Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA Brasil ) http://www.jica.go.jp/brazil E-mail: br_oso_rep@jica.go.jp 24 de abril de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

Financiamento para a Pesquisa: resíduos de agrotóxico em alimentos
As conseqüências do avanço da cana
FÓRUM REGIONAL CONSECTI NORTE CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS PARA ASSUNTOS DE CT&I Palmas (TO) - 11/03/2008.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Mickey Peters – “A Nova Duke Energy”
DADOS DO CENSO 2010 Prof. Igor O. Franco - Geógrafo -
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Alessandro Teixeira Presidente.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
MATA ATLÂNTICA.
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
SUPERINTENDÊNCIA PETROBRAS/BNDES
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
São Bartolomeu Vivo.
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
PETROBRAS/ ENGENHARIA
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Obra Kolping Obra Kolping do Brasil.
Terceiro Seminário REDEPRO Evoluindo no modelo Fábrica de Software Dezembro 2005.
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO “Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Julho de 2007.
Talentos para Inovação
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Congresso Brasileiro de Heveicultura Mesa sobre captura e crédito de.
Um Banco da Amazônia.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Metodologia de Monitoramento e Avaliação. Volume: aproximadamente 12,8 milhões de euros/ano do governo alemão; aproximadamente 416 milhões de euros do.
PARQUE EMPRESARIAL AJORPEME
Brasília – junho Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação.
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
Empreendedorismo Feminino no Brasil
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat 2008
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA Brasil )
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Estratégias para a Amazônia
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari Novembro 2014
1.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
Elaboração e coordenação dos cursos de formação de projetistas em aquecimento solar pela Prefeitura de São Paulo, onde forma treinados mais de 1000 alunos.
Audiência Pública - Comissão de Agricultura e Reforma agrária Silvia de Toledo Fagnani Ligabó Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Agência de Cooperação Internacional do Japão ( JICA Brasil ) http://www.jica.go.jp/brazil E-mail: br_oso_rep@jica.go.jp 24 de abril de 2008 Mato Grosso

EVOLUÇÃO DA COOPERAÇÃO A)DESENVOLVIMENTO NACIONAL Tecnologias de ponta (tec.materiais, medicina, resíduos, industriais, entre outros) Grandes projetos de Impacto Nacional PRODECER B)SEGURANÇA HUMANA Apoio à parcela mais carente da População Meio Ambiente

PRODECER Modelo de desenvolvimento agrícola nos Cerrados A)DESENVOLVIMENTO NACIONAL PRODECER Modelo de desenvolvimento agrícola nos Cerrados 3 projetos pilotos :199,000Ha, 700milhões R$ 316colonos em MG, GO, MS, MT, BA,TO e MA 1979 a 2001 / hoje 52% da produção nacional , 10% do total mundial, desenvolvendo Brasil como Segundo Maior Produtor do Mundo

SENAI - Centro Nacional de Tecnologia em Mecatrônica A)DESENVOLVIMENTO NACIONAL SENAI - Centro Nacional de Tecnologia em Mecatrônica Execução: 06/90 a 06/95 e A/C: 98 a 2000 Primeiro Centro Profissionalizante SENAI em Mecatrônica Serviu de base para a instalação de todos os centros do Brasil Primeiro a oferecer mestrado em Automação a nível profissionalizante Forneceu profissionais para a nova fase da indústria automobilística Treinou mais de 120 professores e instrutores da América Latina

Segurança Humana e JICA "In order to address direct threats to individuals such as conflicts, disasters, infectious diseases, it is important not only to consider the global, regional and national perspectives, but also to consider the perspective of human security, which focuses on individuals. "

FORTER Extensão Rural : Atividades pilotos em Pium e Natividade B)SEGURANÇA HUMANA FORTER Extensão Rural : Atividades pilotos em Pium e Natividade 1233 famílias atendidas, incluindo comunidade quilombola Capacitação de extensionistas Fortalecimento de associação de agricultores Desenv.de tecnologias para agricultores familiares Desenv. de extenção / comunicação com agricultores familiares

A Cooperação com o Brasil Para o Japão: País de maior importância na América Latina   (Japanese Embassy in 1923;   UK, France, Germany, Italy, Russia, USA and Brazil) País de médio desenvolvimento 1,5 milhões Nippo- brasileiros BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas País receptor de cooperação técnica → país prestador de cooperação técnica Vou falar sobre a importância do Brasil para o Japão O Brasil tem a maior sociedade nikkei do mundo, com mais de um milhão e quatrocentas mil pessoas, além de ser o país mais importante da América Latina. No ano de dois mil e oito será o celebrado o centenário da imigração japonesa no Brasil. Em termos de cooperação técnica também, este grande país, o Brasil é o maior parceiro da América Latina. Atualmente é um dos países que compõe os chamados economias BRIC´s, e já ultrapassou o México tornando-se a maior potência econômica da América Latina. Tanto o Brasil como o Japão aspiram a uma vaga de membro permanente no conselho de segurança das Nações Unidas. Pelo seu grau de desenvolvimento econômico e técnico, o Brasil está se tornando um parceiro do Japão, para em conjunto, prestar cooperação técnica para outros países.

Áreas Prioritárias para o Brasil Conservancies do Meio ambiente -Conservação e uso sustentável dos recursos naturais -Melhoramento do ambiente urbano Diminuição das Diferenças para o Desenvolvimento Regional e Social (Combate à Pobreza) Cooperação Tripartite (cooperação sul-sul) Com Base no acordado na reunião conjunta Brasil e Japão, realizada em dois mil e três, são três os grandes pilares para a atividade de cooperação técnica no Brasil. Primeiro, A cooperação ambiental visando à conservação ambiental e a melhoria do ambiente urbano. Segundao, a diminuição das diferenças sócio-econômicas, ou seja, combate à pobreza. E por último,南南協力(三角協力)ブラジルがドナーとなることを支援, com base no crescimento econômico e assim contribuir para o crescimento dos países vizinhos e da África.

Meio Ambiente Uso Sustentável de Recursos Florestais no Estado do Amapá (AP) Conservação de Ecossistemas do Cerrado (TO) Desenvolvimento de Técnicas de Revegetação em Áreas Degradadas na região Semi-árida do Nordeste do Brasil (RN) Inclusao Social por meio de Incentivo a Producao de Oleaginosas para a Geracao de Bioenergia na Regiao Oeste do RN Estes são alguns projetos na área ambiental. A título de exemplo, apresentarei “Uso Sustentável de Recursos Florestais no Estado do Amapá (AP)”.

Uso Sustentável dos Recursos Florestais em Áreas de Várzea no Estado do Amapá 02.11.2005 a 01.05.2008 Objetivo do Projeto: Aperfeiçoamento na metodologia de utilização de recursos florestais que contribuem no melhoramento do meio de vida dos ribeirinhos nas várzeas da área-objeto no Estado do Amapá.   Instituição Executora: Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico/SEDE-AP, Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração/SEICOM-AP, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas- IEPA, e outras 8 Instituições oficiais e ONG

Uso Sustentável dos Recursos Florestais em Áreas de Várzea no Estado do Amapá 02.11.2005 a 01.05.2008 Este projeto tem como objetivo o aumento da extração legal dos recursos naturais nas regiões de várzeas do rio Amazonas, assim como a utilização desses recursos com agregação de valores, possibilitando o uso sustentável dos recursos florestais pelas comunidades ribeirinhas. 11

Uso Sustentável dos Recursos Florestais em Áreas de Várzea no Estado do Amapá 02.11.2005 a 01.05.2008 Dois peritos, um na área de gestão florestal e outro na área de movelaria vieram do Japão e permanecerão por três anos. O projeto tem a participação de onze instituições, federais e amapaenses, tais como, a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, IBAMA, entre outros 12

Nova JICA Out. 2008

MDL Projeto do JBIC Zafarana Wind Power Plant Project Arab Republic of Egypt Supporting Wind Power Generation Project to Curb Global Warming and Envisioning the Utilization of the Kyoto Mechanisms Approvado como o projeto de MDL pela CDM-EB no junho de 2007

Possiveis cooperações da JICA

JICA e Mercado Carbono Capacitação do Pessoal para implementação do projetos de MDL > Treinamento no Japão -17 funcionários públicos, técnicos e professores das universidades já foram treinado no Japão. > Projetos de cooperação técnica, para fortalecer DNA para implementação do projetos MDLs -Argentina 2006.7 – 2007.5 -Chile 2005.12– 2007.11 -Urugai 2005.12 – 2007.11

E-mail: br_oso_rep@jica.go.jp Obrigado pela atenção ! A JICA, através dos seus programas, objetiva contribuir para: a formação de recursos humanos; o desenvolvimento e promoção das nações, assim como, para o fortalecimento das relações de amizade no mundo. http://www.jica.go.jp/brazil E-mail: br_oso_rep@jica.go.jp