centro de educação integrado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Volume 76, No. 6 : 2012 GASTROINTESTINAL ENDOSCOPY
Advertisements

Distúrbios do trato respiratório
EPISTAXE E OBSTRUÇÃO DA LARINGE
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
SINUSITE.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.: Gilmar.
Ciclos, Vectores e Gráficos Simulação da Queda de Corpos II
Administração para Engenharia
Auditoria de Segurança da Informação
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
Infecções do Trato Urinário
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO CURITIBA TÉCNICO EM RADIOLOGIA SINUSITE E TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO BRUNA X. MARCONDES MARINA L.
Cie-Centro de Educação Profissional Integrado Curso Técnico em Radiologia Trabalho de Módulo Crânio e Face Turma:082 VI Módulo Turno:noite.
Crânio e Face Milena kurzava Edmara Marques Prof: Claudia Paredes
PROFISSIONAL INTEGRADO - CURITIBA TÉCNICO DE RADIOLOGIA CRÂNIO E FACE
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Enf. Saúde Mental e Psiquiatria II
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
Sinusite Brasília, 19 de outubro de 2013
ELISETE KEHRWALD ROSIMERI VICENTE DA SILVA
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
Alunas: Luciane Garcia Marcia Pickarski
WINTER 01 Template ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
Conversão de um NFA para um DFA com um exemplo
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
CRÂNIO E FACE Angela Krieger e Silmara Vidal
Reunião Mensal Anátomo-Patológica
Por: Karlla Siqueira Tristão
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Patologias de Crânio e Face
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
PRESSÃO ARTERIAL Automático.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADE
Incidência AP Factores Técnicos Protecção Respiração
Identificando Oportunidades
FEBRE MACULOSA E SUA EPIDEMIOLOGIA
Diagnóstico por Imagem.
Doenças Infecto-Contagiosas Gonorreia Herpes Genital
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
Discentes Gleyce Kelly Ribeiro R.A
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Carolina Oliveira Priscila Alves Sandra Carriel Taise Swidzikiewicz
Radiologia do crânio Profª Isabella Pinheiro
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS CEFALÉIAS
RINOSSINUSITE AGUDA Camila Brandão Camila Sampaio Crislaine Siston.
CIE: Curitiba Turma: CRN 094 Curso: Técnico em Radiologia Módulo: II
PATOLOGIA NASOSINUSAL
Transcrição da apresentação:

centro de educação integrado Curso técnico em radiologia medica Crânio e face Turma:082 CRN082 VI módulo noturno Shirley Sousa Carvalho Suéli Beldovicz

CRÂNIO E FACE Trabalho de modulo do centro de educação integrado para obtenção de nota. professora: Cláudia Valéria Paredes.

Introdução   Este trabalho está baseado em uma pesquisa feita no local de estágio sobre o exame mais realizado entre crânio e seios da face, aonde será apresentado por um gráfico como comparativo e suas principais patologias: de crânio (Traumatismo Craniano) e seios da face (Sinusite). Pesquisamos na internet e vamos apresentar a definição, os sintomas e o tratamento para cada uma delas

Metodologia O trabalho foi realizado com base em pesquisas na internet e pesquisas nos exames realizados no local do estagio

sumario Traumatismo Craniano Sintomas do Traumatismo Craniano Tratamento para Traumatismo Craniano Diagnóstico Exames radiológicos usados para diagnóstico de traumatismo craniano: Anexos Gráfico Seios da face PRINCIPAIS SINTOMAS Que tipos de sinusite existem DIAGNÓSTICO SINUSITE CRÔNICA e SINUSITE Fúngica RECOMENDAÇÕES bibliografia

Traumatismo Craniano O traumatismo craniano é um tipo de contusão ou ainda lesão na cabeça, pode ocorrer imediatamente ou se desenvolver no decorrer de varias horas, podendo ainda constituir-se no traumatismo cranioencefalico.

causas: As causas mais comuns das lesões na cabeça incluem os acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, quedas, violência física, acidentes em casa, atropelamento e durante a pratica desportiva como por exemplo nas partidas de futebol

Sintomas do Traumatismo Craniano Perda da conciência/desmaio; Dor de cabeça; Sangramento na cabeça; Diminuição da força muscular; Sonolência; Dificuldade de fala; Alterações na visão e na audição; Perda da memória; Coma.

Tratamento para Traumatismo Craniano   O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso. Casos leves devem permanecer sob observação hospitalar por até 24 horas.

Diagnóstico Todas as lesões cranianas devem ser avaliadas, de imediato, por um médico em contexto de serviço de urgência

Exames radiológicos usados para diagnóstico de traumatismo craniano: A.P. de cranio: paciente em decúbito dorsal ou ortostase, raio central perpendicular incidindo na glabela, distância foco filme um metro, filme 24x30 na longitudinal, respiração em apnéia. P.A. de cranio: paciente em decúbito ventral ou ortostase, raio central perpendicular incidindo no topo da cabeça e saindo na glabela, distância foco filme um metro, filme 24x30 na longitudinal, respiração em apnéia. Perfil de cranio: paciente em decúbito ventral ou ortostase posição de nadador, raio central entre o Mae e o esfenóde, distância foco filme um metro, filme 24x30 na transversal, respiração em apnéia.

P.A. de crânio

Perfil de crânio

Exames crânio e face De acordo com a pesquisa realizada no local de estagio: raio-x bairro alto com permissão do técnico responsável no período de:01-07-13 à 25-07-13 Foram realizados 90 exames de face e 30 de crânio.

Seios da face Sinusite: Sinusite é a inflamação da mucosa que reveste os seios da face. É uma doença que ocorre com frequência e pode ser classificada em aguda, quando rapidamente provoca sintomas, ou crônica, quando as crises vão e voltam. Muita gente tem sinusite sem saber, porque desconhece seus múltiplos e diferentes sintomas. Na verdade, a sinusite nem sempre provoca a clássica dor de cabeça. É comum vir acompanhada por tosse intensa, por exemplo. Quase sempre a sinusite se aparece depois de um resfriado. Se os indivíduos resfriados fossem submetidos a uma tomografia computadorizada, 90% apresentariam alterações nos seios da face, mas apenas 10% evoluiria para sinusite.

PRINCIPAIS SINTOMAS Quais os sintomas mais frequentes da sinusite além da dor de cabeça que pode não se manifestar em todos os casos da doença?  A dor de cabeça surge na sinusite aguda. Em geral, o indivíduo apresenta além da dor na área do seio comprometido, obstrução nasal com presença de catarro purulento e sanguinolento, que incomoda bastante ao respirar, mal-estar e febre.

Existe uma dor de cabeça típica da sinusite?   É uma dor aguda, por vezes lancinante, porque a secreção fica retida num dos seios da face ou em todos eles

Que tipos de sinusite existem? De acordo com a região dos seios em que se manifesta, pode-se classificar a sinusite em maxilar (maçãs do rosto), etmoidal (entre o globo ocular e o nariz), frontal (testa) e esfenoidal. A sinusite esfeinodal provoca dor na lateral ou no vértice da cabeça ou, às vezes, na altura do dente canino. Há pouco, uma senhora que se queixava de dor no dente canino, me procurou depois de consultar vários dentistas e tentar diversos tratamentos. Tudo em vão, porque se tratava de um caso típico de sinusite esfeinodal com comprometimento do seio esfeinodal direito, patologia que exige cuidados específicos

DIAGNÓSTICO O diagnóstico é sempre diferencial. Parte-se da história clínica do paciente. Na fase aguda, o indivíduo costuma dizer que tudo começou com um resfriado. Esse é um dado importante: geralmente um resfriado precede a sinusite. Para se ter uma ideia, o termo correto deveria ser rinossinusite, porque existe sempre uma rinite (inflamação das mucosas nasais) associada à sinusite (inflamação dos seios da face). 

SINUSITE CRÔNICA e SINUSITE FÚNGICA Como distinguir os casos de sinusite crônica?  A sinusite pode ser crônica. Nesse caso, os sintomas são permanentes. A pessoa tem obstrução nasal, catarro amarelo-esverdeado e sanguinolento e dificuldade para eliminar secreção. A dor de cabeça só aparece nos processos sub-agudos. Pode, também, ser crônica recorrente, isto é, quando em média ocorrem quatro crises anuais, com intervalos nos quais a doença não se manifesta. Existe, ainda, a sinusite crônica complicada com comprometimento orbitário e intracraniano.

RECOMENDAÇÕES AR CONDICIONADO E DISSEMINAÇÃO DE FUNGOS  Qual a influência do ar condicionado nos casos de sinusite? Atualmente, aumentou a exigência para limpeza dos sistemas de ar condicionado para evitar a disseminação de fungos e bactérias nos ambientes em que estão instalados. O interessante é que, mesmo nos países mais civilizados do mundo, o acelerado crescimento de casos de rinite alérgica não encontra explicação satisfatória. Buscam-se respostas na predisposição individual para a doença, no sistema nervoso neurovegetativo (tese defendida pelos alemães) e nos efeitos do ar condicionado sobre o organismo.

Bibliografia: Pesquisa no local de estagio : raio x bairro alto Livro: bontrager Sites da internet

Fim...