Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
Advertisements

MEIOS DE PAGAMENTO.
- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Macroeconomia Aula 2.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Moeda e mercado cambial
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Aula 20 Fluxos de renda e tendência ao desequilíbrio
Fundamentos de Economia
SCN 01. (AFRF, 2003) Considere as seguintes informações para uma economia hipotética aberta e COM governo, em unidades monetárias: exportações de bens.
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Anos 1980: Rumo perdido.
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
Economia, Finanças e Estatística Avançada
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Sistema de Contas Nacionais SCN
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Uma Teoria para a Macroeconomia Aberta
Questão Cambial Prof. Paulo Adani
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Economia Brasileira_26/02/2007
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Economia Internacional Exercícios - IS-LM-BP
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aula de Economia Política
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 12 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 17/04/2007.
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Sílvia Helena G. de Miranda Prof. ESALQ/USP Outubro/2014
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 14 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 26/04/2005.
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
POLÍTICA CAMBIAL.
Contabilidade Nacional
O Setor Externo da Economia
A Contabilidade do Balanço de Pagamentos
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
CONTAS EXTERNAS GRUPO: Charlot Clarissa Flávio Henrique Polianne.
BALANÇO DE PAGAMENTOS A medida que o Comércio Internacional começou a crescer, os países começaram a sentir a necessidade de medi-lo, para avaliar a importância.
O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
AULA 2 – Mercados Financeiros
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
POLÍTICA CAMBIAL.
SETOR EXTERNO
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Uma Teoria para a Macroeconomia Aberta
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
TAXA DE CÂMBIO Profª Salete P. Borilli.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 07 Fundamentos do Comércio Internacional, Taxa de Câmbio e Estrutura do Balanço.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, TAXA DE CÂMBIO, ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/20 Economia Brasileira Aula 5 Setor Externo GREMAUD, Amaury P.; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO, Rudnei.
Objetivos e Instrumentos
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Baseado na Obra: Economia – Micro e Macro Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos.
1) Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relação ao exterior, e inicialmente com o balanço de pagamentos equilibrado.
Disciplina: Economia Internacional
Transcrição da apresentação:

Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento

Taxa de câmbio Taxa de Câmbio: Valor de uma moeda nacional em termos de outra moeda nacional Surge da coexistência de: nacionalismo dos intermediários de troca (moedas) internacionalismo das operações de compra e venda de bens, serviços e ativos.

O funcionamento do mercado de câmbio Oferta (credito BP) Exportações Recebimento de empréstimos Recebimento de reembolsos de capital nacional no estrangeiro Venda de ativos para estrangeiros Demanda (debito BP) Importações Pagamento de juros sobre a divida externa nacional Remessas de lucros compra de ativos no estrangeiro

Mercado cambial Valorização x Desvalorização cuidado com definição valorização (moeda nacional) aumento do seu poder de compra - excesso de oferta da moeda externa desvalorização(moeda nacional) diminuição do poder de compra - excesso de oferta da moeda nacional

Balanço de Pagamentos: definição O Balanço de Pagamentos de um país é: O resumo contábil das transações econômicas que os residentes do país fazem com os não residentes, em um determinado período de tempo Obs.: é um fluxo, não um estoque

Balanço de Pagamentos: estrutura A. Balança de Transações Correntes A.1. Balança Comercial A.2. Serviços e Rendas A.2.1. Serviços Transportes Viagens Seguros Financeiros Computação e Informações Royalties e Licenças Aluguel de Equipamentos Governo A.2.2. Rendas Salários e Ordenados Investimentos (segue B 2) A.3. Transferências Unilaterais Correntes B. Conta Capital e Financeira B.1. Conta Capital B.2. Conta Financeira B.2.1. Investimento Direto Participação no Capital Empréstimo Intercompanhias B.2.2. Investimento em Carteira Ações Títulos de Renda Fixa B.2.3. Derivativos B.2.4. Outros Investimentos C. Erros e Omissões ___________________________ D. Transações Compensatórias Variação de reservas

BP – Políticas de Ajustes Restrições tarifárias ou quantitativas às importações Subsídios às exportações Controle da saída de capitais e de rendimentos para o exterior Aumento da taxa interna de juros Redução do nível de atividade econômica Desvalorização real da taxa de câmbio