XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Advertisements

FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAPA
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Panorama das publicações eletrônicas representadas na LILACS Maria Regina Chiquetto Sueli Mitiko Yano BIREME/OPS/OMS IV Reunião de Coordenação Regional.
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
X Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Governo Eletrônico para Todos
Indicadores de avaliação das revistas científicas nacionais
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPS/OMS
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Biblioteca Virtual em Saúde:
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Seminário Internacional sobre RNI, a saúde e o ambiente.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
MAIO 2010.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Trabalho de enfermagem: além das fronteiras Trabalho de enfermagem: além das fronteiras Maria Helena Larcher Caliri Sofie Tortelboom Aversari Martins.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
Transcrição da apresentação:

XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001

Mesa-Redonda: Impacto das Informações dos Registros na Saúde Coletiva Ricardo Burg Ceccim, Diretor da Escola de Saúde Pública/RS Disseminação de informação sobre câncer: divulgação da produção de conhecimento técnico-científico

Área de Saúde Coletiva: Pilares Temáticos Administração e Planificação de Sistemas e Serviços de Saúde; Administração e Planificação de Sistemas e Serviços de Saúde; Ciências Sociais e Humanas em Saúde; Ciências Sociais e Humanas em Saúde; Epidemiologia e Informações em Saúde. Epidemiologia e Informações em Saúde.

A Produção de Conhecimento na Área (1/2): Entre 1995 e 2000 constata-se a elevação em 115% do número de Grupos de Pesquisa (GP) em contrapartida de 60% no crescimento do total de GPs do CNPq; – Entre 1995 e 2000 constata-se a elevação em 115% do número de Grupos de Pesquisa (GP) em contrapartida de 60% no crescimento do total de GPs do CNPq; Saúde Coletiva: 8ª área do conhecimento em GPs; – Saúde Coletiva: 8ª área do conhecimento em GPs; – Linhas de Pesquisa: – Doenças transmissíveis: 22,6%; – Materno-Infantil: 19,55%; – Doenças crônicas: 13,4%; – Serviços de saúde: 7,1%.

A Produção de Conhecimento na Área(2/2): –Linhas de Pesquisa de Baixa Produção e Alta Importância para a Agenda de Produção: – Causas Externas (hoje 2,8%); – Saúde Mental (hoje 3,3%).

Aumento do número de publicações científicas: 90% de toda a literatura científica em saúde da América Latina e Caribe está na Argentina, Brasil, Chile, Cuba, México e Venezuela; 90% de toda a literatura científica em saúde da América Latina e Caribe está na Argentina, Brasil, Chile, Cuba, México e Venezuela; no Brasil, 60,7% de toda produção é em Saúde Pública no Brasil, 60,7% de toda produção é em Saúde Pública 66% das publicações originárias dos países citados é brasileira (publicações com indexação internacional); 66% das publicações originárias dos países citados é brasileira (publicações com indexação internacional); 61,7% das publicações de 1973 a 1993 ocorreram em nos últimos 10 anos; 61,7% das publicações de 1973 a 1993 ocorreram em nos últimos 10 anos; Principais indexadores: Medline, Lilacs e Scielo da Bireme. Principais indexadores: Medline, Lilacs e Scielo da Bireme. Indexação: O grande objetivo desta bases/projetos é maximizar a disseminação e facilitar a localização da produção técnico-científica em cada área ordenada. Indexação: O grande objetivo desta bases/projetos é maximizar a disseminação e facilitar a localização da produção técnico-científica em cada área ordenada.

Alertas (1/2) Indexadores: muitos trabalhos devem se orientar, especialmente quanto aos registros em saúde à comunidade local: o público-alvo deve ser os gestores, os técnicos, os serviços, os órgãos de controle social em saúde. (Bases como o Medline indexam fundamentalmente a literatura com base social norte- americana); Transferência de conhecimento: a incorporação de resultados de pesquisa pelos serviços, gestores e população em geral constitui problema timidamente enfrentado, não é um ato mecânico e raramente é rápido, o que deve dobrar a preocupação e a urgência de reflexão;

Alertas (2/2) Articulação Ensino-Serviço-Controle Social: devem ser estabelecidos fluxos regulares – incluir a imprensa jornalística; – buscar as soluções para a necessidade de informação nos serviços; Estabelecimento de Aproximações Intelectuais: – com as áreas básicas e com a geografia e antropologia, permitindo maior interdisciplinaridade na abordagem dos objetos de registro/estudo;

Prioridades Científicas da ABRASCO Estimular a comunicação e disseminação de Informação Técnico-Científica (foco da produção de artigos, quanto às interpretações, contexto e recomendações). Desigualdade em Saúde (complexificação das organizações sociais – classe social, etnia, cultura, gênero); Ambiente e Qualidade de Vida (fatores ambientais na qualidade de vida e na sobrevivência); Avaliação de Impacto das Tecnologias nos Níveis de Saúde (separar tecnologias adequadas de perigosas e inúteis).

Problemas Divulgação da Produção de Conhecimentos (1/3): Número reduzido de periódicos indexados nacionais;Número reduzido de periódicos indexados nacionais; Espaços reduzidos de divulgação das pesquisas voltadas ao serviço;Espaços reduzidos de divulgação das pesquisas voltadas ao serviço; Fortalecer as Revistas da Área e em particular a Revista Brasileira de Epidemiologia da Abrasco;Fortalecer as Revistas da Área e em particular a Revista Brasileira de Epidemiologia da Abrasco; Produção de uma Revista On-line; Produção de uma Revista On-line; Fortalecimento e adequação do Informe Epidemiológico do SUS;Fortalecimento e adequação do Informe Epidemiológico do SUS;

Problemas Divulgação da Produção de Conhecimentos (2/3): Divulgação em veículos como os órgãos da SBPC (Jornal da Ciência e Ciência Hoje) e veículos locais e regionais (várias circulações);Divulgação em veículos como os órgãos da SBPC (Jornal da Ciência e Ciência Hoje) e veículos locais e regionais (várias circulações); Estímulo aos posicionamentos científicos diante dos debates locais, regionais, nacionais; Estímulo aos posicionamentos científicos diante dos debates locais, regionais, nacionais; Articular Epidemiologia e planejamento no cotidiano; Articular Epidemiologia e planejamento no cotidiano; Ampliar a garantir o treinamento do pessoal responsável dos Sistemas de Registro/Informações;Ampliar a garantir o treinamento do pessoal responsável dos Sistemas de Registro/Informações;

Problemas Divulgação da Produção de Conhecimentos (2/3): Democratizar o acesso às informações, tanto brutas como trabalhadas, resguardando a confidencialidade e operando ações coletivas de benefício público;Democratizar o acesso às informações, tanto brutas como trabalhadas, resguardando a confidencialidade e operando ações coletivas de benefício público; Dar visibilidade aos problemas de saúde mais relevantes, por meio do repasse de informações para a sociedade, incluindo repercussão de riscos atuais e potenciais (comunicação de massa e órgãos de controle social); Dar visibilidade aos problemas de saúde mais relevantes, por meio do repasse de informações para a sociedade, incluindo repercussão de riscos atuais e potenciais (comunicação de massa e órgãos de controle social); Prestar/Repassar/Veicular informação que estimule a ação. Prestar/Repassar/Veicular informação que estimule a ação.