Luciana de Paiva Luquez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Advertisements

DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Proteção Jurídica da Flora
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo
Gerente de Áreas Protegidas
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Aplicada
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
PROGERIRH / PRODHAM.
Termo de Referência para contratação de diagnóstico ambiental para subsidiar a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do.
ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP
ESTUDO DE PERDAS DE ÁGUA E SOLO EM UMA MICROBACIA DO PARAÍBA DO SUL
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Meio Ambiente ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Adequação ambiental da propriedade rural
Restauração e Biomonitoramento
Gerhard Valkinir Cabreira
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Proteção e uso sustentável de paisagens dos biomas brasileiros:
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Restauração de Habitats
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
Os solos e a agricultura
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.
VALORAÇÃO AMBIENTAL DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA MICROBACIA DO RIBEIRÃO SÃO BARTOLOMEU NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
A Educação Florestal Educação ambiental focada na valorização do patrimônio florestalEducação ambiental focada na valorização do patrimônio florestal.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Consiste no acompanhamento de vários compartimentos sócio- ambientais das áreas de influência de determinado empreendimento, com a finalidade de verificar.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente - SISLEG CREA – PR ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
Aula 11 A proteção florestal. Proteção florestal e Constituição Art 225: 1º: Para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente.
9º Ciclo de Palestras e Debates Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Senado Federal Contribuições para o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL VISÃO E CONTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA TECNOLÓGICA CARLOS ADOLFO BANTEL Engenheiro Florestal Engenheiro de Segurança.
APOIO PROJETO BIOMAS 1 a fase IMPLEMENTAR O USO DA ÁRVORE NA PROPRIEDADE RURAL BRASILEIRA (APP, ARL e ASP) GERAR SUBSÍDIOS TÉCNICOS PARA APRIMORAR.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Transcrição da apresentação:

PROJETO BIOMAS Proteção e uso sustentável de paisagens dos biomas brasileiros Luciana de Paiva Luquez Assessora Técnica da Comissão Nacional do Meio Ambiente

JUSTIFICATIVA Legislação Ambiental Base Científica Meio Ambiente Não tem sintonia com a realidade brasileira Sem “achismos” Recuperação e conservação das áreas ambientalmente frágeis

Florestas no Brasil

O QUE É UM BIOMA? Bioma é o conjunto de fatores climáticos e edáficos, geomorfológicos, fitofisionômicos, faunísticos, representando um gradiente complexo de formações em um ambiente ecologicamente uniforme.

O Projeto Biomas O Brasil encontra-se diante de um grande desafio: preservar o seu enorme patrimônio ambiental e continuar produzindo alimento barato e de qualidade.

Objetivos Específicos NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NAS RESERVAS LEGAIS E ÁREAS DE USO ALTERNATIVO DO SOLO Pesquisar definição da largura Pesquisar formas de uso Capacitar multiplicadores Pesquisar aplicações sociais, econômicas e ambientais Capacitar multiplicadores

Definição de APPs Declive do solo = acentuado / moderado < DECLIVIDADE > DECLIVIDADE CÔNCAVA-RETILÍNEA maior largura lâmina d´água sistemas de produção

Definição de APPs Textura do solo = argiloso / arenoso CONVEXA-RETÍLÍNEA TEXTURA ARGILOSA TEXTURA ARENOSA lâmina d´água floresta fluvial maior largura sistemas de produção

Definição de APPs ESPESSURA DE SOLO ESPESSURA DE SOLO sistemas de produção sistemas de produção maior largura menor largura lâmina d´água lâmina d´água MAIOR ESPESSURA MENOR ESPESSURA

Planos de Ação 1. Gestão; 2. Seleção, caracterização e interpretação de potencialidades e fragilidades das paisagens rurais (áreas experimentais) dos diferentes biomas brasileiros; 3. Proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros (Rede de experimentação Nacional); 4. Rede de experimentação extensiva para proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros; 5. Transferência de tecnologia - Capacitação de multiplicadores e agentes locais.

S AUA RL AUA RL Zona frágil por recarga de aquífero e trânsito de fauna e flora Zona frágil por erosão e trânsito de fauna e flora Zona com potencial de uso agroflorestal Zona com potencial para povoamentos florestais Zona com potencial para usos diversos

O Projeto Biomas As áreas de experimentação selecionadas em cada bioma serão compostas de paisagens rurais associadas às Áreas de Preservação Permanente (APP) fluviais e outras áreas frágeis de Reserva Legal (RL) ou de uso alternativo do solo (AUA), com representatividade geoambiental. Além de estabelecer parâmetros a serem repassados aos produtores rurais, o Projeto Biomas avaliará o plantio de florestas como alternativa para diversificação dos sistemas produtivos, com ganhos ambientais, gerando renda e fixando mão-de-obra no campo. O projeto será operacionalizado em cinco planos de ação compostos por várias atividades. O plano de ação 4 apresenta forte direcionamento para ações de desenvolvimento.

Planos de Ação 1. Gestão; 2. Seleção, caracterização e interpretação de potencialidades e fragilidades das paisagens rurais (áreas experimentais) dos diferentes biomas brasileiros; 3. Proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros (Rede de experimentação Nacional); 4. Rede de experimentação extensiva para proteção e uso sustentável de APPs e entornos nos biomas brasileiros; 5. Transferência de tecnologia - Capacitação de multiplicadores e agentes locais.

Objetivo geral Viabilizar soluções técnico-científicas para a proteção e o uso sustentável de paisagens rurais nos diferentes biomas brasileiros, por meio da implantação de uma rede nacional de unidades demonstrativas, com ênfase no uso do componente arbóreo. Trata-se de estabelecer padrões para a produção sustentável.

Resultados esperados Rede nacional de manejo de APPs e entornos – subdividida por biomas, por tipo de paisagem e por tipo de intervenção (restauração, enriquecimento, sistemas agroflorestais, povoamentos florestais etc.); Parâmetros para estabelecer a largura de APPs, principalmente fluviais, considerando as particularidades ambientais locais (solos, clima, flora e fauna); Avaliação inicial de sistemas de manejo de APPs e entornos (AUAs e RLs), com foco nas funções ambiental e econômica da propriedade rural; Capacitação de multiplicadores (por bioma) na percepção de informações ambientais, em sistemas úteis ao manejo de APPs e entornos (restauração, enriquecimento, SAFs, povoamentos etc.).

Palavra da Presidente As unidades demonstrativas do Projeto Biomas serão verdadeiros “showrooms” de técnicas de produção sustentável. O produtor vai poder escolher o melhor para sua propriedade a partir de exemplos reais.

Definição de Serviços Ambientais Visão do Produtor Fonte adicional de renda para ressarcir os custos (de oportunidade e de manutenção) encarados pelas práticas conservacionistas do solo que permitem o fornecimento de serviços ecossistêmicos.