QUESTÕES NORTEADORAS Quais são os potenciais educativos existentes no território? Quem são as pessoas/grupos que usufruem dos recursos educadores de.

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QUESTÕES NORTEADORAS Quais são os potenciais educativos existentes no território? Quem são as pessoas/grupos que usufruem dos recursos educadores de Pinheiros? Quais são as políticas públicas existentes? Quantas escolas? Quais são as tensões em educação no território? Como a educação de Pinheiros se comunica?

Atividade 07/10 – Local Escola E. Bresser Apresentação da experiência da Escola E. Bresser Apresentação do Projeto Lúdico Exploratório – parceria da Escola com o Centro de Saúde de Pinheiros (rede) Debate

Atividade 18/10 Local: Aprendiz Retomada da atividade anterior Apresentação Apresentação da experiência EMEI ZILDA (Situação do ensino infantil, os desafios da EMEI em Pinheiros) Apresentação da experiência ESCOLA E. C MAXIMILIANO Apresentação da experiência Aprendiz na Praça Debate

Instituições públicas de ensino

1 CEI Direta 4 CEI's Indireta 4 Creches Públicas Conveniadas 1 EMEF 2 EMEI's 5 Escolas Estaduais

Escola Quant. Alunos ESCOLA ESTADUAL FERNÃO DIAS PAES 2300 Escola Estadual Professor Antonio Alves Cruz 400 ESCOLA ESTADUAL Carlos Maximiliano Pereira dos Santos EE ALFREDO BRESSER 300 EE de 1° Grau Brasilio Machado 386 EMEF PROF. OLAVO PEZZOTTI 800 CEI Direta 70 CEI Indireta Lar do Alvorecer Cristão 89 CEI Indireta Mãe do Salvador 157 CEI Indireta Serviço Social Mãe Querida 100 CEI Indireta Maria de Lourdes Ferrarine 64 CR.P. Conv. Casa da Pequena Ivete 60 CR.P. Conv. Isabel Mendes de Castro R.I 156 CR. P. Conv. Fraternidade Maria de Nazaré 58 CR.P Conv. São Matheus 53 EMEI Pedroso de Moraes 190 EMEI Zilda 215 Total 5798 Dados fornecidos pelas escolas por telefone e pelo site da prefeitura de São Paulo

Quantidade de alunos atendidos 3786 807 800 405 Total 5798 alunos

MAIS EDUCAÇÃO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL 2008 1.380 escolas, 55 municípios 27 estados 386 mil estudantes. 2009 5 mil escolas 126 municípios 1,5 milhão de estudantes Atualmente 399 escolas no Estado de São Paulo ** funcionam em regime de Tempo Integral 2010 (meta) 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 163 mil  habitantes 3 milhões de estudantes.

3 10 61 21 185 62 73 70 188 19 52 8 6 150 11 26 44 48 39 66 8 151 8 18 6 MAIS EDUCAÇÃO - 2008 76

Aspectos levantados- AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO As Escolas passaram para um regime de tempo integral rapidamente (9horas); (Ex: Bresser em 2005) Nesta mudança não houve: preparo dos professores (formação, a questão dos cargos ) preparo da equipe gestora da Escola (logística, equipe) infra-estrutura da Escola para as atividades formativas ; Preparo dos alunos e pais/mães

Aspectos levantados- As Políticas Públicas de Educação As Escolas muitas vezes não possuem instalações adequadas: mobiliário, espaço. Ex: EMEI ZILDA O caso do Ensino Infantil em Pinheiros: existe a necessidade da criança permanecer o dia inteiro filhos (as) de trabalhadores (as) do bairro; Dificuldade de envolvimento dos pais/mães nas questões da escola e nas atividades de final de semana (moram distante);

Questões do Debate NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL o que pauta a experiência pedagógica é o TEMPO e não uma proposta de educação; É importante não confundir EDUCAÇÃO INTEGRAL com ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL; A experiência relatada (Escola E.Bresser) “O que vimos é a escola transformar-se em uma escola de tempo infernal”;

Questões do Debate Necessidade da construção de um projeto político pedagógico na perspectiva da Educação Integral; Articular a Rede do Território; As políticas públicas devem levar em conta na sua formulação a articulação das Escolas com os potenciais educativos do território;

DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL “Cuidar de quem cuida” – formação de professores e equipe gestora para transformar esse TEMPO pautado pela lógica da QUANTIDADE em QUALIDADE;

DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL Território: proporcionar experiências fora do espaço formal; Construir uma comunidade de aprendizagem: todos os espaços são educadores; Relação da aprendizagem das crianças e dos adolescentes com a sua vida e com sua comunidade; O Currículo escolar: também deve incluir práticas, habilidades, costumes, crenças e valores que estão na base da vida cotidiana (no território) e deve ser articulado ao saber acadêmico;

DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL Estruturação e implementação de políticas públicas: integradas (educação, cultura, esportes, etc..) definidas; prevendo articulações com a comunidade ; A necessidade de implementar Políticas Públicas de forma participativa envolvendo os diversos agentes (estudantes, professores, gestão da escola, pais/mães, comunidade/redes do território).

DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL As parcerias com a comunidade são fundamentais porém é necessário a construção desse projeto conjunto; A educação Integral deve estar necessariamente relacionada com os POTENCIAIS EDUCATIVOS DO TERRITÓRIO; Na contramão: uma proposta de Educação Integral pressupõe uma integração de todas as dimensões da vida ( atualmente fragmentação e especialização)