AFONSO DA MAIA “Os Maias” Episódios da Vida Romântica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alexandra Guerreiro Nº1 Patrícia Monteiro Nº28
Advertisements

Líricas de Camões
Inglaterra vs. Portugal
Em coro aqui as crianças
Santo é o Senhor meu Deus
Santo Senhor Deus do universo Santo, Santo, Santo Senhor Deus do Universo O céu e a terra proclamam a Vossa Glória!
Santo, Santo, Santo Deus menino! O céu e a terra entoam um grande hino
Santo, Santo, Santo! Num mundo que peca tanto Eu grito que Deus é Santo!
A EDUCAÇÃO N’OS MAIAS Página Seguinte – 11º Ano.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
FICHAMENTO.
1-3 A chegada de Vilaça Alegre, risonho, nada de tímido, brincalhão
Senhor Deus do universo O céu e a terra proclamam a Vossa Glória
Santo dos anjos Santo, Santo, Santo! Dizem todos os anjos. Santo, Santo, Santo! é o Senhor Jesus! Santo, Santo, Santo! É quem os redime:
SENHORA José de Alencar
Os Maias.
Pedro da maia (Pai de Carlos da Maia) Trabalho realizado por:
Tomás Alencar Tomás Alencar é o poeta romântico à portuguesa que exerce grande influência na geração de Pedro, aconselhando a Maria Monforte o tipo de.
Os significados dos simbolos de Natal
A Educação N’Os Maias.
Dimensão Trágica Nos Maias.
Cidade e o campo Nos Maias.
Ligue o som..
A mesa do velho avô....
Educação inglesa versus educação portuguesa
Eça de Queirós ...O Realismo é uma reacção contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do carácter. É a crítica.
A Festa, … de Miguel Torga.
Líricas de Camões
E SENTIRMOS SUA PRESENÇA
“OS PAIS ENVELHECEM”.
O BONECO DE NEVE QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
VINDE A MIM.
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
Maria sede da Sabedoria
A vocação de São José.
O papel da ciência n Os Maias Raquel Ribeiro Nº 21 Tamara Vicente Nº 25.
Nossa Senhora na Ressurreição
Aguarde a rolagem automática dos slides....
O PRINCIPAL NA VIDA... ©.
Entrevista com Dona Angélica da Conceição Martins Cardoso
O ROMANTISMO EM PORTUGAL
Composição Aspetos gerais.
Jantar no Hotel Central
Jantar no Hotel Central
NATAL EM PAZ Era uma vez dois irmãos que se chamavam Alex e Madalena. Apesar da diferença de idades entre eles – Alex tinha catorze anos e Madalena tinha.
O principal na vida... Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo,
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Conceição da Virgem Maria
Nossa Senhora de Guadalupe
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
O que trazemos e o que levamos. Do livro “ Mais Pepitas de Ouro“ Osho.
Um dos instrumentos existentes dentro do Tabernáculo, era feito de madeira de acácia, e revestida com ouro puro. Medindo dois cúbitos (91.44 cm : 3 pés)
Mês de sol e de flores..., mês de Maria, coroando o tempo Pascal. O nosso pensamento vinha seguindo Jesus desde o Advento; Agora que a paz, que é conseqüência.
Estávamos em Nossa 'Água-Viva' (restaurante missionário) do Peru contava, apenas, com cinco meses de existência e naquele dia, uma família viera.
→ elementos paratextuais
Coletânea / Aline Vasconcelos
E vem cantando entre nós Maria de Deus, Senhora da Paz
SURGIU DO RIO COMO MILAGRE COMO MENSAGEM DE UNIÃO
Lendas do Zen Mestre Hakuin vivia recolhido num mosteiro, no alto de uma montanha. Era muito querido em toda a vila... Não havia um só morador que não.
Emigração E Cultura no sec. XIX.
ROLAGEM AUTOMÁTICA Faixa 1 do CD “Johanna Maria em Rimas e Melodias”
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
O EU e O EGO.
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
A procura da felicidade
Meu Pai, obrigada! Alegre, festivo, boêmio. Sua beleza não vinha da aparência física. Vinha da alma. Não conheci homem mais generoso e puro. Seu coração.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
CAPÍTULOS CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CAPÍTULO IV CAPÍTULO V CAPÍTULO VI CAPÍTULO VII CAPÍTULO VIII CAPÍTULO IX CAPÍTULO X CAPÍTULO XI CAPÍTULO.
Transcrição da apresentação:

AFONSO DA MAIA “Os Maias” Episódios da Vida Romântica Eça de Queirós AFONSO DA MAIA Português 11º Ano Ciências e Tecnologias Escola Secundária Alexandre Herculano * Porto 4 de Maio de 2009

Quem era Afonso da Maia ? Caetano da Maia Afonso da Maia Maria Eduarda Runa Pedro da Maia Maria Monforte Carlos da Maia Maria Eduarda Português 11º Ano “Os Maias” de Eça de Queirós 4 de Maio de 2009

Caracterização de Afonso da Maia Intriga Principal: Carlos da Maia Maria Eduarda Intriga Secundária: Pedro da Maia Maria Monforte Quanto ao relevo: personagem secundária Quanto à composição: personagem plana Português 11º Ano “Os Maias” de Eça de Queirós 4 de Maio de 2009

Descrição de Afonso da Maia Física: Leitura do excerto da página 12 Edição “Livros do Brasil” Português 11º Ano “Os Maias” de Eça de Queirós 4 de Maio de 2009

Descrição de Afonso da Maia Psicológica: Bondoso e generoso – “parte do seu rendimento ia-se-lhe por entre os dedos” / “era apenas um (…) bonacheirão” – (página 12) / “uma das mãos ficara-lhe aberta e posta sobre o coração, na simples e natural atitude de quem tanto pelo coração vivera!” (página 671). Modesto – “Cada vez amava mais o que é pobre e o que é fraco” – (página 12) / "vendo- -o a aparecer em chinelas … como um camarada de barbas brancas“ – (página 91). Ávido na leitura – “(…) amava os seus livros” / “ na sua coçada quinzena de veludilho, sereno, risonho, com um livro na mão” – (página 12). Amável, carinhoso e pacífico – “em Santa Olávia as crianças corriam para ele (…) sentido-o acariciador e paciente” – (página 12). Patriarca – “Vilaça costumava dizer que lhe lembrava sempre o que se conta dos patriarcas, quando o vinha encontrar ao canto da chaminé” – (página 12) Português 11º Ano “Os Maias” de Eça de Queirós 4 de Maio de 2009

Descrição de Afonso da Maia Psicológica: Regia-se segundo quatro princípios: dever, sociedade, família e justiça. Simboliza a integridade moral e a rectidão de carácter. Carácter culto, não só pelos seus vastos conhecimentos mas também por se ter exilado na Inglaterra, experimentando uma vida diferente Liberalismo, em oposição ao absolutismo da época – sentido revolucionário Educa o neto seguindo métodos ingleses. Patriota Simboliza a incapacidade de regeneração do país Português 11º Ano “Os Maias” de Eça de Queirós 4 de Maio de 2009

Relacionamento com a personagem principal Personagem Principal: Carlos da Maia (neto) Na imagem: Afonso da Maia (à esquerda) e Carlos da Maia (à direita) – momento da morte (página 669). Português 11º Ano “Os Maias” de Eça de Queirós 4 de Maio de 2009

Relacionamento com a personagem principal Personagem principal: Carlos da Maia Evidenciado por: Educação Reacção de Carlos da Maia aquando a morte do seu avô. “E era então um desejo de findar também, encostar-se como ele aquela mesa de pedra, e sem outro esforço, nenhuma outra dor da vida cair como ele na sempiterna paz” – página 670 Português 11º Ano “Os Maias” de Eça de Queirós 4 de Maio de 2009