e a estupidez humana; Construção: Reúne temas anteriores do autor, como o Minotauro e A Corrida; Conseqüências: Marco inicial da fase mais sombria e violenta da obra de Picasso.
O Conhecimento Agregado O caldeirão criativo Picasso partiu das imagens acumuladas em seus 56 anos de vida, imagens pessoais e culturais, trazidas por suas obras anteriores e também pelas obras de Goya, Velázques, Rubens, Delacroix e outros, acrescidas do impacto da notícia do bombardeio de Guernica.
2ª FACE A VISÃO PLURAL
3ª FACE A INTEGRALIDADE DO SER E DAS RELAÇÕES
Modelo Observador, Ação e Resultados OBSERVADOR AÇÃO RESULTADOS AVALIAÇÃO OBSERVADOR AÇÃO RESULTADOS APRENDIZAGEM DE 1º ORDEM - INSTRUMENTAL APRENDIZAGEM DE 2º ORDEM - ONTOLÓGICA
4ª FACE CONSTRUÇÃO DE NOVA BASE RELACIONAL PARA AVALIAÇÃO
Visão Relacional Clássica PESSOA “A” livre legítima autônoma diferente PESSOA “N” livre legítima autônoma diferente DOMÍNIO exercício da força visão unilateral não reconhecimento do outro
Avaliação Relacional Ontológica PESSOA “A” livre legítima autônoma diferente PESSOA “N” livre legítima autônoma diferente E ESPAÇO R REFLEXIVO A APRENDIZAGEM
5ª FACE A DINÂMICA DO GRUPO
Na história da humanidade encontramos acontecimentos que nos levam a profundas reflexões
Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos. Não havia número suficiente de botes salva-vidas.
Os restos do navio foram a única balsa que manteve 149 pessoas vivas Os restos do navio foram a única balsa que manteve 149 pessoas vivas. A tempestade os arrastou ao mar aberto por mais de 27 dias sem rumo.
A dramática experiência dos sobrevivientes impresionou a um artista - Theodore Gericault.
Gericault realizou um estudo substancial dos detalhes para produzir esta pintura: entrevistou os sobreviventes, os enfermos e inclusive viu os mortos. Horrorizado, reproduziu a íntima realidade humana nesta situacão.
“A Balsa de Medusa” de Theodore Gericault é a pintura de um acontecimento que comoveu a França. O naufrágio do navio “A Medusa” (2 de julho de 1816), trouxe repercussões que tocaram o mais profundo da alma Humana.
Nela, vemos como as diferentes atitudes humanas se manifestam nos momentos cruciais da vida. Leva-nos a pensar em que lugar estaríamos nesta pintura e de que forma enfrentamos as situações pelas quais passamos?
Nos deixamos derrotar e entregamos todas as nossas forças?
Duvidamos de tudo e de todos?
Não acreditamos que tenha solução?
Não deixamos de nos esforçar para chegar à vitória?
Somos os que mantemos a esperança acima de tudo?
Observe com atenção! Você verá que não há nenhum navio para resgatá-los. No entanto, há um grupo decidido a usar suas últimas forças para salvar toda a tripulação.
A balsa é como este grupo. Os tripulantes somos todos nós A balsa é como este grupo. Os tripulantes somos todos nós. As atitudes que cada um toma no dia-a-dia, determinam os resultados.
“Avaliar é decidir pela vitória em cada circunstância que a vida nos coloca”
Afinal, a vitória da esperança não é fazer-nos vencer Afinal, a vitória da esperança não é fazer-nos vencer. Antes, é não nos deixar cansar.
6ª FACE A DINÂMICA TEMPORAL
Navegando pelo Tempo a avaliação efetiva O que éramos e o que somos; Como tratamos da realidade presente; Como projetamos nossas relações no futuro; Como seremos lembrados; A questão da ESSENCIALIDADE. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS. SOMOS FEITOS DA MESMA NATUREZA QUE NOSSOS SONHOS.
Entender a AVALIAÇÃO como um procedimento diário nos capacita “Não importa o material que se tem, tudo pode ser transformado em arte quando a genialidade criativa e a honestidade relacional estão postas a serviço da beleza”. Homero Reis; M.Sc. “TORNAR A VIDA UMA OBRA DE ARTE’’