Metodologia Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Departamento Técnico Palestrante: Luiz Gustavo Marin.
Segurança e Saúde no Trabalho
Total de municípios com registro de LTA e número de casos notificados da doença no Estado de Minas Gerais Em Minas Gerais, no período de 1988 a 1999, a.
Osny Ferreira de Camargo
SEMINÁRIO LIDANDO E PREVENINDO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA EMPRESA
Uma viagem rumo ao conhecimento.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
PROTEÇÃO AUDITIVA Segurança em Primeiro Lugar
Ruído e Protetores Auditivos – Critérios de Avaliação e Atenuação
Existem coisas que você não precisa perder.
Esclarecimento de Critérios (bolsista PIBIC – Fapergs)
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Surdez A Educação dos Surdos.
Proteção Auditiva.
Pré-projeto de Pesquisa Orientações: (Colaboração de Ana Laura)
RISCOS FÍSICOS RUÍDO 1) O que é som? 2) Características do som:
Redação de textos técnicos recomendações
Equipamentos de Proteção Individual
Metodologia Científica Aula 6
O processo de desconcentração industrial da Região Metropolitana de São Paulo Sueli Schiffer / 1.
Metodologia Científica
Metodologia Científica
Trabalho de DAC de História
Título do Trabalho Nome Orientador Data.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Perda Auditiva Induzida pelo Ruído
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
In Investigação científica Campana,A.O. ; Organizador Editora Manole
Internet e Educação.
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
Projeto de Intervenção
LEIS SOBRE POLUIÇÃO SONORA E VISUAL
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2005.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Tendência da mortalidade por homicídios no Estado do Paraná, segundo Regionais de Saúde, 1979 a Elizabeth Mitiko Konno de Lozada Thais Aidar de Freitas.
ARTIGO CIENTIFICO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Universidade Federal de Minas Gerais
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM OUTUBRO/2005 BRASÍLIA,
PAIR.
REFRESCO NA MEMÓRIA. Há certos leitores da revista Veja que simplesmente esqueceram o que saiu na própria Veja nos tempos de FHC...
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador
Formulação de problemas
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Legislação aplicada ao controle da pressão sonora
PROJETO DE PESQUISA.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
TREINAMENTO SOBRE PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO - PAIR.
SUMÁRIO O sumário é parte obrigatória em um trabalho, pois esquematiza as principais partes, seções ou capítulos que aparecem neste trabalho, indicando.
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
Aula – 4 Planejamento
Mapas acústicos Poluição sonora
Pesquisa ao Alcance de Todos (PAT-2009) 2ª Oficina de Elaboração de Projetos: Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa do projeto Coordenadores:
Metodologia Científica
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
P.C.A..
Impactos na saúde humana de partículas emitidas por queimadas na Amazônia brasileira Guilherme Martins INPE/CCST Ignotti, E.;
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
Acústica e Ruídos Introdução.
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica 1 - Introdução (ao assunto da pesquisa) A introdução deve: 1 - Iniciar o leitor ao assunto. 2 - Apresentar o problema, dúvida, questão a ser resolvida pela pesquisa. 3 - Apresentar a delimitação do tema. 4 - Justificar a importância da pesquisa. 5 - Apresentar, claramente, os objetivos da pesquisa.

Metodologia Científica (iniciar o leitor ao assunto) 1 - Introdução (iniciar o leitor ao assunto) Inicia-se o texto com uma descrição ampla e geral o problema a ser estudado. (1 ou 2 parágrafos)

Metodologia Científica 1 - Introdução O ruído é o tipo de poluição que perturba o maior número de pessoas na civilização moderna. Nos USA, em 1990, era estimado em 138 milhões o número de americanos expostos a níveis médios diários de ruído acima de 55 dB, considerado como limite de conforto para a população (Berglund and Lindvall, 1990). Em países em desenvolvimento, a situação é pior: a cidade do Rio de Janeiro recebe mais de 600 reclamações mensais de perturbação por ruído (Grom, 2001), enquanto que Belo Horizonte recebeu 2021 reclamações em 1997, 1616 em 1998 e 2096 denúncias em 1999 (Barros, 2000). A cidade de Vitória recebeu, apenas em outubro de 2000, 646 reclamações de ruído urbano.

Metodologia Científica 1 - Introdução Justificativa: Argumenta-se a importância do assunto, usando-se: 1 - Argumentos financeiros: aumento de divisas para o país, diminuição de importações, diminuição de gastos, etc. 2 - Melhorias tecnológicas. 3 - Diminuição de doenças. 4 - Diminuição de mortes.

Metodologia Científica 1 - Introdução A Perda de Audição Induzida por Ruído é, atualmente, o maior problema de saúde ocupacional no mundo. O Serviço de Saúde Pública dos USA estima que mais de 10 milhões de americanos têm a audição prejudicada em razão da exposição ao ruído (PHS, 1991), enquanto que o National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH, 1996) afirma que existem 30 milhões de americanos expostos a níveis de ruído acima do recomendado. Casali (1994) indica que são mais de 9 milhões de trabalhadores americanos com perda auditiva. No Brasil não existem estatísticas, mas sabe-se que nos últimos 25 anos aconteceram mais de 29 milhões de acidentes com mais de 100 mil mortos. Em 1998, os 401.254 acidentes custaram para o país R$ 9 bilhões (R$ 22.395,49 por acidente). Embora não seja o método mais adequado de combate ao ruído, o protetor auricular é o equipamento de proteção individual auditivo (EPIA) mais usado para tentar prevenir a PAIR. Os dois principais tipos de EPI disponíveis no mercado são os plugues e as conchas.

Metodologia Científica 1 - Introdução Delimitação do tema: Definir, de forma clara, quais os itens dentro do assunto geral que será estudado.

Metodologia Científica 1 - Introdução Um importante aspecto na avaliação destes equipamentos é o seu efeito sobre a comunicação, particularmente quando o trabalho exige a audição e discriminação de sinais sonoros, localização de sons e, principalmente, a capacidade de entender a voz humana (inteligibilidade).

Metodologia Científica 1 - Introdução Apresentação do problema, questão, dúvida a ser respondida.

Metodologia Científica 1 - Introdução Vários autores citam que os protetores dificultam o entendimento da voz, outros citam a dificuldade em ouvir alarmes de emergência, e outros estudam o conforto dos protetores. Algumas pesquisas citam que, em ambiente ruidoso, os protetores podem melhorar a inteligibilidade da voz, existindo inclusive equipamentos no mercado que prometem melhorar a comunicação entre seus usuários.

Metodologia Científica 1 - Introdução Apresentação dos objetivos da pesquisa.

Metodologia Científica 1 - Introdução O objetivo desta pesquisa é verificar a influência dos protetores auriculares (plugues e conchas) na inteligibilidade da voz, em sujeitos com audição normal, em situação de silêncio e com ruído ambiental.

0 1 2 3 4 5 meses