O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
Avaliação do Plano Plurianual
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MEDALHA PAULO FREIRE.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Secretaria Municipal de Educação
CAPA.
“Feliz aquele que transfere o
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
Semana Pedagógica - Julho/2011
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA
PARA REFLEXÃO Qual a função da escola? Qual o objetivo da escola?
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Algumas idéias Gestão democrática do ensino público – art.206 CF – Lei da Gestão Democrática /96 alterada /03 Conceito de Gestão Escolar –
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Ministério de Minas e Energia
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR
Regulamento Quem pode participar:
Todo dia é dia de educação!
PGE – Prêmio Gestão Escolar
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Secretaria da Educação
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
A primeira edição do Prêmio Fundação La Salle irá contemplar projetos voltados para as Comunidades Educativas de Educação Básica e Obras Assistenciais.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Projeto Ler é saber Edição 2009.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Ajude a realizar sonhos!
13/09/2007. PRÊMIO SESI QUALIDADE DA EDUCAÇÃO – PSQE EDIÇÃO
LANÇAMENTO DO PGE e PPB – 2015
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
EIXO GESTÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO: MARIA CECÍLIA E FÁTIMA GAVIOLI Linha Estratégica do CONSED.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.
Transcrição da apresentação:

O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso 1

UM POUCO DA HISTÓRIA Desde 1998, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e seus parceiros vêm realizando o Prêmio Gestão Escolar (PGE) que visa estimular a melhoria dos processos de gestão, em busca de um objetivo maior: garantir educação de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes. Ao todo, 25.139 instituições já participaram em todo país. O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A edição de 2012 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). 2

OBJETIVOS 1. Estimular o desenvolvimento da gestão democrática e eficaz na escola, tendo como foco o compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas; 2. Apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar; 3. Incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a sua autoavaliação; 4. Sensibilizar as escolas públicas a implantarem um modelo de gestão focado na excelência do processo de ensino e aprendizagem; 5. Divulgar e disseminar boas práticas de gestão organizacional nas escolas; e 6. Valorizar as escolas públicas que se destaquem pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas. 3

CICLO VIRTUOSO/PROCESSO DE GESTÃO - coletar dados que caracterizam a escola e indicam taxas de desempenho. - envolver a comunidade escolar num processo reflexivo de autoavaliação. - elaboração de um plano de melhoria condizente com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes e com o projeto político -pedagógico da sua escola. 4

QUEM PODE PARTICIPAR Escolas do ensino regular da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e/ou ensino médio integrado) das redes públicas estadual e municipal. Atenção: Não podem participar a escola e/ou o (a) diretor (a) já contemplados com o Prêmio de “Destaque Estadual/Distrital” nas duas edições anteriores a esta (PGE Ano Base 2009 e PGE Ano Base 2010). 5

COMO PARTICIPAR? 1º - Conhecer o Manual de Orientações. 2º - Reunir representantes da comunidade escolar. 3º - Promover a autoavalição da escola, a partir do roteiro que está no Manual de Orientações. Traçar, coletivamente, um plano de ação. 4º - Cadastrar a escola, o diretor e as informações decorrentes da autoavaliação. Registrar o plano de ação. 5º - Preparar o dossiê para enviá-lo ao Comitê Regional. 6

O PROCESSO a) Acessar o site www.consed.org.br/pge; b) Realizar o cadastro da escola e do diretor exclusivamente pela internet; c)Preencher correta e completamente o formulário de inscrição. Anexar os documentos salvos em PDF em cada aba correspondente; d) Finalizar a inscrição, obtendo o dossiê gerado pelo sistema online do PGE; e) Imprimir, encadernar e enviar ao Comitê Regional, até o dia 01/06/12. 7

AUTOAVALIAÇÃO As escolas são avaliadas em cinco dimensões: 1. Gestão Pedagógica Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados diretamente para assegurar o sucesso da aprendizagem dos estudantes, em consonância com o projeto pedagógico da escola. 2. Gestão de Resultados Educacionais Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da escola – rendimento, frequência e proficiência dos estudantes. 8

AUTOAVALIAÇÃO 3. Gestão Participativa Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. 4. Gestão de Pessoas Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e estudantes) com o projeto pedagógico da escola. 5. Gestão de Serviços e Recursos Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. 9

AUTOAVALIAÇÃO Os indicadores de cada dimensão serão avaliados conforme explicitado a seguir: (1) INSUFICIENTE - não atende minimamente as exigências (2) REGULAR - atende minimamente as exigências (3) BOM - atende satisfatoriamente as exigências (4) ÓTIMO - atende plenamente as exigências (5) EXCELENTE - enriquece as exigências . 10

PLANO DE MELHORIA O plano de melhoria deverá apresentar como conteúdo mínimo: a) justificativa dos aspectos que demandam atenção especial, detectados a partir do processo de autoavaliação; b) objetivos e metas propostos (é obrigatório que eles se refiram diretamente às questões avaliadas); c) descrição de ações com identificação de responsáveis, cronograma e previsão do tempo necessário para a sua implementação; d) proposta de acompanhamento e avaliação de cada uma das ações do plano de melhoria. 11

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO - A autoavaliação da gestão escolar e a proposta de um plano de melhoria serão a base para a seleção das escolas premiadas em cada etapa. - A autoavaliação e o plano de melhoria, deverão ser elaborados coletivamente pela comunidade escolar, nos termos do formulário padrão encontrado no site www.consed.org.br/pge e das orientações do Manual.   12

ETAPAS DE AVALIAÇÃO Primeira Etapa - Colegiados Escolares Autoavaliação escolar realizada de forma abrangente, participativa e dinâmica. A escola mobiliza o seu Conselho Escolar, integrado por representantes de todos os segmentos da sua comunidade. - Atribuições do Colegiado Escolar: a) realizar o processo de autoavaliação no âmbito da unidade escolar seguindo o roteiro proposto pelo PGE; b) propor um plano de melhoria da gestão da escola, a partir da autoavaliação realizada; c) organizar a documentação necessária à apresentação da candidatura; d) preencher a inscrição via internet; e) anexar ajuda memória das atividades realizadas, com a assinatura dos representantes do Colegiado Escolar e indicação do segmento escolar representado; f) encaminhar o dossiê impresso da escola para o Comitê Regional. 13

ETAPAS DE AVALIAÇÃO II. Segunda Etapa - Comitês Regionais - a primeira instância de avaliação externa da escola. comitês compostos por 06 (seis) membros: 02 representantes das Regionais, 02 representantes da Undime, 01 representante da Universidade, 01 representante de entidade parceira e/ou parceiros locais. O(a) Coordenador(a) Regional assume a presidência do Comitê. - Atribuições dos Comitês Regionais: a) receber e analisar os dossiês encaminhados pelas escolas, de acordo com as orientações da Coordenação Nacional; b) eleger um dossiê, entre os recebidos, que comprove melhor desempenho em gestão escolar; c) remeter o dossiê selecionado ao Comitê Estadual; d) elaborar e enviar devolutiva às escolas não selecionadas para as próximas etapas.   14

ETAPAS DE AVALIAÇÃO III. Terceira Etapa – Comitê Estadual segunda instância de avaliação externa da escola. - Atribuições do Comitê Estadual: a) analisar os dossiês encaminhados pelos Comitês Regionais; b) eleger três dossiês que demonstrem melhor desempenho em gestão escolar; c) realizar visitas técnicas às escolas indicadas; d) analisar os relatórios das visitas técnicas; e) selecionar a escola “Destaque Estadual” - escola que melhor se destacar na avaliação do Comitê Estadual; f) elaborar e enviar devolutivas às escolas não selecionadas para a próxima etapa; g) enviar certificado de participação a todas as escolas inscritas no estado.   15

ETAPAS DE AVALIAÇÃO IV. Etapa Nacional - Comitê Nacional - Atribuições do Comitê Nacional: a) Selecionar, entre as escolas “Destaque Estadual/Distrital”, as seis escolas que mais se destacarem; b) Conceder o título de escola “Destaque Nacional” às seis escolas finalistas e candidatas ao título “Escola Referência Brasil”; c) Realizar visita especializada às seis escolas “Destaque Nacional” e produzir relatórios que subsidiem a escolha de uma escola para ser premiada em nível nacional; d) Selecionar a “Escola Referência Brasil”. 16

PREMIAÇÃO 1. São concedidos, no âmbito nacional: a) Diploma Escola “Destaque Estadual/Distrital” à escola indicada pelo comitê estadual como a que melhor atende aos critérios estabelecidos no Regulamento e R$ 6.000,00 (seis mil reais); b) Escola “Destaque Nacional” ” às 06 (seis) Escolas finalistas, selecionadas pelo Comitê Nacional de Avaliação e R$ 10.000,00 (dez mil reais); c) Escola “Referência Brasil” à escola melhor classificada dentre as seis finalistas e R$ 30.000,00 (trinta mil reais). 2. Será concedida uma viagem para intercâmbio de experiências nos Estados Unidos aos diretores das escolas contempladas com o diploma “Destaque Estadual/Distrital”.   17

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES NO CEARÁ Até o dia 23/03/2012 - Constituição dos Comitês Regionais e Estaduais de avaliação e envio dos nomes dos representantes para a coordenação estadual. 16/02 a 1º/06/12 - Inscrições via internet, elaboração e envio do dossiê impresso aos Comitês Regionais. 30/03/12 - Dia D da Mobilização para a Autoavaliação. 04 a 20/06/12 - Avaliação dos dossiês pelo Comitê Regional e seleção da escola que comprove melhor desempenho em gestão escolar na região. Até 20/06/12 - Encaminhamento pelos Comitês Regionais ao Comitê Estadual, do dossiê da escola selecionada na região. 21/06 a 10/08/12 - Avaliação pelo Comitê Estadual e seleção da escola “Destaque Estadual”. 10/08/12 - Encaminhamento, pelo Comitê Estadual ao Comitê Nacional, do dossiê da escola selecionada. 13/08 a 31/08/12 - Avaliação pelo Comitê Nacional e seleção das seis escolas finalistas ao Prêmio Gestão Escolar. 03/09/12 - Divulgação das seis escolas finalistas. 11/10 a 04/11/12 - Viagem para intercâmbio de experiências nos Estados Unidos. 05/11/12 - Anúncio da Escola Referência Brasil e Cerimônia nacional de premiação. 18

DESEJAMOS A TODOS UM EXCELENTE TRABALHO! Coordenação Estadual: Graça Menezes CODEA – Gestão Escolar Telefone: 3101-4396 e-mail: gracamenezes@seduc.ce.gov.br SECRETARIA DA EDUCAÇÃO   19