Modo Auditor Num Sistema Automático de Condutas Clínicas para o Atendimento Primário Autores: Cleo Zanella Billa e Jacques Wainer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

DIRETRIZES CONSENSO CONFORMIDADE
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Transparência ativa e passiva
Um Processo Baseado em MDA para a Especialização de Mecanismos de Persistência Fabio Seixas Marques Seminário LES – 7 de abril de.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense
VerifyNow.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Enfa. Maria Clara Padoveze HC - UNICAMP
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
VII Congresso Mineiro de Nefrologia, 22 a 25 de abril Ouro Preto-MG
Diferentes Modos de Interação Num Sistema Automático de Condutas Clínicas para o Atendimento Primário Autores: Cleo Zanella Billa e Jacques Wainer.
Fotografia do passado Verificar: Organização e facilidade de acesso aos registros Os registros utilizados nos Sistemas e Programas de Atenção Veterinária.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA INTEGRADA Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper.
O que saber sobre Doação de Medula Óssea.
O processo de pesquisa de mercado
Objetivo Auxiliar na administração de Clínicas, otimizando processos e aumentando qualidade do atendimento.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
1 EM
Saúde In Foco. MISSÃO Formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade interagindo, trabalhando com ela, mostrando-lhe dados.
Abuso / Dependência de Drogas Atendimentos para os familiares
Hipertensão Arterial Sistêmica
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
1.Introdução à Administração
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
1 EM 1 MILHÃO
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
Medicina Baseada em Evidências O que é isso?
Fundamentos de Metodologia
Fundamentos de Metodologia
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
6XX – Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho Título do trabalho AUTOR 1 Universidade.
Educação Médica Continuada e Reciclagem na SOCESP José Francisco Kerr Saraiva.
Introdução a Banco de Dados
Tratativa Oncológica 2014 Unimed do Brasil.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
SISGENO-Módulo Laboratório
ICONIX Sistema de Gestão de Fichas Médicas
Aula 3. As quatro tendências da bioética
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO BRASIL
Qual a proposta? Criação de plataforma que disponibilize os subsídios necessários para a produção técnica- teórica-educativa e o exercício do controle.
sistemas de informação
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Auditoria em Serviços de Saúde
Introdução O processo de design de software consiste de uma série de decisões de design que geralmente envolvem diferentes alternativas de solução, consideradas.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Referência Bibliográfica: Rapid tranquillisation in psychiatric emergency settings in Brazil: pragmatic randomised controlled trial of intramuscular haloperidol.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
O que o Cardiologista não Deve Fazer ou Recomendar ao Indicar Tratamento Clínico ou Cirúrgico.
Transcrição da apresentação:

Modo Auditor Num Sistema Automático de Condutas Clínicas para o Atendimento Primário Autores: Cleo Zanella Billa e Jacques Wainer

Roteiro Conceitos ST-Guide Modo Auditor Discussão e Conclusão

Guia de Conduta ou Guideline Conjunto de recomendações desenvolvidas de maneira sistematizada, que se destinam a apoiar o médico e o paciente na tomada de decisões acerca dos cuidados da saúde. Criado por especialistas. Buscam melhorar o tratamento clínico. Guideline automatizado é um sistema computacional que interpreta um guideline. Existem vários trabalhos relacionados a guidelines como Prodigy III, Arden Syntax, PROforma, GLIF,etc.

ST-Guide Wainer e Monteiro propuseram o modelo ST-Guide. O ST-Guide se distingue da maioria das propostas por não tentar ser uma linguagem de representação geral, para qualquer guideline, mas por se concentrar em guidelines de atendimento primário. A idéia básica por trás do ST-Guide é que o guideline é modelado como uma máquina de estados. Onde os estados representam o estado do paciente e as transições representam quais são as possíveis mudanças de estado que o paciente pode ter, dado um conjunto de informações.

Exemplo de Máquina de Estados Estado A Estado B Estado C Exame1>140 OU Exame 2 >90 Exame1<140 E Exame2<90 Exame1>140 E Exame2>90 E Exame3=Verdadeiro Exame3=Falso

Modelo do Guideline Encontrar os estados do paciente durante o tratamento e as transições. Cada estado possui os seguintes tributos: –Exames Físicos. –Exames Laboratoriais. –Perguntas. –Transições. –Medicação. –Sugestões. –Próxima Consulta.

ST-Guide O ST-Sistema funciona de forma autoritária É interessante disponibilizar outros modos de interação com o sistema. O guideline pode ser utilizado para diferentes objetivos. Foi modelado para o formato do ST-Guide, o guideline para o tratamento de hipertensão desenvolvido pelo JNC.

Modo Auditor Tem como objetivo comparar os procedimentos clínicos realizados com os procedimentos sugeridos pelo guideline e alertar sobre possíveis diferenças. Controle de Dosagem Presume-se que o banco de dados contenha toda a história clínica do paciente, dessa forma, é possível encontrar a seqüência de estados que o paciente passou e onde essa seqüência diverge em relação ao guideline.

Modo Auditor (cont.) Na prática, a história clínica não contém registros sobre as perguntas feitas ao paciente. Caso uma determinada pergunta não seja encontrada no histórico do paciente, ela é desconsiderada ao se analisar as transições dos estados.

Modo Auditor (cont.) Pode existir mais de uma seqüência de estados possíveis. Para avaliar as ações e decisões tomadas pelo médico, leva-se em conta a união e intersecção as ações.

Re-Sincronização Pode ser que num dado momento do tratamento, os dados não se enquadrem numa seqüência de estados possível. O sistema faz uma re-sincronização do tratamento com a máquina de estados, levando em conta a medicação prescrita ao paciente. O sistema gera um alerta informando que o tratamento não está de acordo com o guideline. Na próxima consulta reinicia a partir do estado encontrado através da re-sincronização.

Exemplo do Modo Auditor 1ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Beta-Bloqueadores 2ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Ultra-Sonografia de tireóide –Ultra-Sonografia de abdome total –Beta-Bloqueadores e Diuréticos 3ª Consulta –PA: 166/110 mmHg –Beta-Bloqueadores

Exemplo do Modo Auditor 1ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Beta-Bloqueadores 2ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Ultra-Sonografia de tireóide –Ultra-Sonografia de abdome total –Beta-Bloqueadores e Diuréticos 3ª Consulta –PA: 166/110 mmHg –Beta-Bloqueadores Terapia Drogas Beta

Exemplo do Modo Auditor 1ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Beta-Bloqueadores 2ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Ultra-Sonografia de tireóide –Ultra-Sonografia de abdome total –Beta-Bloqueadores e Diuréticos 3ª Consulta –PA: 166/110 mmHg –Beta-Bloqueadores Terapia Drogas Beta Diureticos Beta

Exemplo do Modo Auditor 1ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Beta-Bloqueadores 2ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Ultra-Sonografia de tireóide –Ultra-Sonografia de abdome total –Beta-Bloqueadores e Diuréticos 3ª Consulta –PA: 166/110 mmHg –Beta-Bloqueadores Terapia Drogas Beta Diureticos Beta ?

Exemplo do Modo Auditor 1ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Beta-Bloqueadores 2ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Ultra-Sonografia de tireóide –Ultra-Sonografia de abdome total –Beta-Bloqueadores e Diuréticos 3ª Consulta –PA: 166/110 mmHg –Beta-Bloqueadores Terapia Drogas Beta Diureticos Beta ? RE-SINCRONIZAÇÃO

Exemplo do Modo Auditor 1ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Beta-Bloqueadores 2ª Consulta –PA: 162/122 mmHg –Ultra-Sonografia de tireóide –Ultra-Sonografia de abdome total –Beta-Bloqueadores e Diuréticos 3ª Consulta –PA: 166/110 mmHg –Beta-Bloqueadores Terapia Drogas Beta Diureticos Beta ? RE-SINCRONIZAÇÃO

Discussões e Conclusões Guideline é a maneira mais eficaz de melhorar a qualidade do tratamento clínico. Deve estar a disposição do médico sempre que necessário. Por isso existe a necessidade de facilitar a aplicação e disseminação de guidelines usando representações que possam ser interpretadas por máquinas e métodos computacionais automáticos. Modo auditor pode ser uma ferramenta poderosa para analisar o tratamento. Diferentes modos de interação podem levar a maior utilização de guidelines.

Contatos Cleo Zanella Billa