DEPARTAMENTO DE FUNÇÃO PULMONAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE CARDIOLOGIA CLINICA
Advertisements

Dr. Antônio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP Março/2012 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS DE USO CONTÍNUO.
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
ANTONIO NELSON CINCOTTO PUC.SP.SOROCABA 2001
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
IMPLANTAÇÃO LABORATÓRIO REGIONAL

Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
3º Encontro da Rede SST SISTEMA INDÚSTRIA
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT
Coordenador Hermano Albuquerque de Castro
Departamento dos distúrbios do sono São Paulo- fevereiro 2011.
Departamento dos distúrbios do sono
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Comissão de Doenças Intersticiais SBPT
Comissão de Câncer de Pulmão - SBPT
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Comissão de DRAO Coordenador Hermano Albuquerque de Castro
Coordenador Daniel Waetge – RJ Conselho Científico Ana Rocha – BA
Reunião de Comissões e Departamentos da SPBT São Paulo, 10 e 11 de Fevereiro de 2011 Comissão de Tuberculose Marcelo Fouad Rabahi (GO), Eliana Matos (BA),
Mestre em fisiologia e farmacologia
Marina Andrade Lima - RJ Maria do Rosário Costa - MA
Coordenador Daniel Waetge – RJ Conselho Científico Ana Rocha – BA
São Paulo – Fevereiro de 2012 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
DEPARTAMENTO DE FUNÇÃO PULMONAR
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Comissão de DPA Valéria Maria Augusto (presidente)
Comissão de Epidemiologia George Matos. Comitê científico George Matos (CE) – Coordenador Ana Maria Menezes (RS) Ana Luisa Godoy Fernandes (SP) Marcus.
Comissão de Câncer de Pulmão - SBPT
Departamento de Patologia Respiratória Patologia Pulmonar x Pneumologia Patologia Pulmonar x Pneumologia Histórico Histórico DPI x Tu x Infecções x Pneumoconioses.
Departamento de Patologia Pulmonar
UNIDADE DE FISIOLOGIA PULMONAR HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
EXPANSÃO E QUALIDADE: INTERNALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Profª. Vera L. G. Stivaletti – Pró-Reitora de Graduação – Universidade Metodista.
Roteiro da Apresentação - Anotações
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
Departamento de Pneumologia Pediátrica
SBPT Departamento Pneumologia Pediátrica Marcus H Jones.
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
GT-03 – Segurança Pública Coordenadores: José Luiz Barreto(DF) Keuly T. Queiroz Costa (AC)
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Conselho Consultivo Nacional dos Adolescentes e Jovens da ABMP Articulações, análises e ampliação nacional São Paulo/SP 2010.
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT fev, 2011/SP: Reunião de diretoria com comissões e departamentos as SBPT. Biênio:
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Porque o Ato-médico pode prejudicar você e sua família.
Toda Honra, LOUVADO SEJA DEUS! LOUVADO SEJA DEUS!
Essa semana (22/10/09) foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de lei A, conhecido por ato-médico. Em teoria, apenas uma simples regulamentação.
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
CÓDIGO PADRÃO.
Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho
II Congresso Brasileiro de Tabagismo
Organização e Realização: SBPT Apoio: SPPT Porque é importante a avaliação interdisciplinar no contexto dos distúrbios respiratórios do sono? Lia Rita.
GT-03 – Segurança Pública Coordenadores: José Luiz Barreto(DF) Keuly T. Queiroz Costa (AC)
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
Provas de função respiratória Prof. Agnaldo José Lopes Thiago Mafort Prof. Agnaldo José Lopes Thiago Mafort.
GT-03 – Segurança Pública Coordenadores: José Luiz Barreto(DF) Keuly T. Queiroz Costa (AC)
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
POR QUE VOCÊ VAI SER PREJUDICADO PELO ATO-MÉDICO, APROVADO EM OUTUBRO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS ?
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
Transcrição da apresentação:

DEPARTAMENTO DE FUNÇÃO PULMONAR SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA

MEMBROS André Albuquerque (SP) Carlos Alberto Pereira (SP) Danilo Berton (RS) João Marcos Salge (SP) José Alberto Neder (SP) Roberto Bravo de Souza (RJ) Sérgio Saldanha Menna-Barreto (RS) Silvia Carla Rodrigues (SP)

ATIVIDADES RECENTES Cursos de Função Pulmonar (Módulo Básico) MG (35 participantes), ES (39 participantes). Curso de Função Pulmonar (Módulo Avançado), DF (19 participantes). Apoio na divulgação de cursos específicos de função pulmonar (espirometria; teste cardiopulmonar de exercício)

ATIVIDADES RECENTES Acompanhamento do processo de certificado de qualidade em testes de função pulmonar. 3368 acessos foram realizados para certificação e 201 pneumologistas obtiveram o selo. Pneumopediatria Participação ativa com sugestões enviadas ao relator do projeto de lei que regulamenta a medicina (Ato Médico), que foi aprovado na Câmara Federal em 2009, estando no momento no Senado, sendo que de acordo com o projeto, a espirometria e demais testes de função pulmonar permanecem considerados atos médicos (“diagnóstico nosológico é a determinação da doença que acomete o ser humano, aqui definida como interrupção, cessação ou distúrbio da função do corpo”).

ATIVIDADES RECENTES Capítulos no livro da SPPT Projeto de lei de regulamentação da medicina Consultoria (200 consultas em 2011) Grupo de trabalho para MS Participação ativa com sugestões enviadas ao relator do projeto de lei que regulamenta a medicina (Ato Médico), que foi aprovado na Câmara Federal em 2009, estando no momento no Senado, sendo que de acordo com o projeto, a espirometria e demais testes de função pulmonar permanecem considerados atos médicos (“diagnóstico nosológico é a determinação da doença que acomete o ser humano, aqui definida como interrupção, cessação ou distúrbio da função do corpo”).

ATIVIDADES RECENTES O Senador fez valer o texto inicial do Senado no Art. 4º: § 2º Não são privativos do médico os diagnósticos funcional, cinésiofuncional, psicológico, nutricional e ambiental, e as avaliações comportamental e das capacidades mental, sensorial e perceptocognitiva. Lembrando que no § 1º do mesmo Artigo: Diagnóstico nosológico é a determinação da doença que acomete o ser humano, aqui definida como interrupção, cessação ou distúrbio da função do corpo, sistema ou órgão. Participação ativa com sugestões enviadas ao relator do projeto de lei que regulamenta a medicina (Ato Médico), que foi aprovado na Câmara Federal em 2009, estando no momento no Senado, sendo que de acordo com o projeto, a espirometria e demais testes de função pulmonar permanecem considerados atos médicos (“diagnóstico nosológico é a determinação da doença que acomete o ser humano, aqui definida como interrupção, cessação ou distúrbio da função do corpo”).

PROPOSTAS Diretrizes Atualizar diretriz (espirometria) Capítulo já redigido (Manual ?) Congressos: cursos e interativas Dia mundial da espirometria (27/6)

PROPOSTAS Forte elo com Defesa Profissional Divulgação do certificado CBHPM e TUSS nota de esclarecimento sobre a remuneração em espirometria, uma vez que a utilização da tabela TUSS causou discrepâncias na interpretação da remuneração por parte das operadoras

O profissional técnico Forte demanda no DFP Necessidade de ampliação dos cursos Reciclagem dos profissionais Manutenção da prova para técnico 664 técnicos certificados prova de 2011:164 inscrições,111 aprovações