Piaget e Vygotsky 10/05/10.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Teorias do Desenvolvimento
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Psicologia do desenvolvimento I
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
PSICOLOGIA.
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Concepções de Aprendizagem.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
A Pré-História da Linguagem Escrita
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Conceitos de aprendizagem
A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
MEDIAÇÃO.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
1.Contribuições de Piaget para a educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
ClassesfifriFi(%) Fixi [145, 150 [1 1 [150, 155[ 15 [155, 160[4 [160, 165[0,25 13 [165, 170[ [170, 175[50, ∑ 1,00--
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.
Psicologia da Educação
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
Geração X,Y e Z educação e aprendizagem: Reflexões para pais e educadores Professora: Luciana Campos Aula 3 –
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
A Crianças em Desenvolvimento.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
Transcrição da apresentação:

Piaget e Vygotsky 10/05/10

PIAGET Maturação biológica, os fatores internos preponderam os fatores externos, o desenvolvimento segue um seqüência fixa e universal de estágios. VYGOTSKY O ambiente social é fundamental, os fatores externos influem decisivamente do desenvolvimento. 10/05/10

PIAGET Os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com seu estágio de desenvolvimento e evolui gradativamente para se aproximar da concepção adulta. VYGOTSKY A criança já nasce no meio social e que sua visão vai se desenvolvendo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. 10/05/10

PIAGET A aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento, minimizando a interação social. VYGOTSKY A aprendizagem e o desenvolvimento se influenciam reciprocamente, quanto mais aprendizado, mais desenvolvimento. 10/05/10

Para ambos o conhecimento é uma adaptação e uma construção individual, e que a aprendizagem e o desenvolvimento se auto- regulam, o desenvolvimento é o resultado da interação com o meio, no qual o sujeito é ativo e participativo . 10/05/10