ORIENTAÇÕES DE BENTO XVI PARA PASTORAL NAS PRISÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dar atenção especial à família,
Advertisements

fidelidade do sacerdote»
Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
“Maravilhavam-se da Sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mc 1:22).
Família X Espiritualidade
O catequista da iniciação cristã
INCLUSÃO SOCIAL.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
Espiritualidade Conjugal
No julgar. Entender o conflito
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
ORIENTAÇÕES 2008.
Cap.51 NAS DESPEDIDAS.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
19 junho junho 2010 ANO SACERDOTAL
Perspectivas e esperanças
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Você encontrará lindos PPS no site:
Eucaristia, Força e Vida
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
O exame de consciência.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Caríssimos “A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
7 Verdades sobre o propósito de nossa vida:
Sagrada Familia.
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
REUNIÃO DE CASAIS” PARÓQUIA CRISTO REDENTOR - ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RJ – Responsável Padre Renê Luiz Oliveira “ 3º. Reunião de Casais” – 20/08/2014.
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
Sacramento da Reconciliação.
"Entrai pela porta estreita"
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Retorno da Missão.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
Infância e Adolescência Missionária
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
... nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês (Koinonia). Filipenses 4.15 (NVI)
O Papa Bento XVI, em carta dirigida a todos os sacerdotes do mundo, estabeleceu o Ano Sacerdotal, a começar no 19 de Junho, festa do Sagrado Coração de.
PERDOA-NOS, SENHOR ! Jesus faz-nos descobrir a alegria de reencontrar a amizade com Deus, nosso Pai. “Amb nosaltres 2-8”
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS SLIDE ANTERIORPRÓXIMO SLIDE “Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e.
SCE - Sacerdote Conselheiro Espiritual
Magnificat.
PODER PRA SALVAR Todos necessitam, de um amor perfeito, Perdão e compaixão Todos necessitam de graça e esperança, de um Deus que salva.
Caríssimos, Assim se expressa Jesus todas às vezes que se faz presente no meio dos Apóstolos, após a Ressurreição. É por essa saudação que se dissipa.
MARAVILHOSO MOMENTO Hoje é segunda-feira, 20 de abril de 2015segunda-feira, 20 de abril de 2015segunda-feira, 20 de abril de 2015segunda-feira, 20 de.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida
Reunião de Ministros 08/10/2011.
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
INTRODUÇÃO: Rom. 8:1; Ef. 4:29 Que atitude de nossa parte pode ser um grande auxílio para aqueles que necessitam recuperar o respeito próprio? 184:1.
Misericordiae Vultus Ano Santo da Misericórdia
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES DE BENTO XVI PARA PASTORAL NAS PRISÕES ORIENTAÇÕES DE BENTO XVI PARA PASTORAL NAS PRISÕES* Descobrir o rosto de Cristo em cada detento» Encarte CNBB - Nº 887 - 13/09/2007 Queridos amigos Dou-vos as boas-vindas com alegria ao reunir-vos em Roma por ocasião do XII Congresso Mundial da Comissão Internacional da Pastoral nas Prisões. Agradeço-lhe, presidente, Christian Kuhn, pelas cordiais palavras que me expressou em nome do Comitê Executivo da Comissão. O tema de vosso Congresso deste ano, «Descobrir o rosto de Cristo em cada detento» (cf. Mateus 25, 36), descreve perfeitamente vosso ministério de intenso encontro com o Senhor. De fato, em Cristo, «o amor a Deus e o amor ao próximo se fundem: no mais humilde encontramos o próprio Jesus e em Jesus encontramos Deus» («Deus caritas est», n. 15).

Vosso ministério exige muita paciência e perseverança Vosso ministério exige muita paciência e perseverança. Com freqüência experimentais desilusões e frustrações. Reforçar os vínculos que vos unem com vossos bispos vos permitirá encontrar esse apoio e essa guia de que tanto necessitais para aumentar a consciência de vossa missão. De fato, este ministério, no seio da comunidade cristã local, alentará os demais a unir-se a vós no cumprimento de obras corporais de misericórdia, enriquecendo a vida eclesial da diocese. Ao mesmo tempo, isso ajudará a levar aqueles a quem ofereceis vosso serviço até o coração da Igreja universal, em particular, através da participação regular nos sacramentos da Penitência e da santa Eucaristia (cf. «Sacramentum caritatis», n. 59). Os detentos podem facilmente se afastar por sentimentos de isolamento, de vergonha e rejeição, que correm o risco de tornar fracas as esperanças e suas aspirações para o futuro. Neste contexto, os capelães e seus colaboradores estão chamados a ser arautos da compaixão e do perdão infinitos de Deus.

Em colaboração com as autoridades civis, têm a difícil tarefa de ajudar os detentos a redescobrir o sentido para as suas vidas, de forma que, com a graça de Deus, possam transformar sua própria vida, reconciliar-se com suas famílias e amigos e, na medida do possível, assumir a responsabilidade e os deveres que lhes permitam levar uma vida honesta e reta no seio da sociedade. As instituições judiciais e penais desempenham um papel fundamental na hora de tutelar os cidadãos e o bem comum. Ao mesmo tempo, têm de contribuir para recuperar as relações sociais destruídas pelos atos criminosos cometidos (cf. Compêndio da Doutrina Social da Igreja, n. 403). Por sua mesma natureza, portanto, estas instituições têm de contribuir para a reabilitação de quem cometeu o crime, facilitando a passagem da desesperança à esperança, da irresponsabilidade à responsabilidade.

Quando as condições nas prisões são obstáculo para o processo de recuperação da auto-estima e a aceitação dos deveres relacionados com ela, estas instituições deixam de cumprir um de seus objetivos essenciais. As autoridades públicas devem estar atentas neste âmbito, evitando todos os meios de castigo ou correção que degradam a dignidade humana do detento. Neste sentido, reitero que a proibição da tortura não pode ser infringida em nenhuma circunstância (Ibidem, n. 404). Confio em que vosso Congresso vos sirva para compartilhar as experiências do misterioso rosto de Cristo que resplandece nos rostos dos detentos. Alento-vos em vosso esforço por mostrar esse rosto ao mundo, promovendo um maior respeito pela dignidade dos detentos.

Rezo por último para que vosso Congresso vos ofereça também a oportunidade a vós mesmos para apreciar novamente como, ao satisfazer as necessidades dos detentos, vossos olhos se abrem às maravilhas que Deus atua por vós cada dia (Cf. «Deus caritas est», n.18). Com estes sentimentos vos transmito meus melhores desejos para vós e para todos os participantes do Congresso e envio de todo coração minha bênção a vós e a vossos entes queridos. *Discurso do papa Bento XVI, no dia 6 de setembro, por ocasião do XVI Congresso Mundial da Comissão Internacional da Pastoral Carcerária.