Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Advertisements

Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Básica Integrada /JI Vasco da Gama - Lisboa
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Tecnologias na escola.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Tecnologia da Informação e a Sociedade
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
Reorientação curricular
Contexto de Educação a Distância
Produção do conhecimento em EAD
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
O uso da internet nas escolas
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Metro Ethernet Aluno: Igor do Valle Campbell
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais
Título do slide.
Tecnologia e Educação.
POR QUE O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO?
Sistemas de Informação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
A DISCIPLINA DE ET O que é? Para que serve? O que podes fazer?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
Clique para editar o estilo do título mestre DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Introdução à engenharia de produção II.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
DANIELA GOMES BERTOLDI PRISCILA COELHO
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 29/11/09 “Proposta de atividade, esboço inicial” SEDUC – MS -POLO DE NOVA ANDRADINA VIII ENSINANDO E APRENDENDO.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Tornar os campi uma alternativa de lazer educacional, esportivo e cultural. GRUPO DE TRABALHO: Beatriz Peçanha Cunha, Fabiano Zoldan, Getúlio Nunes, Jony.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 25/06/15 Nossa visita ao Morro do Baú !!
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aurenivia dos Reis Mendes Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa Nossa representação de COLETIVO! Aline Gonçalves Fábio Felippe Jéssica Schiller Marlene Correa Morgana Matos.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Universidade Federal de Alagoas
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
Elisabeth Adriana Dudziak Regina Célia Baptista Belluzzo 1.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria Clélia Lustosa Costa, Marcos da F. Elia Universidade-Escola: Uma pesquisa-ação para a construção de mundos virtuais no cenário educacional

AGENDA INTRODUÇÃO MUNDOS VIRTUAIS PROPOSTA RESULTADOS OBTIDOS CONSIDERAÇÕES FINAIS

INTRODUÇÃO Sociedade da informação; Contribuição: mundos virtuais 3D para as escolas; Participação da pesquisa: Universidade – ( UFRJ) e Escola ( Colégio Pedro II);

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 25/11/11

Mundos Virtuais na Educação: alunos e professores atuando de formas variadas no processo ensino-aprendizagem: construindo cenários e objetos de aprendizagem trocando informações de forma síncrona e assíncrona observando os materiais desenvolvidos no mundo virtual funcionarem como na vida real. utilizando estes mundos para aprender de forma diferenciada MUNDOS VIRTUAIS

PROPOSTA Biologia: Florestas Urbanas - uma visão da cidade do Rio de Janeiro e da Floresta da Tijuca Geografia: Sistema Solar Física: Laboratório Virtual

PROPOSTA Ciclo de Desenvolvimento

RESULTADOS OBTIDOS Alguns slides do projeto de Biologia:

Alguns slides do projeto de Geografia RESULTADOS OBTIDOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS Novas sementes do uso da tecnologia de mundos virtuais na educação Mudanças de postura e atitude: Aprendizado - Pesquisador; alunos-desenvolvedores, gestores, professores, alunos-usuários finais

AGRADECIMENTOS