ADÃO CARLOS DOS SANTOS - SECRETÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTADO DA BAHIA ÁREA DO PROJETO TERRA DE VALOR E
Advertisements

Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
O PROGRAMA NACIONAL DE ELETRIFICAÇÃO RURAL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas
“Somos do tamanho dos nossos sonhos.”
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
Reprojeto da Estrutura Organizacional
Para quem é da terra criar raízes
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
RULESCOOP Soluciones de la economía social y solidaria a un mundo en crisis ROMPENDO BARREIRAS SOCIOECONÔMICAS: O CASO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL.
O3 DE ABRIL DE 2014.
Competências e obrigações da SUDAM
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Parceria Sicredi FIEP Empresa que Coopera Cresce!
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
Recursos e Fontes de Financiamento
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Gestão Municipal da Habitação
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
1995 Criadas as 5 primeiras cooperativas º Convênio com o BNDES 2003 Inaugurada sede própria da Central Cresol Baser 2004 Criação de mais uma.
Política Nacional de Habitação
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE “Equipe de Formação Cresol Central SC/RS”
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Sistema Unicred Médicos Profissionais Da Saúde Livre Admissão.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
O nosso negócio é o desenvolvimento. Municípios por Estado MUNICÍPIOS:
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
POLITICAS PUBLICAS E O PAPEL DO COOPERATIVISMO SOLIDARIO AILTON CRODA PRESIDENTE CONFESOL
Constituição em 29 de janeiro de 2014 cooperativas.
Automação de Cooperativas de Crédito Dr. Moacir Azevedo Presidente da Unicred Central do RS 1º Seminário da Abracred Abril/2004.
Escritório de Projetos
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
Sistema Financeiro Nacional
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Economia Solidária: Outra economia acontece
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Transcrição da apresentação:

ADÃO CARLOS DOS SANTOS - SECRETÁRIO COOPERATIVA CENTRAL CRE$OL BASER ADÃO CARLOS DOS SANTOS - SECRETÁRIO

Como surgimos - O Sistema Cre$ol nasceu da necessidade de melhorias nas condições de crédito rural para a Agricultura Familiar e pelo fortalecimento de um desenvolvimento sustentável. - Antes de 1995 os agricultores organizavam-se através do Sindicalismo, Associativismo, Reforma Agrária, ONGs, Fundos de Crédito Rotativo, entre outros. O Sistema Cre$ol é fruto destas iniciativas. - Em 1995 são constituídas as cinco primeiras cooperativas de crédito, somando-se às demais entidades no Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Em 1996 entraram e funcionamento as cinco Cooperativas de Crédito, e devido a sua especificidade (Sistema Financeiro) constitui-se a primeira Base de Serviços (BASER), com atuação no Estado do Paraná. Em 1998 e 1999 o Sistema Cre$ol se expande para os três estados do Sul, e com 28 cooperativas inicia- se a discussão da criação de três bases regionais. Em 2004 criação da segunda cooperativa central do Sistema.

Sistema Cre$ol no Paraná

Sistema Cre$ol em Santa Catarina

Sistema Cre$ol no Rio Grande do Sul

Quem somos... Uma rede de cooperativas de crédito rural solidário; Cooperativas amparadas por lei federal e autorizadas pelo Banco Central; Constituídas e dirigidas por Agricultores/as Familiares, integradas através das Centrais de Crédito e das Bases Regionais de Serviços;

Missão Fortalecer e estimular a interação solidária entre Cooperativas e Agricultores/as Familiares através do crédito e da apropriação do conhecimento visando a sustentabilidade institucional e o desenvolvimento local sustentável 8

Princípios Democracia; Articulação com os movimentos populares; Gestão dos agricultores/as; Transparência; Solidariedade e Cooperação; Sustentabilidade Institucional; Descentralização; Honestidade.

Perfil do quadro social inicial (96/97) 49,82 % dos sócios não tinha conta corrente; 85,18 % nunca tinham feito financiamento em banco; 39 % dos que tinham conta corrente não a movimentavam; 63,3 % fazia troca troca com custo de até 100%;

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (Grupo Controlador) A Central Cre$ol Baser é o órgão máximo de representação, que agrega e responde solidariamente por todas as cooperativas a ela filiada. Foi criada em 2000, por orientação do Banco Central do Brasil, e congrega as seguintes instâncias: CENTRAL DE CRÉDITO (Cresol-Baser) CENTRAIS DE SERVIÇOS (Base Regional) COOPERATIVA SINGULARES QUADRO SOCIAL

Funções das Cooperativas Centrais Formação - Dirigentes, técnicos e assessores; Contabilidade - padronização, e normatização; Auditoria Interna; Crédito Rural - Acompanhamento do MCR, Plano de Safra, análise sócio-econômica Negociação com Projetos com BNDES, BRDE, Banco do Brasil, MDA, Governos Estaduais, organizações de Agricultores Familiares e ONG’s Informática - Desenvolvimento e atualização do Software; Comunicação e Marketing; Recursos Humanos - Cargos e funções; Solidariedade financeira do sistema

Funções das Bases Regionais Formação Informática (manutenção do Software e equipamentos); Caixa e Comitê de Crédito; Conselhos de Administração e Fiscal; Agentes Comunitários de Desenvolvimento e Crédito; Contabilidade- Execução e análise do Balanço Contábil, acompanhamento e gestão; Constituição de novas cooperativas, desmembramentos, assembléias e atas; Negociação com governos municipais, órgãos públicos regionais, Superintendências Regionais dos Bancos, ONG’ s e movimentos populares; Normativos específicos para as cooperativas da região; Recursos Humanos- processos seletivos e avaliação dos funcionários.

Funções das Cooperativas Singulares - Operacionalização, controle, acompanhamento de créditos; Ações Organização do quadro social Aplicação do cadastro sócio-econômico Liberação e deferimento de créditos (Pessoal e Rural) Análise de projetos de crédito de investimento Controle administrativo e gerencial Arquivos e Compensação Controle de contas Segurança Aplicações financeiras

Por que cooperativas municipais? Controle - Social e administrativo - Econômico - Capacitação dos quadros de diretores municipais - Estímulo ao desenvolvimento local Viabilidade econômica - Baixo custo administrativo - Credibilidade na captação de recursos - Baixa inadimplência

Quais são os riscos da Agricultura Familiar frente ao crédito Proagro; Diversificação; Organização e subsídios do governo; Adaptabilidade de capital e mão de obra; Avais: entre agricultores, aval das singulares e aval da central; Risco Climático; Risco da crise de alguns produtos (soja e milho); Risco de mercado; Risco das baixas rentabilidades; Risco da inadimplência p/ os agentes financeiros

O Sistema Cre$ol hoje 106 cooperativas Singulares na região Sul do Brasil 70 mil associados e associadas Abrangência em mais de 380 municípios da região Sul Repasse de Pronaf Custeio 2005/2006 R$ 112 milhões Repasse de Pronaf Investimento 2005/06 R$ 44,7 milhões Patrimônio Líquido R$ 66 milhões Depósitos à vista e a prazo R$ 85 milhões Carteira de recursos próprios R$ 61,3 milhões

Como nos organizamos? - Cooperativas Singulares 53 cooperativas no PR 33 cooperativas em SC 25 cooperativas no RS - Bases Regionais de Serviço 06 Bases Regionais no PR 04 Bases Regionais em SC 02 bases Regionais no RS - Cooperativas Centrais Central Cre$ol Baser – Fco Beltrão/ PR Cre$ol Central - Chapecó/SC

* projeção para 2006: chegar a 75 mil sócios 19

* projeção para 2006: chegar a 130 cooperativas

23

Programa de Habitação Rural

Ex: DE UMA SINGULAR CRESOL CORONEL VIVIDA Início das Atividades – 01/1998 Sócios Atuais – 1.046 Numero cheques mês – 2.300 Valores em cheques ano – R$ 9,5 Milhões; Financia em torno de R$ 6 milhões anual; Giro no comércio local R$ 800 mil mês; Financiamento de 70 casas do PSH - R$ 700.000 mil; Serviço cobrança de Títulos e Convênios – COBAN; Cheque próprio.