SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Trabalhando com planilhas
Propostas para São Luiz do Paraitinga
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Objetivo Este estudo tem como objetivo mapear e compreender, com profundidade, os hábitos culturais da população paulista com 12 anos ou mais.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Atividade Industrial - SUFRAMA
Moradia, Segregação e Exclusão Espacial
Curso de ADMINISTRAÇÃO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Área de Operações Indiretas
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
A Tabuada.
Quem é o jovem brasileiro?
Hábitos e Preferências do Novo Consumidor José Iolando Mallegni Filho
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
O condomínio Villaggio Laranjeiras traz um conceito que proporciona a oportunidade de morar, conviver, passear e encontrar diversos tipos de serviços em.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
O Potencial Mercadológico do Metrô:
Apresentação CAIXA.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
O que é o potencial social?
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
População e Crescimento Econômico
ESTRUTURA SÓCIO ESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (RMB): reflexões sobre a distribuição dos tipos sócio-ocupacionais de 1990 a 2000 Departamento.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
FCO-EMPRESARIAL 2008 FINANCIAMENTO DE INVESTIMENTO FIXO, COM OU SEM CAPITAL DE GIRO ASSOCIADO, PARA IMPLANTAÇÃO, AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO OU RELOCALIZAÇÃO.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS - Crédito inovador com garantia imobiliária; - Refinanciamento de imóvel residencial e comercial; - Financiamento de.
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA
Fortaleza, Agosto de 2006 PIB TRIMESTRAL CEARÁ E BRASIL 2 0 TRIMESTRE 2006.
Parte II: Determinantes do Produto
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
Financiamento habitacional no Brasil – o Governo Lula
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Plano de Metas 2009 Fechamento de dezembro/2009. Associados Bateram a meta: 61 agências (81,33%) Não bateram: 14 agências (18,67%)
FICHA TÉCNICA 24ª Festimalha Evento de Moda Malha Tricot
Fathom™ Management: Uma Lição de Eficiência Luis B. Campos System Engineer.
Novas formas de tecido urbano
Estudo de Atratividade das Sub-regiões do Estado de São Paulo SindusCon-SP & Deloitte Abril, 2016.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS MERCADO IMOBILIÁRIO E AVALIAÇÃO DOS IMÓVEIS Centro Histórico de Fortaleza Cleide Bernal (Economista) SEMINÁRIO SOBRE HABITAÇÃO POPULAR EM ÁREAS CENTRAIS 14 de abril de 2009

ORIGENS DO ESVAZIAMENTO DO CENTRO Anos 70: modernização e expansão da indústria nordestina sob os auspícios da SUDENE/FINOR; criação do Distrito Industrial de Maracanaú - Deslocamento do comércio e dos serviços para a Aldeota Anos 90: impactos da globalização/abertura comercial /urbanização crescente/política industrial e turismo - equipamentos hoteleiros modernos/ shopping centers - Deslocamento dos bancos para a Aldeota (nova centralidade) Financeirização da economia/cidades competitivas – capital imobiliário localiza empreendimentos nas áreas mais ricas.

DEMANDA DE IMÓVEIS Preferência dos potenciais compradores de imóveis: Aldeota (20,7%), Bairro de Fátima (9,6%), Parquelândia (7,5%), Cidade dos Funcionários (6,0%) e Montese (6,0). Aldeota, Fátima e Parquelância que estão no entorno do Centro, aparecem também entre as segundas e terceiras preferências dos potenciais compradores de imóveis Rejeição de potenciais compradores: Pirambu (18,3%), Aldeota (8,1%), Centro (6,5%) e Barra do Ceará (6,3%).

Nível de ocupação das salas comerciais: Aldeota mantêm 51% das suas salas ocupadas, Centro mantêm apenas 29% ocupadas contra 71% ociosas.

QUADRO N.º 12 - DOMICÍLIOS PARTICULARES PERMANENTES POR SITUAÇÃO E CONDIÇÃO DO DOMICÍLIO NO BAIRRO CENTRO DE FORTALEZA - 1991/2000 SITUAÇÃO DO DOMICÍLIO 1991 2000 DOMICÍLIOS PARTICULARES PERMANENTES (%) Próprio 3.523 42,80 3.548 50,54 Alugado 4.285 52,05 3.110 44,30 Cedido por empregador 104 1,26 95 1,35 Cedido de outra forma 306 3,72 239 3,40 Outra forma 14 0,17 28 0,40 TOTAL 8.232 100,00 7.020 Fonte: Censos Demográficos IBGE 1991/2000

ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS IMÓVEIS Imóveis no Centro: 6.128 casas, 4.171 apartamentos, 4.694 lojas/sobrelojas, 5.397 salas/conjunto de salas, 50 estacionamentos cobertos, 346 galpões, 24 casebres, 208 imóveis de arquitetura especial e 66 imóveis em subsolo; A função residencial no Centro ainda é relevante: 8.747 imóveis são residenciais, contra 11.947 utilizados nas atividades de comércio e serviço (inclusive bancos). Estado de conservação dos imóveis por tipo: casas residenciais, 52% têm situação regular, 46% tem situação boa e apenas 2% apresenta condição precária; apartamentos residenciais: 88%tem boa conservação; imóveis de uso comercial, a maior parte deles se encontra em bom estado de conservação: 52% das casas, 78% dos apartamentos, 76% das lojas e sobrelojas e 87% das salas e conjuntos de sala imóveis de uso em atividades de serviços: 63% das casas, 71% das lojas e sobrelojas e 92% das salas e conjunto de salas estão em bom estado.

UTILIZAÇÃO DOS IMÓVEIS NO CENTRO Atividade comercial e de serviços (11.947 imóveis); saúde (88), instrução (65), institucional (35), religioso (32), industrial (22) e hotelaria (20); outros (agricultura, comunicação, esporte, lazer, hotelaria, industrial, institucional, instrução, religioso, saúde, transporte e sem especificação) o estado de conservação dos mesmos é bom. A função residencial (8.747 imóveis) é a mais precária de todas, existindo 33 lojas, 304 salas, 2 estacionamentos cobertos, 24 barracos e 66 imóveis em subsolo sendo utilizados como domicílios.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Em um projeto de reabilitação do Centro, devem ser considerados quatro fatores referentes à questão imobiliária: A potencialização da infra-estrutura e do ambiente construído para atender a função social da moradia, hoje deficitária em Fortaleza; A tendência atual dos negócios é de preferência à localização nos shoppings centers, por questões de segurança e mudanças culturais; A atração da população de alto poder aquisitivo e de empreendedores para o Centro vai depender de incentivos econômicos, como a redução do IPTU; A âncora econômica não é suficiente para atrair a população de alta e média renda ao Centro, a âncora cultural é fundamental, que pressupõe a valorização dos sítios históricos.