DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Compras Governamentais
MUDANÇAS NAS COMPRAS PÚBLICAS EM RAZÃO DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006 LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006 Determina um tratamento diferenciado,
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Desenvolvimento econômico sustentável, com geração de trabalho e renda. Secretarias correspondentes: - Fazenda - Trabalho.
1 A Importância da Regulamentação da Lei Geral na Cidade de São Paulo Frente Parlamentar em Defesa das MPEs/MEI/Cooperativas 21/05/2010.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Gerenciamento de aquisições do projeto
Apresentação do Projeto
ESTATUTO DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DO CEARÁ (VERSÃO 1.0) JULHO / 2008.
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
SANTANA DO IPANEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA SANTANA DO IPANEMA ALAGOAS.
Implementação de Sistemas
LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
PROJETO INTEGRAR PROJETO INTEGRAR.
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE REGULAÇÃO URBANA SMARU
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
Compras Governamentais
LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
Plano Estratégico Regional de Turismo
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
Curso para Agentes de Desenvolvimento Etapa I Básica Básica.
Cariacica Rede Empreendedora
Disseminação de Políticas Estruturantes de Desenvolvimento   Desenvolvimento Municipal Sustentável e Fomento aos Pequenos Negócios PROSPERAR.
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Compras Governamentais
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Brasil Mais Simples Marcelo D. Varella Diretor Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
EXPRESSO EMPREENDEDOR
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Os Novos Marcos Regulatórios
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
I, II e III Edição Tratamento das informações Custo do serviço IV Edição SGO Migração dos projetos V Edição SGO Migração imediata dos projetos.
Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas Propostas do Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília – Agosto de 2010.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Instituto Publix. 10 de setembro de 2014 Universalização do Simples Nacional Diferencial para adesão deixa de ser a atividade e passa a ser o faturamento.
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Transparência e Controle Social
CARIACICA Espírito Santo Brasil
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
CRF – RIO 2014 A JUCEMG E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.
CORE-CE 4Ciclo de Palestras
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
1 Uma lei em favor do Brasil Uma lei em favor do Brasil Desenvolvimento Econômico: o que fazer para alavancar o seu município.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LEI GERAL MUNICIPAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM CONSTRUÇÃO

Conteúdo da Lei Geral Municipal Novos programas Cada município deverá desenvolver seus programas de acordo com a sua vocação Sala do empreendedor Tributos Acesso ao mercado Fiscalização Associativismo e Cooperativismo Estímulo ao crédito e capitalização Estímulo a inovação Acesso a justiça Responsabilidade Social / Ambiental e estímulo ao empreendedorismo

Exemplo: Sala do empreendedor

Sala do empreendedor Informações e processos necessários ao empreendedor para formalizar sua empresa Alvará de construção Certidão de zoneamento Regularização da construção Licença de Instalação Alvará para ampliação Alvará de Funcionamento Habite-se Laudo de Corpo de bombeiros 5 dias para a abertura Licença sanitária

Tributos Tratamento diferenciado e favorecido IPTU ISS ITBI

Acesso ao mercado Capacitação de compradores Administração municipal: Edital de Licitações de modo não devem excluir as MPEs Pagamento no prazo Documentos exigidos Antes da Licitação: Ato Constitutivo e CNPJ Ganhadores da licitação: deverão apresentar todos os documentos

Acesso ao mercado Capacitação de fornecedores Empresas Apresentar corretamente os documentos exigidos Fornecer produtos de qualidade Preços competitivos Obedecer prazos estipulados Compras eletrônicas

Acesso ao mercado Ex: Município de Pilar do Sul Licitação para fornecimento de alimentação escolar 13 escolas recebem o alimento direto dos fornecedores Prefeitura Fornecedores de Alimentação Escolas

Termo de Ajuste de Conduta Fiscalização 1ª Visita Orientação 2ª Visita Autuação Termo de Ajuste de Conduta

Associativismo e cooperativismo Administração municipal Estimular a cultura empreendedora no município Escolas Servidores Públicos Comunidade

Acesso ao crédito Parcerias com o Banco do Povo Paulista Cooperativas de micro-créditos

Estímulo a inovação Política municipal de inovação e acesso a tecnologia para a MPE Parcerias: Universidades e Instituto de pesquisa

Acesso a justiça Câmaras de Mediação e Arbitragem Solução de conflitos extra judiciais

Responsabilidade Social/Ambiental e estímulo ao empreendedorismo Empresas que recebem incentivos podem se comprometer: Dar preferência a MPE em compras e contratação de serviços Decorar a empresa com obras de artistas locais Expor produtos típicos da região Manutenção de espaços públicos em parceria com a prefeitura

Guia de Implantação da Lei Geral Municipal ONGs Contabilistas Universidades Outros Líderes Municipais Empresários Economistas Advogados Entidades Empresariais Micro e Pequena Empresa Prefeituras

Passo a passo 1 - Constituir uma equipe para regulamentação e implantação da Lei Geral, com a participação de representantes dos empresários, da Câmara dos Vereadores e das Secretarias Municipais. 2 - Definir o foco do apoio aos pequenos negócios, de acordo com a vocação de cada município. 3 - Escolher os principais artigos da Lei Geral que devem ser imediatamente implementados. 4 - Formatar a proposta de Lei Geral Municipal. 5 - Articular a discussão e aprovação na Câmara dos Vereadores. 6 – Sancionar, divulgar e implantar.