Ações de Competitividade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Oportunidades e Desafios de MS
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Seminário de Mobilização e Produtos de Defesa Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Brasília, 26 de Outubro de 2005.
CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
5ª Reunião CÂMARA DE PETRÓLEO E GÁS Curitiba 24 de agosto de 2010.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Atuação Fiesp/Ciesp em Fóruns Ambientais
Financiadora de Estudos e Projetos
Adriano Smarzaro Siqueira Guilherme Henrique Pereira
Fundo Setorial CTPETRO
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Gerência de Infra-Estrutura
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico
1 Processo de gestão estratégica no MBC
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Sessão Fechada para Comitês 4 de abril de PE-06/2004 Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento.
1 Processo de gestão estratégica no MBC
22ª Reunião do ConPI 27 de setembro de 2005 NATURA – SÃO PAULO/SP
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Movimento Brasil Competitivo
Inovação e Sustentabilidade
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS Dez/07 – Mar/08. PGQP - Reunião com Conselho Superior do PGQP e Assembléia Geral: Apresentação do Relatório de Atividades 2007.
Movimento Alagoas Competitiva
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
AS POTENCIALIDADES DA INDÚSTRIA CAPIXABA
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO 14ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ABDI Brasília, 10 de dezembro de 2008.
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
Realização e Coordenação: Execução:
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais
9ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da ABDI - CD Brasília, 23 de outubro de 2007.
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
PROGRAMA BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Temático de Tecnologia e Inovação 07 de dezembro de 2011.
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
Rede SENAI de Construção Civil
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
Tópicos e Proposições para a Retomada do Crescimento da Indústria Roberto Nicolsky Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica – Protec Apresentação.
Título da Apresentação 28 de Junho de A FINEP, criada em 1967, é a Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao MCTI. A FINEP Promover o desenvolvimento.
/ 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 10 de novembro de 2011.
“INTERNACIONALIZAÇÃO DE PMEs BRASILEIRAS: UMA VISÃO DE FUTURO” JUNHO, 2011.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
9ª Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 07 de abril de 2011.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
24ª Reunião do ConPI 26 de janeiro de 2006 Fundação Nacional da Qualidade - FNQ São Paulo - SP.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Acordo de Cooperação Técnica
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Competitividade como Instrumento do Desenvolvimento Reginaldo Arcuri Secretário do Desenvolvimento da Produção Ministério do Desenvolvimento, Indústria.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

Ações de Competitividade Unidade de Competitividade Industrial 22ª Reunião do Conselho das Partes Interessadas – ConPI/MBC São Paulo – Setembro de 2005

Unidade de Competitividade Industrial Guilherme de Oliveira lgoliveira@cni.org.br

Ações de defesa interesses

Ações de Representação na área de Competitividade - Conmetro (CBN, CBM e CBAC) - ABNT - MBC - Codex alimentarius - Fóruns de Competitividade - Conselho da FINEP - Fundos Setoriais - Entre outros

b) Fóruns permanentes: - COPIN (Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico) - COEMA (Conselho Temático Permanente de Meio-ambiente) - COINFRA (Conselho Temático Permanente de Infra-estrutura) - Fórum de Representantes Empresariais nos Fundos Setoriais

Ações diretas

Procompi – (parceria CNI-Sebrae) Objetivo: Apoiar o desenvolvimento da competitividade em diversos setores

Etapas: a) Identificar e selecionar as demandas por projetos para melhoria de competitividade industrial, b) financiar projetos selecionados, c) acompanhar execução dos projetos, d) avaliar resultados dos projetos

Resultados: a) apoio a 53 projetos, b) abrangência nacional,

c) diversos setores de atuação – agronegócio, alimentos e bebidas, artefatos e couros, biotecnologia, construção civil, gráfico, metalmecânico, minerais não-metálicos, moveleiro, naval, petróleo e gás, plástico, pré-moldados, químico, tecnologia da informação, têxtil e confecções

2) Projetos direcionados a áreas e setores específicos:

- Avaliação de Ciclo de Vida de Produto, - Estudo Antropométrico, - Programa Brasileiro de Avaliação de Conformidade, - Programa Brasileiro de Normalização

3) Programa de estímulo, incentivo e apoio as melhores práticas:

a) Prêmio CNI: - qualidade e produtividade, - design, - desenvolvimento sustentável, - parcerias para a inovação tecnológica

b) Congresso de Inovação na Indústria: - Evento inter setorial que culminará na formulação conjunta de uma agenda de proposições para a implantação de um processo sustentável de inovação no setor produtivo. www.inovacaonaindustria.org.br Local: Villa Noah, SP/SP Dias: 26, 27 e 28 de outubro

4) Estudos e Pesquisas

Pesquisa de Competitividade Industrial (parceria CNI – SEBRAE): - pesquisa realizada desde 1995, - 5ª rodada – classificação CNAE, - a pesquisa de competitividade procura fazer um acompanhamento junto às empresas (pequenas, médias e grandes) quanto a aspectos vinculados a qualidade, design, tecnologia, recursos humanos e infra-estrutura.

b) Sondagem Industrial: - Estratégia tecnológica das empresas industriais - Universo de empresas pesquisadas: 1.159 pequenas e médias e 197 grandes

Obrigado Confederação Nacional da Indústria Unidade de Competitividade Industrial