Avaliação em Tempos de Crise

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
AVISO PARA O MULTIMÍDIA E PALESTRANTE
Desenvolvimento Pessoal
Treinamento para Casais
A APRENDIZAGEM EFETIVA
O QUE É METAFÍSICA.
Foi Deus….
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
ENCONTRAR 2008 Quando um Tema se torna em um LEMA LEMA.
O PAPEL DAS LIDERANÇAS NA GESTÃO DE TALENTOS E VALORES ABRH / DF
Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos
Foi Deus Clique para avançar.
Esta é uma antiga apresentação mas que merece ser revista
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Augusto Jorge Cury (Colina, 2 de outubro de 1958)
Há tempo para todo propósito debaixo do céu!
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos
FASCINANTE PARA MIM É... COM SOM.
Fascinante é... Clica p/ avançar....
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Tema: Aprendendo com as tempestades da vida.
Só existem dois dias do ano sobre os quais nada pode ser feito.
Quando um “Tema” se torna em um “LEMA”. Quando um “Tema” se torna em um “LEMA”
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Boa Tarde!. Desenvolvendo Talentos Desenvolvendo Talentos Gertrudes Stanislauki
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Esta é uma história real que ainda pode nos trazer muitas reflexões.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
Orientação Especial Março/2011.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de Picasso foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de.
Colacio.j Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique para mudar o slide.
Só existem dois dias do ano sobre os quais nada pode ser feito.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Os quatro pilares da educação.
ACREDITE NA VIDA.
ARTE Formato do ENEM.
QUEM VOCÊ PENSA QUE É? ( INTROSPECÇÃO ) COMPETÊNCIA E COMPETITIVIDADE.
1.
A ARTE DE IVAN SLAVINSKY
Apresentar obras de gênios e
Autor da vida Paulo Roberto Gaefke.
FASCINANTE PARA MIM É....
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
12. Novo céu e nova terra 19 DE DEZEMBRO DE 2015
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Na História da Humanidade Encontramos Acontecimentos que nos Levam a Profundas Reflexões.
Colacio.j Colacio.j PÁSCOA Texto de: Célia Jardim.
Na História da Humanidade encontramos acontecimentos que nos levam a profundas reflexões…
A coragem de confiar... No te rindas... Mario Benedetti
JURA EM PROSA E VERSO GRUPO FRATERNIDADE A balsa Esta é uma antiga apresentação em Power Point, mas que merece ser revista com atenção. É para refletir.
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Recriar a família à luz da misericórdia
Na História da Humanidade Encontramos Acontecimentos que nos Levam a Profundas Reflexões.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Na História da Humanidade Encontramos Acontecimentos que nos Levam a Profundas Reflexões.
Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos
Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos
Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos
É um grande privilégio: Objetiva salvar os juvenis do pecado A convivência e proximidade ajuda-os a compartilhar suas dificuldades O capelão é gabaritado.
Transcrição da apresentação:

Avaliação em Tempos de Crise FACES DA MUDANÇA Avaliação em Tempos de Crise Por: Homero Reis, M.Sc.

Pilares Relacionais Segundo o Relatório DELORS/UNESCO Aprender a CONHECER; Aprender a FAZER; Aprender a CONVIVER; Aprender a SER.

Questões Básicas Como aprender a fazer, aprendendo a conhecer? Como aprender a ser aprendendo a conviver? Duas DIRETRIZES: Serenidade nas relações; e Cuidado com o outro

1ª FACE Processo de Construção do Conhecimento

Sobre a Obra Autor: Pablo Picasso - Data: 1937. Título: Guernica (8mX3,50m – óleo sobre tela). Contexto: bombardeamento, durante a Guerra Civil Espanhola, das cidade de Guernica & Luno, cidade santa do pais basco espanhol. Emocionalidade: Indignação pela barbaridade humana. Expressa seu mais trágico protesto contra a guerra, a violência e a estupidez humana; Construção: Reúne temas anteriores do autor, como o Minotauro e A Corrida; Conseqüências: Marco inicial da fase mais sombria e violenta da obra de Picasso.

O Conhecimento Agregado O caldeirão criativo Picasso partiu das imagens acumuladas em seus 56 anos de vida, imagens pessoais e culturais, trazidas por suas obras anteriores e também pelas obras de Goya, Velázques, Rubens, Delacroix e outros, acrescidas do impacto da notícia do bombardeio de Guernica.

2ª FACE A VISÃO PLURAL

3ª FACE A INTEGRALIDADE DO SER E DAS RELAÇÕES

Modelo Observador, Ação e Resultados OBSERVADOR AÇÃO RESULTADOS AVALIAÇÃO OBSERVADOR AÇÃO RESULTADOS APRENDIZAGEM DE 1º ORDEM - INSTRUMENTAL APRENDIZAGEM DE 2º ORDEM - ONTOLÓGICA

4ª FACE CONSTRUÇÃO DE NOVA BASE RELACIONAL PARA AVALIAÇÃO

Visão Relacional Clássica PESSOA “A” livre legítima autônoma diferente PESSOA “N” livre legítima autônoma diferente DOMÍNIO exercício da força visão unilateral não reconhecimento do outro

Avaliação Relacional Ontológica PESSOA “A” livre legítima autônoma diferente PESSOA “N” livre legítima autônoma diferente E ESPAÇO R REFLEXIVO A APRENDIZAGEM

5ª FACE A DINÂMICA DO GRUPO

Na história da humanidade encontramos acontecimentos que nos levam a profundas reflexões

Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos Em 1816 uma fragata francesa encalhou próximo a costa de Marrocos. Não havia número suficiente de botes salva-vidas.

Os restos do navio foram a única balsa que manteve 149 pessoas vivas Os restos do navio foram a única balsa que manteve 149 pessoas vivas. A tempestade os arrastou ao mar aberto por mais de 27 dias sem rumo.

A dramática experiência dos sobrevivientes impresionou a um artista - Theodore Gericault.

Gericault realizou um estudo substancial dos detalhes para produzir esta pintura: entrevistou os sobreviventes, os enfermos e inclusive viu os mortos. Horrorizado, reproduziu a íntima realidade humana nesta situacão.

“A Balsa de Medusa” de Theodore Gericault é a pintura de um acontecimento que comoveu a França. O naufrágio do navio “A Medusa” (2 de julho de 1816), trouxe repercussões que tocaram o mais profundo da alma Humana.

Nela, vemos como as diferentes atitudes humanas se manifestam nos momentos cruciais da vida. Leva-nos a pensar em que lugar estaríamos nesta pintura e de que forma enfrentamos as situações pelas quais passamos?

Nos deixamos derrotar e entregamos todas as nossas forças?

Duvidamos de tudo e de todos?

Não acreditamos que tenha solução?

Não deixamos de nos esforçar para chegar à vitória?

Somos os que mantemos a esperança acima de tudo?

Observe com atenção! Você verá que não há nenhum navio para resgatá-los. No entanto, há um grupo decidido a usar suas últimas forças para salvar toda a tripulação.

A balsa é como este grupo. Os tripulantes somos todos nós A balsa é como este grupo. Os tripulantes somos todos nós. As atitudes que cada um toma no dia-a-dia, determinam os resultados.

“Avaliar é decidir pela vitória em cada circunstância que a vida nos coloca”

Afinal, a vitória da esperança não é fazer-nos vencer Afinal, a vitória da esperança não é fazer-nos vencer. Antes, é não nos deixar cansar.

6ª FACE A DINÂMICA TEMPORAL

Navegando pelo Tempo a avaliação efetiva O que éramos e o que somos; Como tratamos da realidade presente; Como projetamos nossas relações no futuro; Como seremos lembrados; A questão da ESSENCIALIDADE. O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS. SOMOS FEITOS DA MESMA NATUREZA QUE NOSSOS SONHOS.

Entender a AVALIAÇÃO como um procedimento diário nos capacita “Não importa o material que se tem, tudo pode ser transformado em arte quando a genialidade criativa e a honestidade relacional estão postas a serviço da beleza”. Homero Reis; M.Sc. “TORNAR A VIDA UMA OBRA DE ARTE’’