Superintendência Regional de SC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Internacional “Agricultura Familiar e Soberania Alimentar no MERCOSUL” Políticas Públicas, Integração e Participação Social no MERCOSUL Crispim.
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Agrário
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
A Rede Ecovida de Agroecologia e o PAA
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Programa Nacional de Alimentação Escolar
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Sudoeste do Paraná.
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
ORIENTAÇÕES PARA A INDICAÇÃO DE PROJETOS
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Plano Safra da Agricultura Familiar
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional 13 de Julho de 2010 Florianópolis - Santa Catarina CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Oficina de Capacitação Operacionalização do Termo de Adesão SISPAA
Passo-a-passo para compra e venda
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Integrando Políticas Públicas
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013. Aumento da renda com distribuição Classe média saltou de 37% para 50% da população total.
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Segurança alimentar e mercados institucionais
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1.
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
PAA Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar ABADE CONAB.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
MODALIDADE* FONTE DE RECURSO LIMITESEXECUTORFORMA DE ACESSO Compra DiretaMDS/MDAR$ 8 milCONAB Individual, cooperativa e associação Formação de EstoqueMDS/MDAR$
Transcrição da apresentação:

Superintendência Regional de SC

Programa de Aquisição de Alimentos PAA Política de Segurança Alimentar e Nutriconal Programa de Aquisição de Alimentos

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS - PAA AÇÃO ESTRUTURANTE DO FOME ZERO O FOME ZERO É UMA INICIATIVA DO GOVERNO FEDERAL, QUE TEM COMO OBJETIVO ASSEGURAR O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA; POLÍTICA PÚBLICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: BOLSA FAMÍLIA, BANCO DE ALIMENTOS, COZINHAS COMUNITÁRIAS, RESTAURANTES POPULARES E O PAA; CONAB(AÇÕES)PGPM, VENDA BALCÃO, ARMAZENAGEM, LEVANTAMENTO DE SAFRAS, FEIRA DO PEIXE, PAA....

IMPORTÂNCIA O QUE É O PAA? Criado pela Lei 10.696 de 2003 – Governo LULA; Em SC JAN/2004, hoje todas regiões do Estado, ($); É um instrumento estruturante de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, acionado no momento da comercialização quando o esforço do produtor precisa ser recompensado; Mecanismo complementar do PRONAF(MAIS ALIMENTOS); Possibilidade de venda institucional, sem licitação; Alimentos adqueridos vão para programas sociais; A compra é feita diretamente pela CONAB.

OBJETIVOS PAA REMUNERAÇÃO DA PRODUÇÃO – preço justo OCUPAÇÃO ESPAÇO RURAL – permanência campo DISTRIBUIÇÃO DE RENDA – economia local GERAÇÃO DE EMPREGOS – evita exôdo rural DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO – tds produtos AGREGAÇÃO DE VALOR – agroindústrias familiares COMBATE A FOME – destino para programas sociais CULTURA ALIMENTAR REGIONAL – qualidade PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – prod orgânica +30% DESENVOLVIMENTO LOCAL – todos ganham

PAA Alcances Sociais Garantia de renda e sustentação de preços aos agricultores familiares; Fortalecimento do associativismo e do cooperativismo; Promoção da segurança alimentar e nutricional das populações urbanas e rurais; Formação de estoques estratégicos(CESTAS); Melhoria da qualidade dos produtos da AF; Reforço à estruturação de circuitos locais e regionais de abastecimento(FORMAR REDES); Incentivo ao manejo agroecológico dos sistemas produtivos e a e preservação da biodiversidade. (DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)

Inovações importantes PAA Inovações importantes Preços de referência (diferenciado)para a agricultura familiar Sem fazer licitação a aquisição dos produtos da agricultura familiar são feitos diretamente pelo mercado institucional(Governo)‏

Público beneficiário Agricultores Familiares Produtores Agricultores Familiares Assentados da Reforma Agrária Acampados Agroextrativistas Aqüicultores, Apicultores Atingidos por barragens Indígenas, Quilombolas Pescadores Artesanais...

Público beneficiário Situação de insegurança alimentar(bolsa família); Consumi- dores Situação de insegurança alimentar(bolsa família); Creches, escolas , hospitais públicas(cos), asilos, APAES; Banco de alimentos, cozinhas com., restaurantes populares.

Critérios PAA Agricultores Familiares do PRONAF(DAP); Limite de até $ 3.500,00 por família/ano(X 3); Organizados em associações e cooperativas; Produção Agropecuária própria; Fazer pesquisa de preços local – 3 diferentes; Aprovação do CONSEA Municipal.

Orígem dos recursos PAA MDS(FORM.EST E DOAÇÃO) MDA(FORM. ESTOQUE) MEC (FNDE-L2877/08 - 30%)

Regulamentação PAA Grupo gestor do PAA MDS (Responsabilidade FOME ZERO)‏ MDA (Responsabilidade PRONAF)‏ MAPA/Conab Ministério do Planejamento Ministério da Fazenda Ministério da Educação

PAA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA SÃO 60 NO BRASIL, EM SC O 'MEIO OESTE CONTESTADO', COMPOSTO 29 MUNICÍPIOS; O GOVERNO FEDERAL PREVE RECURSOS PARA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR, PELO PAA; SERÃO ADQUERIDOS DE COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES(PROPONENTES PROJETOS), E DOADOS AS ENTIDADES SOCIAIS LOCAIS; VALORES PREVISTOS POR MUNICÍPIO: DE ZERO ATÉ 05 MIL HABITANTES$ 70.000,00 DE 05 MIL ATÉ 10 MILHABITANTES$ 80.000,00 DE 10 MIL ATÉ 20 MIL HABITANTE$ 100.000,00 DE 20 MIL ATÉ 50 MIL HABITANTE$ 200.000,00

PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO (COMO ELABORAR OS PROJETOS) ARTICULAÇÃO ENTRE PODER PÚBLICO LOCAL, EPAGRI, STR', UNIVERSIDADES, IGREJAS, ONG'S,SOCIEDADE CIVIL , COOP SITE www.conab.gov.br MOC TÍTULO 30 – CAEAF – CPR/DOAÇÃO/FE TÍTULO 31 – PREÇOS DE REFERÊNCIA TÍTULO 33 – FORMAÇÃO ESTOQUE AF ENCAMINHAR AS PROPOSTAS A SUPERINTENDÊNCIA DA CONAB(PAAnet)

Elaboração de Projetos Sobre o PAAnet É um aplicativo desenvolvido e disponibilizado pela CONAB, com o objetivo de facilitar e descentralizar o procedimento das Propostas de Participação destes mecanismos(PROJETOS); Permite que tais propostas sejam transmitidas para CONAB, via conexão segura de internet, após encaminhar documentação complementar(DAP'S, CERTIDÕES, ATA...); Similar ao aplicativo da Receita Federal, utilizado para preenchimento e transmissão do IR, gerando PROTOCOLO; O objetivo é facilitar, descentralizar e tornar mais transparente o processo, é utilizado em 2(dois) mecanismos do PAA: CPR'S DOAÇÃO E FORMAÇÃO DE ESTOQUE.

CONTATOS www. conab. gov. br sc. sureg@conab. gov. br vilmar CONTATOS www.conab.gov.br sc.sureg@conab.gov.br vilmar.dutra@conab.gov.br fone: (48) 3381-7210 fax: (48) 3381-7233 BR 101 KM 205 - Barreiros 88.110-200 – São José - SC