Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Propriedades físicas representativas de
Orientação – acesso ambiente virtual
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
METODOLOGIAS 1. SONDAGEM NACIONAL entrevistas 2. QUESTIONÁRIOS 12 escolas básicas integradas da Grande Lisboa 3. GRUPOS DE FOCO 12 grupos.
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Estudo dos cursos oferecidos no Currículo Complementar. Disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de CEDEM – FMUSP Centro.
Avaliação Externa – agosto de 2005 Análise das Observações das Comissões Avaliadoras de Departamento sobre Tecnologia da Informação Prof. Dr. Paulo Cesar.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Questionário de Avaliação Institucional
O desenvolvimento da Informática em Enfermagem: um panorama histórico
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A Tabuada.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
FACULDADE DO CLUBE NÁUTICO MOGIANO
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Salas de Matemática.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
VI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Reflexões sobre o papel das.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
MODELO SIMPLIFICADO DE PROJETO QUANTITATIVO
Transcrição da apresentação:

A Utilização da Internet por alunos de Enfermagem de Universidade Pública Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Informática em Enfermagem (NEPIEn)

Objetivo Identificar e analisar como o aluno de graduação em Enfermagem da EERP-USP utiliza os recursos da Internet

Metodologia Desenho de Pesquisa não experimental do tipo estudo survey descritivo exploratório Local- Sala de aula informatizada e sala Pró-aluno População- Alunos matriculados do 1° ao 8° semestre Amostra – 70 alunos (20,35%)

Metodologia Critérios de Inclusão Estar utilizando a sala de aula informatizada ou a sala Pró-aluno Concordar em participar do estudo assinando o termo de consentimento livre e esclarecido

Metodologia Instrumento de Coleta de Dados Questionário contendo questões abertas e fechadas Composto por duas partes: Dados de identificação Conhecimentos e uso da Internet

Metodologia Realizada em ambiente privado ou na sala informatizada Coleta de Dados Realizada em ambiente privado ou na sala informatizada Dados coletados entre os meses de outubro a dezembro de 2002.

Resultados de Discussão Faixa etária: 18 a 27 anos (70% entre 20-23 anos) Sexo: 92,86% - feminino Semestre: 15(21,43%) - 2° semestre 26 (37,14%) - 4° semestre 18 (25,71%) - 6° semestre 11 (15,72%) - 8° semestre

Resultados de Discussão 100% dos alunos referiram possuir conhecimento básico no uso da Internet 70% referir ter adquirido conhecimento por auto-aprendizado 24,29% receberam ajuda de outras pessoas 21,43% realizaram cursos particulares (A questão permitiu a escolha de mais de uma resposta)

Resultados de Discussão Disciplina de Informática em Saúde (Optativa- 20 vagas/annual) 16(22,86%) cursaram 54 (77,14%) não cursaram - 8 (14,81%) não conseguiram vaga Limitações físicas e humanas

Resultados de Discussão Conhecimento e Uso da Internet 66 (94,29%) usam a Sala de Informática da EERP para acesso a Internet Os demais utilizam no domicílio, na Biblioteca Central e em Laboratório de Pesquisa

Resultados de Discussão Conhecimento e Uso da Internet 50 (71,43%) alunos possuem computador 34 (48,57%) tem acesso à Internet no domicílio 20 (28,57%) utilizam por até 1 hora/dia

Resultados de Discussão Recursos da Internet mais utilizados Correio Eletrônico (+) Busca Bibliográfica em bases da dados nacionais sites de conhecimento específico navegação em diferentes sites Chats

Resultados de Discussão Necessidade de maior conhecimento Aplicativos: Word, Excel Programas gráficos Sistema operacional Linux Busca bibliográfica em bases de dados

Conclusões A maioria dos alunos de graduação da EERP possuem conhecimentos básicos sobre a Internet, adquiridos principalmente por meio de auto-aprendizagem e ajuda de amigos e familiares; As dificuldades encontradas pelos discentes são relacionadas à quantidade insuficiente de máquinas e lentidão do acesso; Conhecimentos básicos de informática ainda são dificuldades freqüentes entre os alunos;

Conclusões A sala de informática da EERP-USP é o local em que os Alunos mais freqüentemente utilizam a Internet; Os trabalhos solicitados pelas disciplinas da graduação e as atividades de pesquisa (IC) é o que mais envolve o uso da Internet; A falta de estrutura física, pessoal especializado e a dificuldade em adaptar esses recursos de acordo com as necessidades da profissão, são entraves importantes no ensino da tecnologia da Informática na EERP/USP.

Referências Bibliográficas Peres, HHC et al. (2001) Estudo exploratório sobre a utilização dos recursos de informática por alunos do curso de graduação em enfermagem. Rev. Esc.Enf.USP, n.35, n1, p.88-94, março. Juliani, CM; Kurcgant, P (2000) Os universitários e o acesso às novas tecnologias. Tecnol Educ, v.29 (150/151), p.57-63, jul/dez. Thiele, JE et al (1999) Effects of web-based instruction on learnig behaviors of undergraduate and graduate students. Nurs Educ Persp, v.20, n.4, p 199-203, jul/ago. Delyra, JL (1997) A universidade e a revolução da informática. Rev USP, n.35, p 77-85.