Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron engrichter@unisinos.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O GHS E A CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
Advertisements

Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Técnico em Automação Industrial
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Financiadora de Estudos e Projetos
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Curso de Engenharia de Computação
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
A Cadeia Produtiva do Etanol
Tecnologia Brasileira a serviço de todos!
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
THIS IS THE HEADER. EDIT VIA THE "VIEW -> HEADER AND FOOTER"-MENU
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC

Universidade Federal de Santa Catarina
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Talentos para Inovação
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
CONTRIBUIÇÕES PARA UM SISTEMA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PROF. DR. IVAN FREDERICO LUPIANO DIAS Departamento de Física – Universidade Estadual.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Empreendedorismo e Criação de Valor Compartilhado na
WS Final Resultados e Recomendações
A NOVA AGENDA DA MEI Pedro Wongtschowski 15 de Agosto de 2014
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Economia X Mercado Mundial de TI (2010, US$ BI) PAIS Trilhões ($) EUA15,5 CHINA7,7 JAPÃO6,1 ALEMANHA3,7 FRANÇA2,9 BRASIL2,61 Reino Unido2,60 ITÁLIA2,38.
Sumário Projeto ptrs.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
LUIZ CARLOS SCAVARDA DO CARMO Vice Reitor Administrativo – PUC-Rio Membro do Conselho Executivo do Inova “Tecnologia e Inovação: desafios na formação de.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
ICI – Instituto de Ciências da Informação Novembro/2010 CONHECENDO a UNIBAN e o ICI – Instituto de Ciências da Informação.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
A Demanda por Tecnologia em Águas Profundas
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Desafios e Benefícios de um
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
C,T&I COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO NO CENÁRIO INTERNACIONAL Ester Vilela de Andrade Gomide Coordenadora de Pesquisa Universidade Tiradentes - Sergipe.
Transcrição da apresentação:

Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron engrichter@unisinos.br Congresso Internacional de Inovação – FIERGS Novembro 2010.

HT Micron Semicondutores Joint Venture formada entre a empresa Sul Coreana HANA Micron e a brasileira ALTUS Irá encapsular e testar semicondutores (Back End)

HT Micron Semicondutores A UNISINOS irá prover de infra-estrutura predial completa para instalação da fábrica, incluindo a sala limpa (Built-to-Suit) O complexo fabril da empresa irá se instalar no Parque Tecnológico São Leopoldo (TECNOSINOS), no campus da UNISINOS

2010

TECNOSINOS ~ 250 mil m2 de área total, com 34 mil m2 de área construída 2.100 empregos diretos R$ 1 bilhão de faturamento ao ano Crescimento médio de 30% ao ano 113 novos produtos 35 novas tecnologias, significam 30% receita 48 registros de Propriedade Intelectual

TECNOSINOS Governança em Hélice Tríplice Projeto de desenvolvimento comum a longo prazo Responsabilidades compartilhadas Foco na geração de valor agregado institucional através da inovação tecnológica UNISINOS SETOR PÚBLICO EMPRESAS

Instituto de Semicondutores HT Micron Nutritech Instituto Automação Instituto de Semicondutores

Cooperação Científica e Tecnológica PADIS = Lei Federal no 11.484 (maio/2007) Incentivos fiscais para empresa Investimentos em P&D para usufruir dos incentivos

INOVAÇÃO

Cooperação Científica e Tecnológica Criação de um Instituto Tecnológico de Semicondutores de referência na América Latina focado na área de Back End. O Instituto terá a parceria de Instituições de pesquisa Sul Coreanas, as quais já foram firmados acordos de cooperação.

Modelo de cooperação 2+2 * HT Micron UNISINOS HANA Micron Instituição Sul Coreana * Proposto pela embaixada do Brasil na Coréia do Sul.

INSTITUTO TECNOLÓGICO SEMICONDUTORES Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento em Back End HT MICRON (Fábrica de Encapsulamento e Teste de semicondutores) ENSINO Cursos Pós-Técnico Graduação Pós-Graduação PESQUISA (Laboratórios) Ensaio de confiabilidade Análise de falhas Teste Novos materiais e Produtos Automação e controle

Ensino (Semicondutores) Área multidisciplinar da ciência: Engenharias (elétrica, mecânica, automação e produção), Ciência dos Materiais, Física e Química Criação de cursos na área de Semicondutores Pós-Técnico (curto prazo): formação de técnicos nível médio para trabalhar diretamente na indústria Graduação (médio prazo): formação de engenheiros especialistas em semicondutores Pós-Graduação (longo prazo): Especialização e Mestrado Profissional

Pesquisa & Desenvolvimento (Focada em Back End) Modelo 2+2 de P&D em tríplice hélice (Universidade, empresa e Governo) Implementação de laboratórios Ensaio de confiabilidade e análise de falhas. Teste de semicondutores. Novos Produtos e materiais. Automação e controle. Pesquisa aplicada. …

HT Micron Semicondutores *Figuras Ilustrativas.

HT Micron Semicondutores Situação atual do projeto do complexo da fábrica 1o Reconhecimento projeto Sul Coreano 2o Adequação Ambiental Local 3o Projeto de engenharia Tropicalização da tecnologia Meta de conclusão do complexo em 2011 3 ciclos de projeto

Indústria de Semicondutores Desafio para o Brasil instalar um complexo com as três fases da indústria de semicondutores implantadas Projeto + Fabricação + Encapsulamento e teste A visão da UNISINOS é o desenvolvimento nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação Meta de implantar de modelos de cooperação inovadores

Cooperação Científica e Tecnológica Criação de um cluster de alta tecnologia no RS PROJETO (Design) UFRGS/PUC FABRICAÇÃO (Front End) UFRGS/CEITEC ENCAPSULAMENTO (Back End) UNISINOS

Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron engrichter@unisinos.br Congresso Internacional de Inovação – FIERGS Novembro 2010.