Economia Solidária: Outra Economia Acontece

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Os Novos Desafios do Servidor Público
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
I ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOÁO PESSOA – 25 A 27 DE NOVEMBRO Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Algumas provocações para se pensar
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL COM INCLUSÃO PRODUTIVA E SOCIAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
I- Concepção de Educação
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Desafio das novas tecnologias
PNEDH e compromisso do Estado
Caderno de Textos: Subsídios para debates
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Futuro do CFES Proposta para debate.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Ministério da Cultura.
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
O que é ensinar história?
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
A ADVOCACIA E O AMPLO ACESSO A JUSTIÇA CURSO DE DIREITO SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA Prof. Milton de Souza Correa Filho Palestrante.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Educação Cooperativista
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Sistematização Questões Transversais Transversalidade da questão de Gênero (trabalhar com mulheres, mas também com homens, buscando combater a “dominação.
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA? REALIZAÇÃO: APOIO:.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
PRINCÍPIOS BÁSICOS Princípios Éticos Princípios Políticos
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Economia Popular Solidária
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
Economia Solidária: Outra economia acontece
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
twitter.com/funasa.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Economia Solidária: Outra Economia Acontece 15ª Feicoop 4ª Feira de Economia Solidária do Mercosul Seminário Internacional Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento Regional: A visão da Sociedade Civil para Além das Fronteiras

Economia Solidária Um projeto emancipatório que não se restringe a mitigar os problemas sociais gerados pela globalização neoliberal. É um projeto de desenvolvimento integral que visa a sustentabilidade, a justiça econômica, social, cultural e ambiental e a democracia participativa. Fundamenta-se na cultura da cooperação, da solidariedade e da partilha, rejeitando as práticas da competição, da exploração e da lucratividade capitalista. Carta Princípios FBES

Economia solidária Uma prática de produção, comercialização, finanças e consumo que privilegia a autogestão, a cooperação e o desenvolvimento comunitário. Se caracteriza por valores culturais que colocam o ser humano na sua integralidade ética e lúdica e como sujeito e finalidade da atividade econômica, ao invés da acumulação privada do capital. 1ª Conferência de Economia Solidária E

Economia Solidária como um novo projeto de desenvolvimento Algumas questões que a IV Plenária Nacional de Economia Solidária indicaram para a consolidação da economia solidária como matriz transversal aos mais variados projetos, políticas e planos que podem dar visibilidade para um verdadeiro “novo tipo” de desenvolvimento:

Economia Solidária como um novo projeto de desenvolvimento Para uma estratégia de desenvolvimento há necessidade de reforçar as sinergias entre as práticas dos segmentos que compõem o movimento de economia solidária com políticas públicas que sejam cada vez mais controladas socialmente. Elaborar e desenvolver políticas que sirvam de elos com outros programas públicos de desenvolvimento nacional, que dialoguem com os acúmulos apresentados nos espaços que debatem e constróem a economia solidária.

Desafios Projeto de desenvolvimento da economia solidária Garantir os direitos historicamente conquistados pelas/​os trabalhadores/as; Radicalizar o exercício da democracia; Estimular o reconhecimento de espaços para a prática das capacidades respeitando a diversidade e a evolução das habilidades; Reforçar as sinergias com o Estado, garantindo o controle social das políticas públicas; Fomentar uma cultura voltada à autonomia, no lugar da dependência e da relação de dominação e exclusão.

Desafios Projeto de desenvolvimento da economia solidária Estreitar o relacionamento com outros movimentos sociais e com os demais setores organizados da sociedade, para construir uma agenda de luta e de reivindicações que garantam o pleno exercício da cidadania, cooperação e solidariedade. Constituir coletivo de formação/capacitação profissional e de assessoria com metodologia voltada à promoção de autonomia necessária para desenvolvimento de autogestão e solidariedade. Garantir sistemas de comércio justo e solidário.

E por falar em comercialização... Garantir que as bandeiras de comércio justo e solidário assim como as questões ambientais não sejam descaracterizadas ou "esquecidas" tanto pela emergência do mercado convencional que a sua maneira, vem se apropriando do comércio justo, ético, responsável e solidário...

Finalizando, por enquanto... Se um projeto de desenvolvimento a partir dos fundamentos da economia solidária contribuir para que a população possa se voltar para a reflexão de seus reais problemas, tenderá a ser multiplicado e incentivará as populações para que aprendam coletivamente a descobrir seus próprios caminhos e suas próprias necessidades, habilidades, capacidades e forma de exercício do poder.