Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autoridades Sobre Nomes e IPs. Administração e operação descentralizadas. Administração e operação descentralizadas. São instituições que trabalham para.
Advertisements

Introdução à Internet.
Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
HISTÓRIA DA INTERNET.
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
Portes de computadores
INTERNET HISTÓRIA.
Internet: Uma Visão Geral
Redes de Computadores: A Internet
Conceitos Básicos de Internet
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Oficina de Pesquisa na Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Modelos de Referência.
Eu comecei pela Segunda Guerra Mundial.
A grande rede mundial de computadores
Aparecimento e evolução dos computadores pessoais
Enrique P. L. de Oliveira Tecnologia para Web Enrique P. L. de Oliveira
Primeiro Técnico Histórico de Internet.
Introdução ao roteamento e encaminhamento de pacotes
REDES DE COMPUTADORES Comparativo dos modelos ISSO/OSI x TCP/IP
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 5
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Lembra algumas curiosidades da História da Internet…
O mundo ao alcance de um clique.
Comunicando-se pela rede
Técnico em Informática
Técnico em Informática
A História Da Internet & A Evolução
IPv6 na RNP Marcel R. Faria RNP/PAL/0000 © 2000 – RNP.
Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Fundamentos à Redes de Computadores
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
I N T E R N E T.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Internet Curso de Formação de Praças CFP 2006/2007.
IP - PROTOCOLO INTERNET IP - PROTOCOLO INTERNET ALUNOS LAMUEL CESAR Nº 35 FLAVIA DIAS N º 24.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
INTERNET BÁSICA.
Vitor Vaz da Silva Redes de Comunicação de DadosTCP/IP 1.
O mundo ao alcance de um clique. INTERNET E REDES SOCIAIS.
Colégio Agrícola “José Bonifácio” Redes – Classificação de redes de computadores Prof. Carlos Eduardo Caraski.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IPv6
TCP/IP.
Termos – redes de computadores
PROCESSAMENTO DE DADOS
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet Internet Apresentado por Filipa Correia Nº2 e Cristiana Pinheiro Nº10.
Linguagem de Apresentação e Estruturação de Conteúdos Professora: Fabrícia F. de Souza.
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Informática Industrial N8INF
Escola Politécnica da USP abril de 2013 PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e P1 Transporte Multimídia PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.
E-commerce Carlos Freire.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Breve introdução. INTERNET A Internet é a rede das redes, um conglomerado de milhares de redes electrónicas conectadas criando um meio global de comunicação.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Uso Educativo da Internet. O que é Internet? É uma rede mundial de computadores interligados, que permite trocar informações dos mais variados assuntos,
Bitnet. A BITNET (acrônimo de "Because It's Time to NETwork" ou "Because It's There NETwork") foi uma rede remota criada em 1981 a partir da ligação entre.
Escola Agrícola de Jundiaí Curso Técnico em Informática - Polo Touros/RN Redes de Computadores COMPONENTES: Francisco de Assis Borges Francisco de Assis.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
A História da INTERNET.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Transcrição da apresentação:

Escola QI – Disciplina de Internet – Aula1. Prof. Luciano Monteiro

Definição A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro. Não importa a marca ou modelo do computador a ser utilizado. Para seja possível tal conectividade, basta observar uma regra básica: Todos os integrantes devem "falar" a mesma língua. Ou seja, utiliza-se um conjunto de protocolos e serviços em comum para usufruir de serviços de informação de alcance mundial.

Informações em pacotes... A comunicação pode ocorrer sob diversas formas, dados puros, voz, vídeo, e a união de todos os componentes, ou seja, Multimídia. Porém a Multimídia requer cada vez mais velocidade nas transmissões. O "caminho" percorrido por um pacote de dados, a título de exemplo, nem sempre segue da fonte direto ao destino, pelo contrário. Mais comum, no entanto, são os dados percorrerem caminhos diversos, passando por ‘N’ computadores até o destino, visando sempre o menor trajeto.

História da Internet A Internet surgiu a partir da Advanced Research and Projects Agency (ARPA), uma agência norte-americana que objetivava conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969.

ARPANET

Protocolo de Comunicação Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam o projeto à disposição, para trabalhar. A ARPA requisitou um sistema de rede que fosse descentralizado. De forma que em caso de guerra, por mais que uma base de dados fosse atingida, a comunicação não fosse interrompida. Deste estudo que perdurou na década de 70, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje.

TCP/IP A Internet é a mais bem sucedida aplicação prática do conceito de Internetworking, que consiste em conectividade de redes de tecnologias distintas; essa conectividade foi conseguida pelo uso do conjunto de protocolos conhecido como TCI/IP Protocol Suite, ou simplesmente TCP/IP. O TCP/IP (nome derivados de seus protocolos principais, Transmission Control Protocol / Internet Protocol) executa essa conectividade a nível de rede, o que permite a comunicação entre aplicações em computadores de redes distintas sem a necessidade de conhecimento da topologia envolvida nesse processo.

TCP/IP Uma outra característica importante do TCP/IP é a flexibilidade de adaptação às tecnologias de redes existentes e futuras, possível porque o TCP/IP foi concebido de forma independente das tecnologias de redes. A conexão entre redes na Internet pode ser feita de forma transparente aos protocolos do TCP/IP, via repeters, hubs, bridges e switches, ou com a intervenção do protocolo IP; neste caso os equipamentos que executam a conexão baseiam-se nesse protocolo para o encaminhamento de informações através das redes envolvidas , e por isso são denominados como Roteadores IP.

Datagrama TCP/IP

Exemplo de “Roteamento” TCP/IP

A Internet no Brasil Em 1988 a Internet chegou no Brasil, por iniciativa das comunidades acadêmicas de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Rio de Janeiro UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro e LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica). O Ministério de Ciência e Tecnologia criou em 1989 a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), no intuito de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil. À partir da criação da RNP foi também criado um backbone conhecido como o backbone RNP, interligando instituições educacionais à Internet

Backbone RNP

Internet Brasileira Tal backbone inicialmente interligava 11 estados a partir de Pontos de Presença (POP - Point of Presence) em suas capitais; ligados a esses pontos foram criados alguns backbones regionais, a fim de integrar instituições de outras cidades à Internet. Em dezembro/1994 foi iniciada a exploração comercial da Internet. Em um projeto piloto da Embratel, onde foram permitidos acesso à Internet inicialmente através de linhas discadas, e posteriormente (abril/1995) através de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.

A Administração da Internet no Brasil No Brasil, a instância máxima consultiva é o Comitê Gestor Internet; criado em junho/1995 por iniciativa dos ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, é composto por membros desses ministérios e representantes de instituições comerciais e acadêmicas, e tem como objetivo a coordenação da implantação do acesso à Internet no Brasil. A nível de redes, a RNP administra o backbone Internet/BR, através do Centro de Operações da Internet/BR; as redes ligadas a esse backbone são administradas por instituições locais, por exemplo a FAPESP, em São Paulo. Ligado à RNP existe ainda o Centro de Informações da Internet/BR cujo objetivo principal é o de coletar e disponibilizar informações e produtos de domínio público, a fim de auxiliar a implantação e conexão à Internet de redes locais.

A Administração da Internet no Brasil Dois anos depois, em 1988, a NSFNET passou a ser mantida com apoio das organizações IBM, MCI (empresa de telecomunicações) e MERIT (instituição responsável pela rede de computadores de instituições educacionais de Michigan), que formaram uma associação conhecida como Advanced Network and Services (ANS). Em 1990 o backbone ARPANET foi desativado, criando-se em seu lugar o backbone Defense Research Internet (DRI); em 1991/1992 a ANSNET, que passou a ser o backbone principal da Internet; nessa mesma época iniciou-se o desenvolvimento de um backbone europeu (EBONE), interligando alguns países da Europa à Internet. A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial.

Crescimento de web sites

Links Interessantes Linha do tempo da Internet – Dados estatísticos http://www.simonevb.com/hobbestimeline/ Glossário de Termos de Internet http://www.suportecidade.hpg.ig.com.br/glossario.htm