O Desafio do Desenvolvimento e da Educação Continuada DEC-SINDUSFARMA 2004 O Desafio do Desenvolvimento e da Educação Continuada
DEC-SINDUSFARMA Sindusfarma – mais de 70 anos de história em atividades voltadas ao desenvolvimento e aprimoramento dos profissionais da Indústria Farmacêutica no Brasil. Reconhecido parceiro de excelência e referência, principalmente junto aos profissionais das áreas técnica e regulatória.
Desafio 2005 VISÃO É um centro de excelência, referência, e reconhecida qualidade na formação e aprimoramento dos profissionais de marketing, administração, técnico-regulatórias e gestão de pessoas da indústria farmacêutica.
Desafio 2005 VISÃO DE FUTURO Aperfeiçoar a atuação educacional do Sindusfarma junto as áreas de recursos humanos, administração e marketing da indústria farmacêutica, visando adequá-las ao novo cenário imposto ao mercado pelo incremento da competitividade, além das fortes pressões regulatórias, resultando assim em uma melhor imagem do segmento farmacêutico frente a opinião pública, autoridades e parceiros comerciais.
Ações Previstas por Faixa de Profissionais Seminários para apresentação destes profissionais ao dia-a-dia das atividades gerenciais com foco nas áreas de Marketing, RH e Gerenciamento, exercidas dentro do segmento farmacêutico. Informação ampla e pouco aprofundada. CEO Diretores Gerentes Candidatos à Gerentes Candidatos à Supervisores e Chefes
Ações Previstas por Faixa de Profissionais CEO Diretores Workshops por área de atuação: marketing, gestão de pessoas e gerenciamento. Gerentes Candidatos à Gerentes Candidatos à Supervisores e Chefes
Ações Previstas por Faixa de Profissionais CEO Palestras de alto nível: liderança, gestão de pessoas, gestão de projetos, análise de negócios, tendências de mercado, etc Diretores Gerentes Candidatos à Gerentes Candidatos à Supervisores e Chefes
Ações Previstas por Faixa de Profissionais Executive Meetings, Conferências Nacionais e Internacionais CEO Diretores Gerentes Candidatos à Gerentes Candidatos à Supervisores e Chefes
Sistema de Creditação do Participante Todos os profissionais que participam dos eventos DEC – SINDUSFARMA recebem créditos educativos denominados CDEC (Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada). Estes créditos constam do certificado de conclusão e estão disponíveis no Espaço Virtual CDEC (www.sindusfarma.org.br).
Sistema de Creditação do Participante CDEC concedido em três condições: CDEC P – Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada Presencial (1 CDEC por hora-aula) CDEC A – Crédito de Desenvolvimento Educação Continuada Avaliado (2 CDECs por hora-aula) CDEC D - Crédito de Desenvolvimento e Educação Continuada para Docente (3 CDECs por hora-aula)
Vantagens empresas Reconhecimento Certificação que confere o reconhecimento pelo Sindusfarma, informando ao mercado que a empresa investe no desenvolvimento de seus funcionários. Abatimento IR Abater de até 100% do montante investido na qualificação e desenvolvimento de seus colaboradores.
Vantagens aos Profissionais Sistema de créditos O mesmo sistema de certificação desenvolvido para as empresas possibilitará aos participantes dos eventos acumular créditos que serão armazenados em um cadastro único, disponibilizado pelo Sindusfarma, aberto ao mercado, assegurando que o profissional adquiriu competências em sua trajetória profissional
Coordenação MARKETING INAJAR DE SOUZA, biólogo, com especialização em Economia e Gestão da Saúde pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Atua há 18 anos na indústria farmacêutica nas áreas de marketing e vendas. Atualmente é responsável pela FarmaAcademia™ e Assessor de Marketing do DEC -SINDUSFARMA. GESTÃO DE PESSOAS JOSÉ DE ARAÚJO VILLAR - É consultor há 18 anos em desenvolvimento gerencial, coaching, gestão por competências, orientação na procura de trabalho, sendo responsável pela RHconsult Desenvolvimento Organizacional e assessor em Gestão de Pessoas do DEC-SINDUSFARMA. É economista, mestre em administração (comportamento organizacional), master em PNL, professor de pós-graduação, tendo atuado na Indústria Farmacêutica como executivo em RH. GERENCIAMENTO LAURO D. MORETTO – Vice-Presidente Executivo do Sindusfarma, Diretor Executivo Técnico Regulatório da Febrafarma, Docente responsável pela disciplina Supervisão da Produção na FCF-USP.
DEC-SINDUSFARMA PROGRAMA 2006
Desafio 2005 Três áreas de atuação: Gerenciamento Gestão de Pessoas Marketing Executive Meetings Teste de novas áreas e oportunidades
Empresas Cotistas 2005 Aché Allergan AstraZeneca Biolab Biosintética Boehringer Eurofarma (2) Farmalab Farmoquímica Novartis Novo Nordisk Organon Pfizer Schering do Brasil Serono União Química Zambon Wyeth
Empresas Cotistas - 2005 Total = 18 empresas nacionais e multinacionais 19 cotas Market share = 35,0% Mercado Farmacêutico Brasil (IMS, 12 meses, Dez 2004)
Programação 2005 Gerenciamento Gestão de Pessoas Marketing ANÁLISE DE PROBLEMAS E TOMADA DE DECISÕES Data: 10 e 11 de março CONSTRUINDO AMBIENTE DE ALTA PERFORMANCE Data: 18 e 19 de abril APRIM. DO PROFISSIONAL DE MARKETING EM PLAN. ECONÔMICO Data: 14 e 15 abril GESTÃO DE PROJETOS Data: 12 e 13 de maio de COACHING COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO Data: 23 e 24 de junho FORMAÇÃO DE GERENTE DE PRODUTO Data: 16 e 17 de maio AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DOS PROCESSOS Data: 27 e 28 de outubro NEGOCIANDO COM PESSOAS Data: 22 e 23 de setembro PESQUISA DE MERCADO E PLANEJAMENTO Data: 25 e 26 agosto
Avaliação Programa 2005
Participação Programa 2005 Total = 449 participantes
Executive Meetings 2005 Total = 117 participantes
Resultados 2005 Todos os palestrantes recebem “feed-back” referente a sua atuação e o resultado global da avaliação do evento. Site atualizado com todas as empresas e participantes Espaço CDECs funcionando normalmente com participantes incluídos
DEC-SINDUSFARMA ANO II - 2006
Objetivos 2006 Ampliação do número de empresas cotistas Manutenção do quadro de cotistas atuais e otimização da sua participação Temas novos, complementares a 2005 Um convidado internacional por área Maior aproximação com líderes da Indústria Farmacêutica
Objetivos 2006 Reconhecimento do DEC-SINDUSFARMA em todos os segmentos da Indústria Farmacêutica Proteção e caracterização do programa existente, firmando-se como programa de dois anos completos Parceria com entidades do setor farmacêutico para concessão de CDECs Criar base para futuro MBA
Indicadores 2006 % Inclusão novos cotistas % Manutenção de cotistas Número médio de participantes por evento Reconhecimento DEC-SINDUSFARMA no segmento farmacêutico
Programação 2006 Gerenciamento Gestão de Pessoas Marketing Evento internacional Gerenciamento Gestão de Pessoas Marketing ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS Data: 16 e 17 de MARÇO MOTIVACÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE PESSOAS Data: 17 e 18 ABRIL ALIANÇAS E PARCERIAS NO MERCADO FARMACÊUTICO Data: 15 e 16 MAIO GERENCIAMENTO E INDICADORES DE RESULTADO Data: 5 e 6 JUNHO LIDERANÇA COM FOCO EM RESULTADOS Data: 19 e 20 JUNHO DETALHANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING Data: 3 e 4 AGOSTO AS FERRAMENTAS NA GESTAO DE TEMPOS E PRAZOS Data: 14 e 15 SETEMBRO GERENCIANDO O DESEMPENHO DE EQUIPES DE TRABALHO Data: 26 e 27 OUTUBRO PRODUTIVIDADE EM FORÇA DE VENDAS Data: 9 e 10 NOVEMBRO
Participantes 2006 CATEGORIA PLATINA - 08 profissionais / workshop 09 cortesias /ano Valor da cota: R$ 28.800,00 – R$ 400,00/evento CATEGORIA OURO - 04 profissionais / workshop 06 cortesias /ano Valor da cota: R$ 16.200,00 – R$ 450,00/evento CATEGORIA PRATA - 02 profissionais / workshop 03 cortesias /ano Valor da cota: R$ 9.000,00 – R$ 500,00/evento PARTICIPANTE AVULSO – R$ 650,00/evento
Equipe DEC-SINDUSFARMA MUITO OBRIGADO ! Equipe DEC-SINDUSFARMA decsindusfarma@sindusfarma.org.br