BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras.
Advertisements

Administração Financeira – I
Universidade Potiguar - UNP
Transparência e auditoria das dívidas: condição para a Nova Arquitetura Financeira Internacional Simposio Internacional: "Construyendo una Nueva Arquitectura.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
Sistema de Desenvolvimento Internacional
Estrutura organizacional Comércio Exterior
SISTEMA FINANCEIRO E EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
Macroeconomia Global Contemporânea
Os Organismos Internacionais na Contemporaneidade
As Relações Internacionais entre os países
Tema: As relações diplomáticas na contemporaneidade
As relações Internacionais na Contemporaneidade
Movimento Brasil Competitivo
VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
O GOVERNO LULA ( hoje).
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
MERCADO FINANCEIRO.
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
RESUMÃO: Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Maneiras de classificar o mercado financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Fontes de Financiamento
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
Recursos e Fontes de Financiamento
SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL
Administração Financeira e Orçamentaria
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Direito Internacional Econômico
Organizações Internacionais Mundiais
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Organismos Financeiros Internacionais
FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
CRISE INTERNACIONAL NOS ANOS 1970
Os Mercados Financeiros. As pessoas e as organizações que desejam tomar dinheiro emprestado encontram os recursos excedentes nos mercados financeiros.
Organizações Internacionais
Mercado do Títulos Público
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
FMI Fundo Monetário Internacional
Economia Global.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
O mundo dividido na era da Globalização
A nova regionalização do mundo
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
Criado a partir dos acordos de Bretton Woods, entra em operação em 1947; Principal instituição financeira internacional; Entre os objetivos, destacam-se.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
O Estado na Economia Globalizada
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
FMI e Banco Mundial (BIRD)
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27

Tema: As relações internacionais na contemporaneidade Tema: As relações internacionais na contemporaneidade Sub tema: Grupo Banco Mundial Sub tema: Grupo Banco Mundial

Objetivo Entender o funcionamento do Banco Mundial e seus componentes; Entender o funcionamento do Banco Mundial e seus componentes; Analisar as relações do Banco Mundial com a comunidade internacional; Analisar as relações do Banco Mundial com a comunidade internacional; Observar o poder das grandes potencias quanto as decisões tomadas no Banco Mundial; Observar o poder das grandes potencias quanto as decisões tomadas no Banco Mundial; Mostrar a relação do Banco Mundial com o Brasil. Mostrar a relação do Banco Mundial com o Brasil.

Introdução O Grupo Banco Mundial é formado por BIRD, AID e outras três agências: a Corporação Financeira Internacional (IFC - que empresta para empresas), a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI - que faz seguros para investimentos nos países em desenvolvimento), e o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI - que julga disputas sobre investimentos). As cinco agências trabalham em conjunto para o objetivo final da redução da pobreza.

História Conferência de Bretton Woods: Conferência de Bretton Woods: Realizado em 1944, com objetivo de sustentar a ordem econômica e financeira mundial, tendo em vista a situação resultou em precária após a Segunda Guerra Mundial; Realizado em 1944, com objetivo de sustentar a ordem econômica e financeira mundial, tendo em vista a situação resultou em precária após a Segunda Guerra Mundial; Resultou em 2 instituições: BIRD e FMI; Resultou em 2 instituições: BIRD e FMI; Pós-conferência foram criadas as outras quatro instituições do Grupo Banco Mundial (AID 1960, IFC 1956, AMGI 1988, CIADI 1965). Pós-conferência foram criadas as outras quatro instituições do Grupo Banco Mundial (AID 1960, IFC 1956, AMGI 1988, CIADI 1965).

Banco Mundial - BIRD Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento; Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento; proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito. Grande parte dos fundos levantados por essa instituição provêem da venda de títulos nos mercados internacionais de capital. proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito. Grande parte dos fundos levantados por essa instituição provêem da venda de títulos nos mercados internacionais de capital.

Banco Mundial - AID Associação Internacional do Desenvolvimento; Associação Internacional do Desenvolvimento; Ajuda os países mais pobres sem cobrar juros ou subsídios a longo prazo, procura melhorar a infra-estrura, economia e qualidade de vida, e é financiado por contribuições dos países; Ajuda os países mais pobres sem cobrar juros ou subsídios a longo prazo, procura melhorar a infra-estrura, economia e qualidade de vida, e é financiado por contribuições dos países; Países têm que ter PNB per capita menor que $1095 por ano ou incapacidade de adquirir empréstimos com o BIRD; Países têm que ter PNB per capita menor que $1095 por ano ou incapacidade de adquirir empréstimos com o BIRD; Porta para conseguir empréstimos com o BIRD, tendo que pagar juros. Porta para conseguir empréstimos com o BIRD, tendo que pagar juros.

IFC Corporação Financeira Internacional; Corporação Financeira Internacional; promove o crescimento no mundo em desenvolvimento mediante o financiamento de investimentos do setor privado e a prestação de assistência técnica e de assessoramento aos governos e empresas. promove o crescimento no mundo em desenvolvimento mediante o financiamento de investimentos do setor privado e a prestação de assistência técnica e de assessoramento aos governos e empresas.

AMGI & CIADI Agencia Multilateral de Garantia de Investimentos Agencia Multilateral de Garantia de Investimentos ajuda a estimular investimentos estrangeiros nos países em desenvolvimento por meio de garantias a investidores estrangeiros contra prejuízos causados por riscos não comerciais ajuda a estimular investimentos estrangeiros nos países em desenvolvimento por meio de garantias a investidores estrangeiros contra prejuízos causados por riscos não comerciais proporciona assistência técnica para ajudar os países a divulgarem informações sobre oportunidades de investimento. proporciona assistência técnica para ajudar os países a divulgarem informações sobre oportunidades de investimento. Centro internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos Centro internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos proporciona instalações para a resolução- mediante conciliação ou arbitragem - de disputas referentes a investimentos entre investidores estrangeiros e os seus países anfitriões. proporciona instalações para a resolução- mediante conciliação ou arbitragem - de disputas referentes a investimentos entre investidores estrangeiros e os seus países anfitriões. Brasil não está ingressado no CIADI Brasil não está ingressado no CIADI

Representação no Banco Mundial O banco mundial é administrado como uma cooperativa em que os países membros são os acionistas; O banco mundial é administrado como uma cooperativa em que os países membros são os acionistas; O número de ações que um país pode possuir depende do tamanho de sua economia; O número de ações que um país pode possuir depende do tamanho de sua economia; Os EUA são os maiores acionistas com poder 16,39% dos votos, além de sempre ter a presidência. Os EUA são os maiores acionistas com poder 16,39% dos votos, além de sempre ter a presidência. Poder de voto no BM -> PaísPorcentagem Estados Unidos Estados Unidos 16,39 % Japão 7,86 % Alemanha 4,49 % França 4,30 % Reino Unido Reino Unido 4,30 % Outros62,66 % _Mundial

Relação: Brasil e Banco Mundial Busca apoiar as iniciativas do pais para o desenvolvimento sustentável, e igualar condições e oportunidades de desenvolvimento, tanto com relação com o mundo desenvolvido quanto internamente. Busca apoiar as iniciativas do pais para o desenvolvimento sustentável, e igualar condições e oportunidades de desenvolvimento, tanto com relação com o mundo desenvolvido quanto internamente.

Atualidades: IFC quer apoiar projetos de petroleiras independentes no Brasil - > IFC quer apoiar projetos de petroleiras independentes no Brasil - > IFC oferece financiamento para projeto de etanol no –Brasil- u54093.jhtm IFC oferece financiamento para projeto de etanol no –Brasil- u54093.jhtm u54093.jhtm u54093.jhtm Vídeo: FMI e Banco Mundial admitem gravidade da crise econômica FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html Vídeo: FMI e Banco Mundial admitem gravidade da crise econômica FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html

Questionamento: Como se dá a relação do Banco Mundial com a comunidade internacional nos dias de hoje? Será que esse órgão honra sua proposta humanitária ou é simplesmente um outro mecanismo de dependência política e econômica? Como se dá a relação do Banco Mundial com a comunidade internacional nos dias de hoje? Será que esse órgão honra sua proposta humanitária ou é simplesmente um outro mecanismo de dependência política e econômica?

Conclusão Tendo em vista que a maior parcela do poder de voto está nas mãos da grande potencia que é os Estados Unidos, concluímos que as ações tomadas pelo grupo estão diretamente ligadas aos interesses norte – americanos, paralelamente com os demais paises desenvolvidos de grande economia. Para tanto, utiliza-se de meios como a BIRD e o IFC, em que empréstimos de dinheiro voltados para as melhorias dos paises emergentes são constituídos por altas taxas de juros, gerando maiores benefícios aos credores do que aos devedores e criando dependência econômica de paises sub-desenvolvidos com os desenvolvidos. Ao desenvolver os países emergentes, o objetivo central,que fica subentendido, é aumentar o mercado consumidor desses, para que ampliem as exportações dos produtos das grandes potencias. Tendo em vista que a maior parcela do poder de voto está nas mãos da grande potencia que é os Estados Unidos, concluímos que as ações tomadas pelo grupo estão diretamente ligadas aos interesses norte – americanos, paralelamente com os demais paises desenvolvidos de grande economia. Para tanto, utiliza-se de meios como a BIRD e o IFC, em que empréstimos de dinheiro voltados para as melhorias dos paises emergentes são constituídos por altas taxas de juros, gerando maiores benefícios aos credores do que aos devedores e criando dependência econômica de paises sub-desenvolvidos com os desenvolvidos. Ao desenvolver os países emergentes, o objetivo central,que fica subentendido, é aumentar o mercado consumidor desses, para que ampliem as exportações dos produtos das grandes potencias.

Bibliografia FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html; FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html; FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html ; ; BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens; BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens; BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq=; BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq=; BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq