VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Consulta à Comunidade Interna
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Proposta de novo modelo de Reconhecimento de Direito do Benefício por Incapacidade 1.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
“ LIGA ACADÊMICA DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR – UFMS ”
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
PROGRAMA DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA CARDIOVASCULAR
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Extensão Médica Acadêmica
Coordenação: Dr. Fernando Nobre Dr. Décio Mion Júnior
Sala de Diretrizes Porto Alegre 2011.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
LIGA UNIVERSITÁRIA DE PSIQUIATRIA (LUPS)
Patrícia Ferreira Abreu Sociedade Brasileira de Nefrologia
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
Departamento dos distúrbios do sono São Paulo- fevereiro 2011.
Reunião de Comissões e Departamentos da SPBT São Paulo, 10 e 11 de Fevereiro de 2011 Comissão de Tuberculose Marcelo Fouad Rabahi (GO), Eliana Matos (BA),
Infância e aids experiência brasileira
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Monitores: Monitoria de Laboratório Clínico
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
Diretoria técnica Aldeia da Esperança
Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE MÉDICOS AO PROTOCOLO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA SILVA, JOANA. B. 1 ; RAMOS, MARCOS P.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático”
Projeto de Gestão de Processos
CÉLIA MARIA VILELA TAVARES
A Experiência de Sorocaba em Liga de Cirurgia Pediátrica
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
Strategy Business Game
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
2 CLÍNICA MÉDICA   Liga Acadêmica de Rondônia / Brasil
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
COORDENADORES ATUAIS Tutores: Shigueo e Helena Iwamoto Presidente: Rosilene Vice-presidente: Carla Coord. Científico: Viviane e Flaviana Coord. Assistencial:
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Coordenadora: Ivani Novato Silva 1 Autores: Bárbara Isadora Valle Mussi Cruz 2, Nara Regina Caetano Conceição 2, Ana Carolina Silva da Costa 3, Camila.
Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, através da análise de 148 prontuários de pacientes com hanseníase assistidos em um centro.
Relatório de Atividades SERVIÇO DE PSICOLOGIA
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
A carga de doenças crônicas na América Latina e no Caribe é grande e crescente As mortes por doenças crônicas podem ser, em grande parte, evitáveis, mas.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE SAÚDE SANTA CRUZ DA FIGUEIRA EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE: INSUFICIÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG Liga NutriRenal VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG

A liga NutriRenal Membros Integrantes Déscio França: Coordenador Geral da Liga (ASSODIOP) Cléia Costa Barbosa: Nutricionista Dr. João Milton Penido Dr. Fernando Assunção Estudantes Universitários da UFOP Larissa Bueno (nutrição) Geisla A. C. (medicina)

A liga NutriRenal Capítulo I Art. 1° A Liga NutriRenal, sociedade civil de assistência social e orientação, foi fundada em 31/05/2006 e é a primeira do gênero em Ouro Preto. Art. 2° O prazo de duração é ilimitado. Art. 3° É vinculada à Associação dos Diabéticos de Ouro Preto (ASSODIOP), à Escola de Nutrição e à Escola de Farmácia da UFOP. Está sob supervisão de: Cléia Costa Barbosa; Déscio França; Dr. João MiltonPenido Dr.Fernando Assunção.

A liga NutriRenal Art. 4° A NutriRenal tem como principal objetivo aprimorar os conhecimentos científicos adquiridos na aproximação dos universitários com a comunidade da ASSODIOP e outras instituições, além do incentivo à pesquisa científica. Art. 5° É organizada pelos alunos da UFOP.

A liga NutriRenal Capítulo II Art. 6° Poderão ser atendidos pela NutriRenal todos os filiados da ASSODIOP, sem distinção de cor, raça, credo, condição social e política. Art. 7° Todas as decisões relativas ao funcionamento da NutriRenal e de suas atividades são tomadas pelos alunos em conjunto com os coordenadores e responsáveis pelo projeto.

A liga NutriRenal Capítulo III Atividades da NutriRenal Art. 8° 1. Discussão de casos clínicos ou de artigos científicos; 2. Avaliação nutricional dos associados; 3. Avaliação nutricional dos nefropatas; 4. Avaliação de indivíduos em risco de desenvolver doenças renais; 5. Orientações nutricionais individualizadas; 6. Estimular adesão ao tratamento; 7. Palestras; 8. Dinâmicas; 9. Bate-papos; 10. Reuniões e eventos.

A liga NutriRenal As reuniões da Associação dos diabéticos de OP acontecem de 15 em 15 dias no Salão Paroquial do Antônio Dias as 19:30. A Associação é filiada a Federação das Associações de Diabéticos do Estado de Minas Gerais (FEADEMG) e a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabéticos (FENAD).

A liga NutriRenal Capítulo IV Objetivos Art. 9° O objetivo da NutriRenal é desenvolver o raciocínio clínico do aluno colocando-o em contato com a prática ambulatorial, bem como possibilitá-lo um maior contato com a doença Diabetes mellitus, hipertensão arterial, nefropatia primária e secundária, e os desafios, dificuldades e sucessos de seu tratamento. Além disso, a NutriRenal cria um ambiente de pesquisa e prestação de serviços à comunidade.

A liga NutriRenal Capítulo V Constituição Art. 10° A NutriRenal é composta por: a)Coordenadores: b)Estudantes em número variável para a discussão de casos c)Três Acadêmicos Diretores da Liga d)Acadêmicos de no mínimo 4º período dos cursos de Nutrição, Farmácia, Medicina e outros da Universidade Federal de Ouro Preto.

A liga NutriRenal Capítulo VIII Funcionamento da Liga Art. 14° Atendimento Ambulatorial: § 1° A NutriRenal terá suas atividades realizadas no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição; localizado no bairro Antônio Dias, Ouro Preto e também no Centro de Saúde da Universidade Federal de Ouro Preto. § 2° Cada grupo será atendido por 2 a 3 alunos, os quais ficam responsáveis pelo respectivo atendimento. § 3° Os alunos são responsáveis pela anamnese e exame físico do paciente. Em seguida o caso é discutido com um assistente da Liga, o qual se responsabiliza pela conduta a ser tomada para cada indivíduo.

A liga NutriRenal Propostas feitas pela comunidade: Solicitação de exames como o de urina, que possam detectar a presença de diabetes ou nefropatias durante as consultas medicas de rotina. Integrar os estudantes da área de saúde a comunidade com o intuito de discutir e informar sobre temas como diabetes infantil, pressão arterial, trombose, hipertensão, o funcionamento dos rins e prevenção de doenças renais. Planejar os encontros e as atividades a serem realizadas junto aos diabéticos e demais interessados.

Referências www.tambau.sp.gov.br www.3dhealthcare.org/.../diabetes.html http://www.sbn.org.br/ligas/ligas/nutrirenal.htm imagem.vilamulher.com.br/temp/diabetes-tratam seejanenurse.files.wordpress.com/2008/04/rena