Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
Nelma Cristina de Carvalho
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O Software Livre na Educação:
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
SEMINÁRIO NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC Diretoria de Políticas de Educação Especial.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
Uma Escola do Tamanho do Brasil
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
METAS Implantação da Educação Integral; Desenvolvimento e valorização do profissional da Educação Integral; Erradicação do Analfabetismo; Melhoria.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Síntese das discussões realizadas das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, Organização e Regulação.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Secretaria de Estado e Educação DEEIN - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL Equipe Área Visual: Maira Zuchi Ferreira Miria de Souza.
Transcrição da apresentação:

Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral Pessoas com deficiência Inclusão Social

variadas nas escolas de ensino regular Pessoas com Deficiência * Prioridade de matrícula na Educação Infantil para crianças com deficiência. * Acompanhamento às escolas pela Equipe de Apoio à Inclusão de Pessoas com Deficiência, Condutas Típicas e Altas Habilidades. * Disponibilização de equipamento, recursos materiais e adequação da rede física das escolas. * Criação do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP-BH). * Projeto de escolarização de surdos na Língua Brasileira de Sinais. * Intersetoriedade entre Secretarias e setores da sociedade civil e do Poder Público. Parcerias com Rede Sarah de Hospitais, Universidades e ONGs. * Disponibilização de estagiários de apoio à inclusão. * Em 2004, foram incluídos 1.274 alunos com deficiências variadas nas escolas de ensino regular

Promoção de Igualdade Racial Promover a valorização da diversidade cultural e a superação da desigualdade étnico-racial, através dos seguintes eixos de trabalho: Formação permanente de professores na questão étnico- racial. Investimento em materiais didático-pedagógicos, como filmes, documentários e livros. Política baseada na Lei 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos Africanos no currículo da Educação Básica, para resgatar, valorizar e reconhecer a participação dos negros na construção e formação da sociedade brasileira.

Inclusão Digital Desde 2003, a Prefeitura de Belo Horizonte adquiriu impressoras e scanners para as escolas e realiza o cabeamento local e a conexão em banda larga para uso de internet. Em 2004, os investimentos foram de aproximadamente R$ 10 milhões. Até o final do ano de 2005, todas as 181 escolas municipais estarão com seus laboratórios de informática implantados e funcionando. Além disso, o município desenvolve ações como os projetos Rede.Lê (em convênio com a UFMG), e Internet Cidadã, além da formação permanente de professores e funcionários. Utilizando software livre, a inclusão digital na Rede Municipal de Educação é um dos maiores em implantação no Brasil, permitindo a participação direta de mais de 200 mil usuários.

Tempo Integral Em 2002 foi criada a Lei municipal 8.432 que estabelece estudo em tempo integral nas escolas de Ensino Fundamental do município Belo Horizonte. Os alunos têm as aulas normais pela manhã e no período da tarde vivem momentos de letramento, iniciação musical, brincadeiras, atividades artísticas e leitura. Essas crianças e adolescentes têm direito, por lei, a três refeições diárias. Por acreditar no potencial e importância do programa para a construção de novos saberes e fazeres, a Prefeitura de Belo Horizonte ultrapassou o apresentado na Lei e estendeu o Tempo Integral para a Educação Infantil. Apenas no primeiro semestre de 2005, 2.804 alunos já foram contemplados. A meta é expandir o atendimento, até o final do ano, para cinco mil estudantes.

TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL O tempo integral contempla, em sua maioria, crianças de 0 a 3 anos. Hoje são 1.072 crianças da Educação Infantil atendidas em: 17 Unidades Municipais de Educação Infantil - UMEIs 3 escolas municipais de Ensino Fundamental com turmas de Educação Infantil 6 unidades de Educação Infantil 1 escola municipal de tempo integral (EM Monteiro Lobato) ESCOLA MONTEIRO LOBATO A Escola Municipal Monteiro Lobato, inaugurada em 9 de março de 2005, é a primeira escola da Prefeitura de Belo Horizonte totalmente dedicada ao ensino em tempo integral. O ATENDIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL Atualmente, a Prefeitura de Belo Horizonte possui mais de 30 escolas municipais de Ensino Fundamental funcionando em tempo integral. São 1.732 alunos, de 6 a 14 anos, atendidos.