Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O meio ambiente.
Advertisements

PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO DE USO E COMÉRCIO DE AGROTÓXICOS DA ADERR
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
CONTABILIDADE DE CUSTOS
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Ciclo de vida do produto
AQUISIÇÃO LEITURA RÓTULO E BULA PREPARO DA CALDA PRIMEIROS SOCORROS
SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA SEU ARMAZÉM.
Resíduos Sólidos Acondicionamento
SELO FISCAL DE AUTENTICIDADE DUPLO
Funcionamento da sala de vacina
Descarte de embalagens
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
O QUE É LIXO PROF. MARLON SANTOS.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
CLÍNICA DE VACINAS 1-Documentos exigidos 2-Sala de vacinas
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
COMO REALIZAR UMA REEMISSÃO GOL:
Desenvolvimento sustentável.
NOVA SEDE DO T.S.E. SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Lei Lei /2010 de 02 de Agosto de A Lei obriga à logística reversa: I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Reciclagem de Embalagens.
Protege a Natureza! Recicla.
1º SEMINÁRIO DE PRESERVATIVOS DE MADEIRAS
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Ecoponto: O Que é? Ecoponto
Os 4’Rs.
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
A preservação do ambiente começa dentro de nossas próprias casas.
Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura
Processo de Reciclagem do Vidro
PROGRAMA DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS
AGROTÓXICOS EM PERNAMBUCO
O papel da Química e da Ciência no desenvolvimento sustentável: novos materiais, polímeros e derivados.
Reciclagem.
INTEGRAÇÃO AMBIENTAL 2010.
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
USO DE AGROTÓXICOS DE ACORDO COM A LEI
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Descarte de Resíduos Infectantes e Perfuro Cortantes
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
USO DE AGROTÓXICO EM SAÚDE PÚBLICA EXPERIÊNCIA DA SUVISA
Segurança na aplicação de agrotóxicos
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Gerenciamento de resíduos: resíduos hospitalares
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
Coleta Seletiva e Reciclagem
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Seminários Uso Sustentável de PF
Fundamentos em Agronomia
Reciclagem.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Manejo e destino final das embalagens
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.
AGROTÓXICOS - USO, ARMAZENAMENTO E MEDIDAS DE SEGURANÇA
CAPÍTULO 2 – DISCUSSÃO SOBRE A LEI QUE DELIBERA SOBRE A LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL CONCEITO: LEI Nº , DE 2 DE AGOSTO DE Institui a.
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos

Responsabilidades de cada elo da cadeia. Lei Federal 9974/00. Agricultor Sistema de comercialização Indústria fabricante Poder público Lavar. Inutilizar. Armazenar. Entregar. Receber comprovante de entrega. Orientar sobre a lei. Fiscalizar e licenciar. Definir local de entrega. Informar o agricultor. Receber embalagens. Emitir comprovante. Orientar o agricultor. Definir local de entrega. Informar o agricultor. Receber embalagens. Emitir comprovante. Orientar o agricultor.

Por que lavar e devolver? As embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas em cumprimento à Lei Federal no. 9974/00. A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e possibilita a economia de produto resultante da lavagem das embalagens. Além disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas.

Como guardar as embalagens vazias? As embalagens devem ser armazenadas com suas respectivas tampas, rótulos e de preferência na caixa de papelão original ou em embalagens de resgate em local coberto e trancado, ao abrigo de chuva e com boa ventilação. Este local pode ser o próprio depósito das embalagens cheias. As embalagens vazias podem permanecer armazenadas temporariamente na propriedade até que o agricultor junte a quantidade suficiente para transportar para uma unidade de recebimento.

Quando e onde devolver? O agricultor tem o prazo de até 1 ano (contado após a compra dos produtos) para devolver todas as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de compra do produto. As embalagens vazias devem ser preparadas para a devolução, sendo que cada tipo de embalagem deve receber um tratamento diferente.O comprovante de entrega das embalagens deve ser mantido por um ano para fins de fiscalização. Se sobrar produto na embalagem, poderá devolvê-la até 6 meses após o vencimento.

Tipos de embalagem Imediatamente após o uso as embalagens devem ser preparadas para a devolução de acordo com o seu tipo: não lavável ou lavável. Todos os tipos de embalagens devem ser devolvidos, inclusive o papelão.

Tipos de embalagem Embalagens não-laváveis São as embalagens rígidas que não utilizam água como veículo de pulverização, todas as embalagens flexíveis e também as embalagens secundárias. Tipos de embalagens não-laváveis Embalagens flexíveis: sacos ou saquinhos plásticos, de papel, metalizados, mistos ou de outro material flexível. Embalagens rígidas: embalagens de produtos para tratamento de sementes. Embalagens secundárias: caixas de papelão, cartuchos de cartolina, fibrolatas e as embalagens termomoldáveis que acondicionam embalagens primárias e não entram em contato direto com as formulações de agrotóxicos.

Tipos de embalagem Como preparar as embalagens para a devolução Embalagens flexíveis: devem ser esvaziadas completamente na ocasião do uso e guardadas dentro de uma embalagem de resgate fechada e identificada. A embalagem de resgate deve ser adquirida no revendedor. Embalagens rígidas: devem ser tampadas e acondicionadas de preferência na própria caixa de embarque. Este tipo de embalagem (não-lavável) não deve ser perfurado. Embalagens secundárias: devem ser armazenadas separadamente das embalagens contaminadas e podem ser utilizadas para acondicionar as embalagens rígidas.

Como preparar as embalagens para a devolução Embalagens laváveis São embalagens rígidas (plásticas, metálicas e de vidro) que acondicionam formulações líquidas de agrotóxicos para serem diluídas em água (de acordo com norma técnica NBR 13.968). Como preparar as embalagens para a devolução Imediatamente após esvaziar a embalagem no tanque do pulverizador, deve ser realizada a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão das embalagens vazias. Este procedimento, além de minimizar o desperdício de produto, possibilita que a embalagem seja reciclada. Para evitar a reutilização, as embalagens vazias devem ser perfuradas. Lembre-se, as embalagens vazias devem ser lavadas no momento da aplicação para que a água da lavagem seja despejada no próprio pulverizador.

Tríplice Lavagem Somente são recicláveis as embalagens que passam pelo processo de lavagem no momento da aplicação do produto.

Lavagem sob pressão Somente são recicláveis as embalagens que passam pelo processo de lavagem no momento da aplicação do produto.

Preparação para devolução

Quando e onde devolver? O agricultor tem o prazo de até 1 ano (contado após a compra dos produtos) para devolver todas as embalagens vazias junto com as tampas e rótulos na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de compra do produto. O comprovante de entrega das embalagens deve ser mantido por um ano para fins de fiscalização. Se sobrar produto na embalagem, poderá devolvê-la até 6 meses após o vencimento.

Artefatos reciclados 01. Barrica de papelão 02. Barrica plástica para incineração 03. Caçamba plástica para carriola 04. Caixa de bateria automotiva 05. Caixa de passagem para fios e cabos elétricos 06. Caixa para massa de cimento 07. Conduíte corrugado 08. Cruzeta de poste 09. Duto corrugado 10. Embalagem para óleo lubrificante 11. Roda plástica para carriola 12. Saco plástico de descarte e incineração de lixo hospitalar 13. Tubo para esgoto 14. Tampa agro Recicap

Visite o nosso site inpev.org.br