Docência do Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
OPORTUNIDADES E CARREIRA DO ADMINISTRADOR
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
A Tabuada.
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
TÁBUA BIDIMENSIONAL STEA
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Justificativas Racionalização do uso do Plano – evitar desperdícios Correção de distorções Tratamento isonômico para cônjuges servidores Manutenção da.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Os números a seguir, representam as notas de
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
O uso de dados como norte de políticas educacionais.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Transcrição da apresentação:

Docência do Ensino Superior Aluno Silvia Pereira de Castro Casa Nova silvianova@usp.br

Visão do curso Características dos alunos Currículo Contexto Processo de Aprendizado Resultado do Aprendizado

O que você espera dos alunos?

O que você espera dos alunos? Uma pesquisa com futuros professores sobre as qualidades que consideravam primordiais para o bom desempenho escolar: Espírito Crítico Reflexão (apenas 2%) Atento Disciplinado Dócil (41% dos primeiros lugares) Atento Disciplinado Dócil (41% dos primeiros lugares) Fonte: Freire, Paulo. Cuidado, Escola!

Características Sinceros Destemidos Informados Críticos Interessados Participantes Mal preparados Limitações de tempo (disponibilidade) Desinteressado Alienado Desagregadores Passividade

Características Desinteressados Desrespeitos Desagregadores Desafiadores Irrequietos Alienados Complacentes

Abordagens de Aprendizagem Abordagem de Aprendizagem O QUÊ? Aspecto do Significado: do que é experimentado; a importância da questão COMO? Aspecto Estrutural: a ação de experimentar, organizar, estruturar HOLÍSTICA Preserva a estrutura, foca no todo em relação às partes ATOMÍSTICA Distorce a estrutura, foca nas partes, segmenta o todo PROFUNDA Foca o que é a questão (por exemplo, a intenção do autor) SUPERFICIAL Foca os “sinais” (por exemplo, frases do texto) Ramsden, 2003, p.44.

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa Foca “o que é significante” Foca “os sinais” O argumento do autor ou os conceitos aplicáveis para resolver o problema Palavras e sentenças do texto ou a fórmula necessária para resolver o problema

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa Foca “o que é significante” Foca “os sinais” Relaciona conhecimentos anteriores com novos conhecimentos Foca partes não relacionadas da tarefa

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa Foca “o que é significante” Foca “os sinais” Relaciona conhecimentos anteriores com novos conhecimentos Foca partes não relacionadas da tarefa Relaciona conhecimentos de diferentes cursos Memoriza informações para as avaliações

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa Foca “o que é significante” Foca “os sinais” Relaciona conhecimentos anteriores com novos conhecimentos Foca partes não relacionadas da tarefa Relaciona conhecimentos de diferentes cursos Memoriza informações para as avaliações Relaciona idéias teóricas com experiências diárias Associa fatos e conceitos sem reflexões

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa Foca “o que é significante” Foca “os sinais” Relaciona conhecimentos anteriores com novos conhecimentos Foca partes não relacionadas da tarefa Relaciona conhecimentos de diferentes cursos Memoriza informações para as avaliações Relaciona idéias teóricas com experiências diárias Associa fatos e conceitos sem reflexões Relaciona e distingue evidência e argumento Falha ao distinguir princípios de exemplos

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa Foca “o que é significante” Foca “os sinais” Relaciona conhecimentos anteriores com novos conhecimentos Foca partes não relacionadas da tarefa Relaciona conhecimentos de diferentes cursos Memoriza informações para as avaliações Relaciona idéias teóricas com experiências diárias Associa fatos e conceitos sem reflexões Relaciona e distingue evidência e argumento Falha ao distinguir princípios de exemplos Organiza e estrutura o conteúdo em um todo coerente Trata a questão com uma imposição externa

Abordagens de aprendizagem Abordagem Profunda Intenção de Entender Estudante mantém a estrutura da tarefa Abordagem Superficial Intenção somente de completar as exigências da tarefa Estudante distorce a estrutura da tarefa Foca “o que é significante” Foca “os sinais” Relaciona conhecimentos anteriores com novos conhecimentos Foca partes não relacionadas da tarefa Relaciona conhecimentos de diferentes cursos Memoriza informações para as avaliações Relaciona idéias teóricas com experiências diárias Associa fatos e conceitos sem reflexões Relaciona e distingue evidência e argumento Falha ao distinguir princípios de exemplos Organiza e estrutura o conteúdo em um todo coerente Trata a questão com uma imposição externa Ênfase interna: ‘uma janela por meio da qual aspectos da realidade tornam visíveis e mais inteligíveis’ (Entwistle; Marton, 1984) Ênfase externa: demandas de avaliações, conhecimento separado da realidade diária

Abordagens de aprendizagem Existem em todas as áreas: naturais e humanas; O mesmo estudante usa abordagens diferentes em diferentes ocasiões >>> mas existe uma tendência geral de adotar uma determinada abordagem, relacionada com diferentes demandas do curso e a experiência educacional anterior.

Abordagens de aprendizagem Relação entre abordagens e resultados Superficial: estudantes não satisfeitos e resultados pobres; Profunda: estudantes mais satisfeitos, qualidade maior dos resultados e melhores notas.

Abordagens de aprendizagem Medidas qualitativas dos resultados: foco leitura Preestrutural: uso de informação irrelevante ou resposta sem significado; Uni-estrutural: resposta focada somente em um aspecto; Multi-estrutural: resposta focada em diversas características relevantes, mas elas não estão todas coordenadas; Relacional: as diversas partes são integradas em um todo coerente; Abstrato estendido: resposta generaliza a estrutura subjacente; Superficial Profunda

Abordagens de aprendizagem Atitudes para Estudar Abordagem Superficial: Ressentimento, depressão e ansiedade; Estudantes acham a atividade tediosa e não gratificante, “enrolam” e gastam menos tempo em estudos particulares; Estudantes menos satisfeitos com os estudos; Aprendizagem de pobre qualidade e os estudantes estão mais propensos em falhar nos exames.

Abordagens de aprendizagem Atitudes para Estudar Abordagem Profunda: Envolvimento, desafio, realização, satisfação e prazer pessoal; Estudantes acham material mais interessante e fácil de entender e gastam mais tempo com a tarefa; Estudantes mais satisfeitos e adaptados; Condição necessária, mas não suficiente para alta qualidade dos resultados.

Abordagens de aprendizagem Abordagem pela perspectiva do estudante: resposta ao ambiente educacional. Abordagem Superficial: Métodos de avaliação que enfatizem a recordação ou a aplicação de conhecimento processual trivial; Métodos de avaliação que criam ansiedade; Mensagens conflitantes ou cínicas sobre “recompensas”; Quantidade excessiva de material no currículo; Feedback pobre ou ausente quanto ao progresso; Falta de independência em estudar; Falta de interesse e conhecimento prévio do assunto; Experiências prévias em ambientes educacionais que encorajem esta abordagem.

Abordagens de aprendizagem Abordagem pela perspectiva do estudante: resposta ao ambiente educacional. Abordagem Profunda: Métodos de ensino e avaliação que promovam envolvimento ativo e de longo prazo com a questão de aprendizagem; Ensino estimulante e que mostra consideração, especialmente que demonstre compromisso pessoal do professor com o assunto e dê ênfase ao seu significado e relevância para o aluno; Expectativas acadêmicas claramente estabelecidas; Oportunidades para exercer escolhas responsáveis do método e conteúdo do estudo; Interesse e conhecimento prévio sobre o assunto; Experiências prévias de ambientes educacionais que encorajem esta abordagem.

Reflexão A qualidade do professor melhora ostensivamente a qualidade do aluno.

Superficial x Profundo Como motivar a adoção da abordagem profunda? Good teaching implies engaging students in ways that are apropriate to the deployment of deep approaches.

Superficial x Profundo Entrevistas com alunos

Profundo x Superficial Alto Nível Aluno acadêmico Teorizar Refletir Aplicar Engajamento Relacionar Reconhecer Tomar notas Aluno não-acadêmico Memorizar Baixo Nível Ativo Solução de Problemas Passivo Expositivo Atividade do Estudante Método

... E de suas técnicas didáticas? 2°/2009 1°/2009 2°/2008 1°/ 2008 Aula Expositiva 96.50% 93.70% 95.80% 93.60% Exercícios em Sala 84.50% 79.40% 82.60% 80.40% Seminários 27.10% 31.70% 34.80% 34.20% Estudo de Caso 38.90% 40.80% 35.60% 36.00% Laboratório 11.20% 11.10% 8.50% 7.10% Atividades em grupo 39.40% 54.90% 58.70% 50.90% Jogos em Computador 2.80% 3.20% 1.30% 1.90% Palestras 11.90% 14.20% 16.60% 17.00% Visitas a empresas 6.20% 2.40% 2.90% Canhão Multimídia 78.10% 70.30% 81.10% 66.70% Ensino à distância 12.90% 9.70% Filmes (Vídeo/DVD) 21.00% 11.60% 10.10% 17.50% Internet (pesquisa) 32.60% 31.60% 33.80% 27.80% Computadores 32.90% 27.00% Vídeo Conferência 0.90% 1.00%

Outra Tipologia ESTUDO Estudante A Ultra competitivo Estudante B Alto Estudante A Ultra competitivo Estudante B Orientado para o sucesso Auto-confiante Habilidades de estudo Altamente Ansiedade Muito tempo de estudo Auto-confiante Habilidades de estudo Baixa Ansiedade Tempo moderado de estudo PERFORMANCE Alto Baixo Estudante C Evita o fracasso Estudante D Orientado para o fracasso Sem auto-confiança Pouca habilidades de estudo Alta Ansiedade Muito tempo de estudo Sem auto-confiança Pouca habilidades de estudo Baixa ansiedade Pouco tempo de estudo Baixo

Quem são os alunos da FEA? Qual a idade Onde estudaram Qual a cor (grupos étnicos) Qual a renda familiar Quantos trabalham Nível educacional dos pais Informações disponíveis no site www.fuvest.br

Fuvest 2007: Contábeis – FEA/SP QUESTÃO Matriculados Inscritos Grau instrução do pai 46,3% universitário completo 22,2% universitário completo Grau instrução da mãe 42,2% universitário completo 25,1% Ensino Médio Completo Cor 64,8% branca 21,6% amarela 8,7% parda 58,7% branca 10,8% amarela 22,9% parda Renda familiar mensal 31,5% entre 1500 e 3000 43,6% entre 500 e 1500 Exerce atividade remunerada 61,7% não 55,4% não Sexo 66% masculino 49,2% masculino Idade 19,3% 22 a 25 anos 23,7% 17 anos

Fuvest 2007: Contábeis – FEA/SP QUESTÃO Matriculados Inscritos Ensino fundamental 28,8% só escola pública 63,7% só escola particular 54,5% só escola pública 34,1% só escola particular Ensino médio 89,2% comum 87,2% comum 57% só em escola particular 55,5% só em escola pública

Fuvest 2008: Contábeis – FEA/SP QUESTÃO Matriculados Inscritos Grau instrução do pai 45,9% universitário completo 26,8% universitário completo Grau instrução da mãe 40,9% universitário completo 26,2% Ensino Médio Completo Cor 70,9% branca 19,5% amarela 8,1% parda 61,2% branca 11,8% amarela 20,2% parda Renda familiar mensal 18,6% acima 20 SM 15,1% entre 3 e 5 SM 20,9% entre 3 e 5 SM Exerce atividade remunerada 67,7% não 59,9% não Sexo 71,3% masculino 48,8% masculino Idade 22,6% 18 anos 24,9% 18 anos

Fuvest 2008: Contábeis – FEA/SP QUESTÃO Matriculados Inscritos Ensino fundamental 68,9% só escola particular 13,5% só escola pública 40,3% só escola particular 30,1% só escola pública estadual Ensino médio 87,9% comum 87,8% comum 66,4% só em escola particular 45,8% só em escola pública estadual

Fuvest 2008: Atuária – FEA/SP QUESTÃO Matriculados Inscritos Grau instrução do pai 38% universitário completo 31% universitário completo Grau instrução da mãe 44% universitário completo 32,3% universitário completo Cor 74% branca 6% amarela 16% parda 69,7% branca 7,1% amarela 17,4% parda Renda familiar mensal 20% entre 14 e 20 SM 18% entre 5 e 7 SM 18,5% entre 3 e 5 SM Exerce atividade remunerada 62% não 49,8% não Sexo 74% masculino 58,3% masculino Idade 22% de 22 a 25 anos 24,4% acima de 25 anos

Fuvest 2008: Atuária – FEA/SP QUESTÃO Matriculados Inscritos Ensino fundamental 60% só escola particular 14% só escola pública estadual 48,7% só escola particular 24,9% só escola pública estadual Ensino médio 92% comum 83,2% comum 62% só em escola particular 54,2% só em escola pública estadual Outro curso superior 44% não 24% sim, e já conclui 62,5% não

Dados FUVEST 2009 CURSO 1ª 2ª 3ª 4ª VAGAS TOTAL C/V 45-Economia - Diurno 1739 1692 [37.8%] 855 841 [18.6%] 1348 1332 [29.3%] 647 639 [14.0%] 90 4589 4504 19.4 18.8 46-Economia - Noturno 987 978 [18.7%] 1879 1847 [35.6%] 1144 1133 [21.6%] 1262 1246 [23.9%] 5272 5204 11 10.9 47-Administração - Diurno 2682 2641 [48.6%] 1364 1342 [24.7%] 1005 975 [18.2%] 459 456 [8.33%] 100 5510 5414 26.9 26.5 48-Administração - Noturno 1788 1775 [28.3%] 2700 2673 [42.8%] 853 847 [13.5%] 966 938 [15.3%] 110 6307 6233 16.3 16.2 49-Ciências Contábeis - Diurno 366 355 [16.0%] 652 [28.5%] 752 741 [32.9%] 511 505 [22.4%] 50 2281 2240 7.4 7.1 50-Ciências Contábeis - Noturno 900 893 [27.1%] 770 760 [23.2%] 909 [27.4%] 735 731 [22.1%] 3314 3284 9 52-Bacharelado em Atuária 304 300 [19.5%] 164 [10.5%] 493 491 [31.7%] 593 590 [38.1%] 1554 1545 6.1 6

FUVEST: Perfil do aluno QUESTÃO 2009 2006 Ensino fundamental 74,9% 32% só escola pública 55,3% só escola particular Ensino médio 92,0% 82% comum 70,3% 56% só em escola particular 83,3% 76,7% manhã ou tarde Pré-vestibular 22,7% 34,0% 29,3% não 28,7% 6 a 12 meses Começou outro curso superior 73,0% 7,2% 53,4% não 18,1% - concluído

FUVEST: Perfil do aluno QUESTÃO 2009 2006 Grau instrução do pai 52,3% 44,7% universitário completo Grau instrução da mãe 54,2% 36% universitário completo Cor 75,8% 66,4% branca Renda familiar mensal 27,4% 20 SMs 25,9% entre 1500 e 3000 Exerce atividade remunerada 82,5% 57,7% não Sexo 69,2% 66% masculino Idade 31,0% - 18 anos 22% - 22 a 25 anos

Próximas Atividades Atividade Moodle Entrevista com alunos