AUXILIAR DE LOGÍSTICA.

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Transcrição da apresentação:

AUXILIAR DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA SIGNIFICADO, HISTÓRIA E APLICAÇÂO Definição: A palavra “logística” derivada do grego (“logos” = razão) significa “a arte de calcular” ou “a manipulação dos detalhes de uma operação”;

Logística História: Ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas.

Desenvolvimento histórico do planejamento de logística 1901 - John Crowell – fatores que afetam os custos de distribuição; 1916 - Arch Shaw – aspectos estratégicos da logística; 1916 - L.D.H. Weld – conceitos de utilidades de marketing e canais de distribuição; 1927 - Ralph Borsodi – uma das primeiras definições para o termo logística; 1941-45 - II Guerra Mundial – as operações de logística militar demonstram como a distribuição das atividades capacita a integração do sistema; 1954 - Paul Converse – necessidade de se estudar e praticar a logística juntamente com o marketing; 1956 - H. Lewis, J. Cullinton, J. Steele – conceito de “análise de custos totais” para a área de logística;

Desenvolvimento histórico do planejamento de logística 1960 - Raytheon – adoção e implementação do conceito de planejamento de logística; 1969 - D. Bowersox – conceito de logística integrada. 1976 - D. Lambert – identificação de custos e desenvolvimento de metodologia pela qual as empresas podem calcular seus inventários; 1976 - LaLonde e Zinszer – compreensão da logística como serviço ao cliente; 1978 - A.T. Kearney – medidas de produtividade para a logística; 1970-80 - Desenvolvimento de sistemas de logística – estas técnicas permitem integrar e maximizar as funções de negócios; 1980’s - Uso do computador no planejamento da logística – capacidade de integrar as atividades, decisões rápidas de forma otimizada; 1984 - G. Sharman – importância de se reconhecer a importância da logística para a corporação; 1985 - Peter Drucker – conceito de Cadeia de Valor.

LOGÍSTICA História: A. Estratégia, que dispõe sobre os planos; B.  Tática, que usa de manobras e operações dispondo dos recursos para atender ao plano; e C.  Logística, que procura atender ao plano com meios e recursos de transporte, armazenagem e abastecimento.

Aplicação na área da Industria e Comércio de Mercadorias: Logística é a parcela do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implanta e controla o fluxo eficiente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes. Distribuição Bens Produção Operação Fornecimento Suprimentos Informações Concil of Logistics Management -1998 www.clm1.org

A tarefa da logística envolve obter um fluxo coordenado de produtos, materiais e informações através destas atividades de fornecimento, produção e distribuição, havendo, assim, a necessidade de se focalizar algumas questões para se estabelecer um processo integrado e coordenado.

Historicamente, o foco da logística tem sido na direção de se atender as necessidades do cliente, mas essas necessidades podem ser supridas atingindo-se lead times, custos e valor agregado na cadeia, as opções de fonte do produto e análises de trade-off’s. Um trade-off se refere, geralmente, a perder uma qualidade ou aspecto de algo, mas ganhando em troca outra qualidade ou aspecto. Isso implica que uma decisão seja feita com completa compreensão tanto do lado bom, quanto do lado ruim de uma escolha em particular.

A preocupação com conceito de logística remota do início do século, com estudos do impacto dos custos de distribuição de diferentes produtos e aprimorou-se até os modernos ERP’s (Enterprise Resource Planning) para gerenciar toda a cadeia de fornecedores, passando por estudos acadêmicos, a criação de novos conceitos e a preocupação, sempre, com o serviço ao cliente.

Todas essas preocupações possibilitaram criar um conceito maior, integrado de toda a cadeia fornecimento com o processo de produção interno à empresa.

Com esta integração, o processo logístico ganha novas competências e necessidades, não sendo somente estas competências componentes do processo, mas também interagindo com e no processo inteiro.

Entre as competências, podemos destacar os sistemas de informação, o transporte, inventário, distribuição, armazenagem e embalagem. Essas áreas funcionais combinam-se para criar um ambiente que permita superar as necessidades do processo de negócio, sendo uma das principais, o serviço ao cliente.

A visão moderna permite que estendamos o conceito de logística e a englobemos na gestão de toda a cadeia de suprimentos da empresa, desde matérias-primas, manufatura, montagem e distribuição, obviamente passando pelo arranjo físico. De uma forma geral, podemos nos referir à logística como as operações internas e ao gerenciamento da cadeia de suprimentos como as operações externas, podendo, ainda, entendê-las de forma intercambiável.

Para que se tenha uma gestão de forma eficaz e eficiente, a abordagem desta deve ser holística, ou seja, visualizando a cadeia como um todo, analisando todos os seus processos, considerando-os dependentes. Vejamos um exemplo: fazendo-se uma análise de custo e valor em toda a cadeia, pode-se encontrar “gargalos” de modo a reduzir sua influência no processo e seu custo para o processo com um todo

Rodoviário Aéreo Marítimo/Fluvial Ferroviário Petroquímica União Empresa Produtora Serviços Pneus Autopeças Calçados Concessionária Montadora Mercado Externo Carpetes Benzeno / Eteno Limpeza Vigilância Manutenção Almoxarifado Movimentação Acrinor BASF / DOWN COPENE PETROBRÁS Propeno Estireno Nafta Acrilonitrila Atacado Diversos Látex Revenda Varejo Borracha Nitrílica Logística Interna Montante Jusante Rodoviário Aéreo Marítimo/Fluvial Ferroviário FLUXO DE MATERIAIS FLUXO DE INFORMAÇÕES E CAPITAL