Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aditivo à Etapa I do PAR Região Metropolitana de Salvador Ampliada - Macro Leste
Advertisements

PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
A TELECONSULTORIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Maria Teresa A. M. Rabelo Médica de Família e Comunidade C.S.Tia Amância - D.S. Centro-Sul Prefeitura Municipal de.
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Dr. Renato Françoso Filho
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Complexo Regulador Regional SUL - Itumbiara
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Diretoria técnica Aldeia da Esperança
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Angelo Augusto Paula do Nascimento
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
II FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – REGIÃO SUDESTE
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.)
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
TELENFERMAGEM Programa Nacional de Telessaúde
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
Associação Brasileira
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Encontro Estadual do PMAQ
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
PSF como Porta de Entrada do SUS
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Apoio matricial em Saúde Mental
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Transcrição da apresentação:

Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte Integração entre especialistas e profissionais da rede municipal Educação permanente Instituições Participantes: Trabalho apresentado: Simone Ferreira dos Santos

Qualificar a atuação dos profissionais de saúde da atenção primária OBJETIVOS GERAIS Qualificar a atuação dos profissionais de saúde da atenção primária Contribuir para o aumento da resolu- tividade dos casos atendidos na aten- ção básica, evitando o encaminhamento desnecessário para referência secun- dária Estruturar um mo- delo de Telessaúde para atenção pri- mária que seja facilmente repli- cável, e de baixo custo 

MODALIDADES DO BHTELESSAÚDE TELECONSULTORIAS ON LINE OFFLINE VIDEOCONFERENCIAS AREAS DE APLICAÇÃO TELEMEDICINA TELENFERMAGEM TELESSAÚDE BUCAL

TELECONSULTORIAS On line: Por meio de agendamento prévio, o profissional pode solicitar uma teleconsultoria on line, na qual apresentará um caso clínico para o especialista, a fim de receber orientações quanto ao diagnóstico, terapia, condutas gerais ou propedêutica. Off line: Destinada aos casos que necessitam apenas de esclarecimentos sobre dúvidas específicas. Nesta modalidade o profissional envia o resumo do caso clínico ao especialista.

On Line – Compartilhamento de imagem radiológica

Sistema de Gestão de Teleconsultorias

Sistema de Gestão de Teleconsultorias

Sistema de Gestao de Teleconsultorias

Sistema Gestão de Teleconsultorias Consultando o Laudo

Sistema Gestão de Teleconsultorias - Consultando o Laudo

Sistema Gestão de Teleconsultorias - Off Line

VIDEOCONFERÊNCIAS

Cronograma semestral – divulgação pelo fórum Videoconferências Definição de Temas Profissionais da rede, para resolução dos problemas assistenciais ou dificuldades do cotidiano; Universidade, no repasse de novos saberes e/ou modificação de conhecimentos já sedimentados; SMSA/BH em suas necessidades de mudanças nas práticas assistenciais do serviço. Cronograma semestral – divulgação pelo fórum Duração 1 hora

FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO ON LINE

Encontra-se implantado : SITUAÇÃO ATUAL Encontra-se implantado : Centro Sul/Oeste – Videoconferências/Teleconsultorias VN/BA/L/NO/N/NE/NO - Videoconferências

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO BHTELESSAÚDE TIPO DE ATIVIDADE Nº DE ATIVIDADE Nº DE PARTICIPANTES TELEMEDICINA Videoconferências 25 1527 (abril/04 a dez/06) Teleconsultorias 188 373 Internacional/ Nacional 12 345 Total 225 2245   TELEENFERMAGEM 29 1730 (dez/04 a dez/06) 5 15 34 1745 TELESAÚDE BUCAL 21 2061 (nov/05 a dez/06) TOTAL GERAL 280 6051

Resolutividade das Teleconsultorias

Benefícios da Teleconsultorias Facilita o processo de retorno dos encaminhamentos ao promover resolução das dúvidas, mas também ao realizar a disseminação de informações adicionais que levem a condutas mais adequadas; Promove a valorização do profissional e dos serviços de saúde com uma maior interação interprofissional; Decresce o número de encaminhamentos ao especialista, aliviando o estrangulamento existente e tornando a unidade básica mais resolutiva;

Benefícios da Teleconsultorias A discussão com o especialista , juntamente com um sistema estruturado de referência e contra-referência conduzem a otimização do atendimento ao paciente, bem como maior segurança do profissional, que encontra apoio técnico e formação teórica; Contribuição para a reorganização da rede assistencial, com um Aumento da resolubilidade da assistência.

Benefícios da Videoconferência Oferecer a capacitação no próprio local de trabalho; Ampliar a oferta de capacitação para os profissionais de saúde; Discutir protocolos assistências e atualizações técnicas; Discutir temas emergenciais envolvendo maior número de profissionais; Envolver os profissionais na definição dos temas ofertados através de votação On Line.

Aspectos dificultadores: Introduzir um novo instrumento e inserir mudanças nas Práticas assistenciais; Rotinizar a teleconsultoria no processo de trabalho dos profissionais; Absorção do uso da tecnologia se dá de forma lenta, necessitando de treinamentos contínuos; Dificuldades de planejamento dos gestores das unidades básicas nas atividades de agenda, cronograma, divulgação interna das atividades do BHTelessaúde.

Principais vantagens da aplicação do BHTelessaúde Estruturação de uma ampla rede de formação permanente em serviço, a partir das dúvidas e desafios enfrentados pelos profissionais em seu trabalho cotidiano Utilização de tecnologia de baixa complexidade, com amplo impacto social e replicável em dimensões distintas Modelo de baixo custo Estreitamento das relações entre pesquisa (Universidades) e assistência (serviços).

Próximos passos Incorporação do eletrocardiógrafo digital nas Unidades Básicas, com um curso de capacitação a distância do eletro, plantão de cardiologista; Ampliação das Teleconsultorias para as todas as Unidades Básicas; Introdução das Teleconsultorias para área de Enfermagem e Odontologia; Implantação da Teletoxicologia integrando Pronto Socorro João XXIII às Unidades de Urgências da Rede (UPA´S); Implantação da Telessaúde Mental (integrando o atendimento 24 hs da Santa Casa (Serviço de urgência Psiquiátrica) com os Centro de Referências em Saúde Mental (CERSAM’S). Implantação de um projeto de Teleurgência nas unidades móveis do SAMU

Secretaria Municipal de Saúde da PBH E-MAIL: telessaude@pbh.gov.br CONTATOS - GESTÃO SAÚDE EM REDE – Secretaria Municipal de Saúde da PBH INFORMAÇÕES: 3277-7719 / 3261-5303 E-MAIL: telessaude@pbh.gov.br