DIRCELENE JUSSARA SPERANDIO YOLANDA DORA MARTINEZ ÉVORA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES PORTADORES DE TUMORES DE CABEÇA E PESCOÇO: IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO Claudia Angélica Mainenti Ferreira Mercês;
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
ORGANIZAÇÕES, SISTEMAS E MÉTODOS
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,
Implementação do Processo de Enfermagem no Hospital do Câncer III
PROCESSO DE ENFERMAGEM VERDADES E DESAFIOS: NA ASSISTÊNCIA
Dorothea M. Beckers M. Almeida
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
A INTRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM: CONSTRUÇÃO
Planejamento Planejar envolve: Estabelecer prioridades;
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Noções de administração em enfermagem II
Infusão de Sangue e derivados
A Enfermagem na Era da Informática
Gerenciamento de Leitos
Escola Secundária de Paços de Ferreira
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Processo de Enfermagem – Wanda Horta
Processo de Enfermagem
Resolução CFP 007/2003 Manual de Elaboração de Documentos Escritos por psicólogos, decorrentes de avaliações psicológicas.
Prevenir erros de medicação
Metodologia de Ensino e Extensão
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
Estagiários (SOBRENOME, Nome do Autor)
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Unidade III Fluxogramas
Planejamento Estratégico
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
Ângelo Rogério Meneghetti – GESID/PPGA/EA/UFRGS Mestrando: Ângelo Rogério Meneghetti Orientadores: Prof. Dr. João Luis Becker Prof. Dr. Henrique Freitas.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Disciplina O&M / Professora Beth
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA E PROBLEMA.
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
Planejamento do Processo de enfermagem
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Gestão de Documentos e Arquivos
ESTUDANDO COM PROFª Simony
Fluxograma Juliana Borges
Orientações sobre o Estágio IV
Diagnóstico de Enfermagem
Introdução à Farmácia Hospitalar
Políticas Públicas de Saúde: PSF
Formulários.
sistemas de informação
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
PROCESSO DE ENFERMAGEM
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
Distribuição de medicamentos
Evolução Histórica Pré-História
O HOSPITAL Enfª. Adriana santos. Hospital Hospital Produto Produto Cenário Cenário Empresa Empresa Saúde Saúde Sistema de Saúde/ Sistema de Saúde/ Sistema.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
PROCESSO DE ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM Disciplina: Saúde do Adulto
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Período Trans-Operatório
UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ SINOP AEROPORTO
REFERENCIAL TEÓRICO -TEXTO CIENTÍFICO -PASSOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ORDENAÇÃO E LEITURA PONTUAL CRONOLÓGICA. -DEFINIÇÃO DOS CAPÍTULOS -ELABORAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

DIRCELENE JUSSARA SPERANDIO YOLANDA DORA MARTINEZ ÉVORA PLANEJAMENTO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA SEMI - INTENSIVA DIRCELENE JUSSARA SPERANDIO YOLANDA DORA MARTINEZ ÉVORA

LOCAL DE ESTUDO E POPULAÇÃO População: 11enfermeiros Desenvolvido em uma instituição filantrópica de médio porte com 136 leitos e distribuídos em clínicas:

CARACTERÍSTICAS Número de leitos: 136; Média diária: 121,23 pacientes internados/dia; Porcentagem ocupacional : 63,47%; Tempo médio de permanência: 6,9 dias

OBJETIVOS Elaborar um instrumento para coleta de dados e prescrição de enfermagem; Reduzir o tempo despendido para documentar as informações; Otimizar a disponibilidade dos enfermeiros para atividades assistenciais; Proporcionar aos enfermeiros o registro manual: - individualizado - eficiente - rápido.

ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS A elaboração foi desenvolvida em duas etapas: PRIMEIRA ETAPA: elaborar instrumento fundamentado no quadro clínico de pacientes internados; utilizar suporte teórico em literatura específica; construir base de dados sobre sinais e sintomas; ordenar base em ordem alfabética e agrupar conforme os sistemas do corpo humano;

ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS SEGUNDA ETAPA: elaborar um instrumento para prescrição de enfermagem; utilizar referencial teórico alicerçado em CARPENITO (1997) e HORTA (1979); usar registros de prescrições de enfermagem realizados por enfermeiros da unidade; definir base de prescrições de enfermagem organizadas em lista de múltipla escolha prever campo para prescrições específicas manter evolução de enfermagem na forma escrita.

RESULTADOS E DISCUSSÕES FACILIDADES: Registrar os dados de forma rápida e objetiva; Proporcionar a identificação de problema; Determinar prioridades e objetivos; Facilitar o estabelecimento das intervenções de enfermagem necessárias; Reduzir em 50% o tempo de elaboração da sistematização;

RESULTADOS E DISCUSSÕES DIFICULDADES: Desconhecer terminologias técnicas; Acrescentar linhas no espaço reservado para horários para melhor orientação ao executar a prescrição; Criar um espaço adequado para data e assinatura do enfermeiro.

CONCLUSÕES Fácil utilização; Maior clareza para realização da coleta de dados; Identificação das intervenções individualizadas; Redução significativa no tempo de registro das informações; Proporciona ao enfermeiro a administração da assistência centrada ao paciente; Oportuniza ao enfermeiro o desenvolvimento e entendimento das etapas do processo de enfermagem;