Hardware Um computador é constituído por um conjunto de componentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Aula 5 – Anatomia da Placa-Mãe
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Curso de Montagem e Manutenção de Computadores
Introdução à microinformática
Esquema básico do hardware
Como Funciona o Computador
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Fundação Educacional de Barretos Faculdade de Engenhariarmação
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE
Informática para concursos
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Professor Robson Campos
Conceitos Introdutórios
Arquitetura de Computadores
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Professor: Leonardo Pereira de Sousa
Tecnologias Especificas Informática
Bits e Bytes Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o.
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
PLACAS-MÃE (Motherboard)
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Técnicos de Suporte Telêmaco Borba
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Organização de Computadores
Departamento de Informática em Saúde da Unifesp
Introdução à INFORMÁTICA
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais HARDWARE Londrina(PR) – Maringá(PR)
Introdução a Informática Prof. Msc. Ítalo Campos de Melo Silva
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Introdução à Informática
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
E SCOLA B ÁSICA E S ECUNDÁRIA DE F AJÕES Aplicações Informáticas e Sistemas de Exploração 2010/11.
Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste
Introdução à Computação
Introdução à Informática
Componentes de Hardware
Fundamentos de Sistemas Operacionais
Introdução Informática
Gestão de Sistemas Operacionais I
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Montagem e Configuração de Computadores
O item A mostra o local onde o processador deve ser conectado.
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
Computação Eletrônica 2
Prof. Jonas Defante Terra
O Computador.
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Bem vindos!!!. Roteiro Hardware Processamento Periféricos Memória Componentes Placa mãe.
Projeto Operador de Computador
Tecnologias da Informação e Comunicação
Arquitetura geral de computadores
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
Introdução a Informática
Jackson Eduardo da Silva
Introdução à Computação
INTRODUÇÃO E HARDWARE Disciplina: Informática
Introdução: Hardware de Computadores Placa-mãe
MDI - I Introdução ao Processamento de Dados Curso: Jornalismo Professora: Katilene Nunes.
INFORMÁTICA APLICADA À ELETROTÉCNICA Prof:Felipe Lira.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 4. Hardware Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Hardware Um computador é constituído por um conjunto de componentes interligados, composto por processadores, registradores, memória principal, terminais, impressoras, discos magnéticos, além de outros dispositivos físicos ( hardware). Esses dispositivos manipulam dados na forma digital, o que proporciona uma maneira confiável de representação. Todos os componentes de um computador são agrupados em três subsistemas básicos: unidade central de processamento (CPU), memória principal e dispositivos de entrada e saída. Estes subsistemas, também chamados unidades funcionais, estão presentes em todo computador digital, apesar de suas implementações variarem nas diferentes arquiteturas existentes e comercializadas pelos diversos fabricantes de computadores. Neste item descrevemos os conceitos básicos dos principais componentes desses sistemas.

Hardware O que é bit e byte Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0, respectivamente. A cada impulso elétrico, damos o nome de Bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um Byte. Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.

Hardware Os bytes representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, sinais especiais e até sinais que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador e que podem, inclusive, serem enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados e instruções. Para que isto aconteça, os computadores utilizam uma tabela que combina números binários com símbolos: a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal. A partir daí, foram criados vários termos para facilitar a compreensão humana da capacidade de armazenamento, processamento e manipulação de dados nos computadores. No que se refere aos bits e bytes, tem-se as seguintes medidas:

Hardware 1 Bit = Menor Unidade (0 ou 1) 1 Byte = 8 bits 1 Kilobyte (ou KB) = 1024 bytes 1 Megabyte (ou MB) = 1024 kilobytes 1 Gigabyte (ou GB) = 1024 megabytes 1 Terabyte (ou TB) = 1024 gigabytes 1 Petabyte (ou PB) = 1024 terabytes 1 Exabyte (ou EB) = 1024 petabytes 1 Zettabyte (ou ZB) = 1024 exabytes 1 Yottabyte (ou YB) = 1024 zettabytes

Processador O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento.

Processador

Processador Intel Pentium 4 - Fabricante / Modelo 3.0 Ghz - Clock Interno / Velocidade 800 Mhz Fsb – Clock Externo / Placa mãe 2Mb Cache – Memória Cache Socket 775 – Soquete de Encaixe

Processador Memória Cache Nos casos dos processadores, a cache disponibiliza alguns dados já requisitados e outros a processar; L1, L2 Clock Externo É o caminho de comunicação do processador com o chipset da placa-mãe, mais especificamente o circuito ponte norte. É mais conhecido em português como "barramento externo", ou Front Side Bus (FSB).

Processador A pasta térmica é um composto químico elaborado com elementos quais tem propriedades de conduzir bem o calor, ou seja, são bons condutores de calor. Na informática é usado principalmente para dissipar o calor do processador, passando ele para o dissipador, este, que vai ser resfriado por ação da ventoinha parafusada ao dissipador.

Processador Cooler Dissipador (ou cooler) é o nome dado ao conjunto de dissipação térmica, instalado sobre o processador. O cooler é formado por dois dispositivos: um dissipador de calor, que é um pedaço de alumínio ou cobre recortado, e uma ventoinha, que é um pequeno ventilador colocado sobre o dissipador de calor.

Processador Exemplos de Processadores Intel Pentium , Celeron, Pentium II, Pentium III, Pentium 4, Pentium Dual Core, Core 2 Duo, Core 2 Quad, etc. K6, K6-2, Amd Athlon, Duron, Sempron, Athlon 64, Athlon X2, Phenom X3, etc

Memórias Memórias Voláteis Memórias Não Voláteis Requer energia para manter informação armazenada Ex: RAM Memórias Não Voláteis Não requer energia para manter informação armazenada Ex: ROM, FLASH, EPROM

Memórias RAM - Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

Memórias

Memórias Exemplos de Memória RAM Ver Apostila PC100, PC133, DDR, DDR2, Etc 128Mb, 256Mb, 512 Mb, 1Gb (1024 Mb), 2 Gb (2048 Mb)

Memórias Outras Memórias Armazenamento Flash ROM

Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os slots do barramento e o chipset.

Placa Mãe Onboard Offboard

Placa Mãe Slots PCI Pci Express AGP ISA

Bios BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é o firmware (programa) executado por um computador IBM PC quando ligado, é ele que detecta e apresenta para os softwares os hardwares que o computador possui. Flash ROM

Fonte AT

Fonte ATX

Gabinetes 3 e 4 Baias Desktop

Gravadores e Mídias CD-R/RW DVD-R/RW

Disquetes 3 ½ (1.44 Mb) 5 ¼ (1.2 Mb)

HD (Winchester) IDE e SATA Exemplos: 40 Gb, 80 Gb, 160 Gb, 250 Gb, 500 Gb, 1 Tb, Etc Formatação Baixo Nivel e RAID

Periféricos Entrada Saída Mouse (Mecânico e Óptico) Teclado Scanner Monitor Impressora

Impressoras Matricial (Impacto) Laser Jato de Tinta Multifuncional

Scanner O princípio básico do scanner é analisar e processar uma imagem. A captura de imagem e texto (reconhecimento ótico de caracteres ou OCR) permite que você salve informações em um arquivo em seu computador. Você ainda pode alterar ou aperfeiçoar a imagem, imprimi-la ou usá-la em sua página web.

Scanner

Monitores LCD e CRT

Conexões Serial Ps2 Paralela

Conexões USB (Universal Serial Bus) Firewire

Energia Estabilizador Nobreak

Vírus Virus Trojan Spyware